Cotidiano
Quem era Gil Brother Away, ex-Hermes e Renato que morreu após luta contra o câncer

CNN-Brasil
Comediante lutava contra dois cânceres e estava internado desde maio
Morreu nesta segunda-feira (4) o humorista Jaime Gil da Costa, mais conhecido como Gil Brother Away, aos 66 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do artista. O humorista estava internado desde maio de 2023, quando sofreu um AVC. Desde então, ele lutava contra uma série de problemas de saúde, como dois cânceres, sendo um na próstata e o outro na bexiga.
Gil, que passou por diversos programas de televisão, ficou conhecido nacionalmente nos anos 2000 ao fazer parte do elenco do programa Hermes e Renato, da extinta MTV Brasil. O humorista trabalhou seis anos no canal de TV ao lado de Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres, Adriano Pereira e Marco Alves.
O nome do grupo surgiu a partir dos dois primeiros personagens performados pelos humoristas, Hermes, interpretado pelo Marco Alves, e Renato, vivido por Fausto, já falecido.
O grupo existe até hoje e conta com mais de 450 mil seguidores no Instagram. O perfil prestou homenagem ao ex-integrante.
“Gil Brother era uma força da natureza das ruas. Tudo nele era visceral e genuíno. Inclusive a sua forma ácida e crítica de ver a vida. Fomos descobrindo com o tempo que ele tinha uma cultura muito aprofundada sobre praticamente todos os assuntos. Não à toa, ele foi o primeiro vlogger do Brasil, muito antes do YouTube, com seu Away News”.
Gil Brother Away se separou dos demais quando saiu da MTV. Em uma entrevista à TV, em 2017, o comediante conta que não tinha mais contato com os integrantes do grupo. “Não existe mais nada, não. Eles vieram aqui (programa de TV), e ninguém mandou um “salve” para mim”.
Vida pessoal
Gil nasceu em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e carregava o nome da cidade natal por onde passava. Era conhecido também como “O Away de Petrópolis”.
Em uma conta no Instagram, Gil tinha mais de 87 mil seguidores e compartilhava a vida pessoal, além de vídeos de humor, com quem o acompanhava.
No YouTube, mantinha um canal intitulado de “TheBrothers”, com quase 900 mil inscritos. O vídeo mais assistido foi um “review” de memes, com quase 1 milhão e meio de visualizações.
O vídeo mais antigo do canal foi postado em junho de 2015. O último foi publicado em novembro de 2021.
Na entrevista de 2017, Gil fala de suas preferências pessoais. Segundo o humorista, o prato preferido era “arroz, feijão, couve e um pedacinho de carne”. A bebida preferida era suco de laranja e suco de limão, “não bebo (bebida alcoólica), não”.
O sobrinho de Gil, Willian Passos, administrava as redes do comediante e foi quem deu a notícia do falecimento aos seguidores. Em um post, ele conta que Gil cuidou dos sete irmãos. “Quando nós sobrinhos nascemos, ele pegou para si a responsabilidade de auxiliar a nos criar e, com o jeito ”away”, fez dar certo”.
Em agosto, o sobrinho abriu uma campanha de arrecadação para os fãs poderem ajudar com o tratamento do humorista.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.