Brasil
Queda da aprovação de Dilma é ‘oscilação normal’, diz Mercadante
Pesquisa mantém Dilma ‘no melhor patamar em termos de apoio popular’.
Datafolha mostra que 57% da população considera o governo bom ou ótimo.
Do G1
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou neste domingo (9) que a queda da aprovação da presidente Dilma Rousseff averiguada pela pesquisa Datafolha é uma “oscilação normal”. O levantamento foi divulgado neste sábado pelo jornal “Folha de S. Paulo” e mostrou que a aprovação da presidente teve queda de oito pontos percentuais em relação a março.
De acordo com o Datafolha, a porcentagem da população que considera o governo de Dilma bom ou ótimo caiu de 65% em março para 57% em junho. É a primeira vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação caiu acima da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mercadante faz parte da comitiva de ministros que acompanha a presidente em uma viagem a Portugal. Ele falou com a imprensa em um hotel de Lisboa para transmitir a opinião do governo sobre a pesquisa.
“Na nossa avaliação, a pesquisa mostra uma oscilação que é normal para uma pesquisa de opinião. Mantém a presidenta no melhor patamar em termos de apoio popular, em termos de intenção de voto para 2014, quando a gente compara com qualquer outro presidente nesse momento do governo, com dois anos e meio de governo”, afirmou o ministro.
Segundo o ministro, essa oscilação reflete fatos como a inflação dos alimentos, os boatos a respeito do fim do Bolsa Família que provocaram uma corrida às agências e a seca no nordeste.
Inflação
Aloizio Mercadante afirmou que “infelizmente” houve uma “campanha” em relação à alta da inflação, cujo símbolo foi o tomate. O episódio, contudo, está “totalmente superado” na visão do ministro.
“O próprio símbolo dessa campanha, que é o tomate, já está na mesa de todo brasileiro e estará até o final do ano e até o ano que vem”, disse.
“A inflação dos alimentos, do tomate, é um episódio totalmente superado. Nós estamos tendo uma super safra de alimentos esse ano”, afirmou o ministro, que destacou dados do Plano Safra, lançado na semana passada pelo governo, para afastar a possibilidade de desabastecimento.
“O Plano Safra, inclusive, aponta para uma safra de 190 milhões de toneladas, a maior da historia do Brasil. Não teremos nenhum problema de oferta de alimentos”, disse.
O ministro afirmou ainda que o governo terá um “pacote grande de investimentos” que dará “muita segurança no segundo semestre para 2014”, como as concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos que deverá ser realizadas ainda este ano.
Comentários
Brasil
Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau
Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada
A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.
A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.
Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.
A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.
Comentários
Brasil
Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal
Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada
O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.
O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.
Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).
As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.
Assinatura eletrônica
O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.
A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.
Comentários
Brasil
Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho
Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada
Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.
Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.
O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.


Você precisa fazer login para comentar.