fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Quatro chefes do Comando Vermelho considerados foragidos são presos e um morto em RO, diz polícia

Publicado

em

Segundo a polícia, quatro pessoas continuam foragidas: 3 homens e uma mulher. Informações sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser repassadas através dos números 197 ou 190

Chefes do Comando Vermelho considerados foragidos são presos e um morto em RO. Foto: Reprodução

O suspeito identificado como Carlos Eduardo Macêdo Oliveira, foi preso nesta terça-feira (21), em Porto Velho. Segundo a polícia, ele estava na lista de foragidos suspeitos de chefiar o Comando Vermelho em Porto Velho ou possuir influência entre a facção.

Até o momento, quatro suspeitos de integrar a facção e que faziam parte da lista de foragidos divulgada pela Polícia Civil na última quarta-feira (15) foram presos. Um deles morreu após um confronto com a polícia, na zona Lestede Porto Velho.

João Gabriel Vieira do Nascimento foi o primeiro a ser preso. Ele se entregou à polícia na última sexta-feira (17), em Porto Velho. Na segunda-feira (20), David Gomes Avellaneda e Charles dos Santos da Silva também se entregaram à polícia. Eles são investigados por homicídio.

Segundo a polícia, quatro pessoas apontadas como chefes do Comando Vermelho ou que possuem alguma influência dentro da facção continuam foragidas: 3 homens e uma mulher.

Mais de 50 pessoas foram presas desde o início da onda de violência em Rondônia, 16 delas são suspeitas de envolvimento com a onda de ataques que ocorrem desde o início. Foto: reprodução 

Os suspeitos foram identificados através de investigações da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra a Vida de Porto Velho iniciadas após a morte do cabo da Polícia Militar (PM), Fábio Martins, no Orgulho do Madeira. Ele estava de folga, acompanhado da esposa, quando foi morto.

Com a morte do militar, uma “guerra” se formou entre o Comando Vermelho e a polícia. Dezenas de veículos foram incendiados, entre ônibus públicos e particulares. Pelo menos 14 pessoas morreram em Porto Velho durante a onda de violência que atingiu Rondônia na última semana: 6 são suspeitos mortos em confronto com a polícia e 8 são populares vítimas de ataques criminosos.

Segundo a Polícia Militar, os atos criminosos são retaliação da facção criminosa contra as ações policiais realizadas contra o crime organizado.

Informações sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser repassadas à polícia através dos números 197 ou 190.

Confira a lista de procurados:

Lucas Paixão, procurado pela Polícia Civil. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Alexandre Almeida, procurado pela Polícia Civil. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Hiasmim Carvalho, procurada pela Polícia Civil. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Jose Inacio, procurado pela Polícia Civil. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Comentários

Continue lendo

Brasil

Rio Branco sediará o maior festival colaborativo de economia criativa do mundo

Publicado

em

Para o embaixador do World Creativity Day na Amazônia Ocidental, Beto Contartesi, o Acre tem se destacado pelas iniciativas autênticas e inspiradoras no campo da criatividade

A escolha da cidade como uma das sedes do WCD reforça seu protagonismo na Amazônia como polo cultural e criativo em expansão. Foto Art

A capital do Acre vai respirar inovação, cultura e criatividade! Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Rio Branco será palco do Dia Mundial da Criatividade 2025 – World Creativity Day (WCD), o maior festival colaborativo de economia criativa do mundo. A programação contará com mais de 100 atividades gratuitas, entre palestras, oficinas e rodas de conversa sobre arte, cultura, comunicação, games, tecnologia e programação infantojuvenil, distribuídas em cinco locais da cidade.

A realização do evento em Rio Branco conta com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, que reconhece na economia criativa uma poderosa ferramenta de desenvolvimento sustentável e geração de oportunidades para a população. A escolha da cidade como uma das sedes do WCD reforça seu protagonismo na Amazônia como polo cultural e criativo em expansão.

O Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia é o responsável pela realização do evento em Rio Branco, Manaus e Porto Velho. Para o embaixador do World Creativity Day na Amazônia Ocidental, Beto Contartesi, o Acre tem se destacado pelas iniciativas autênticas e inspiradoras no campo da criatividade.

“A vocação de Rio Branco para a economia criativa é latente, perceptível e natural. Apresentar e conectar a capital do Acre à rede nacional e internacional da Economia Criativa é fundamental. Reconhecer sua importância e oportunizar os avanços destas novas matrizes econômicas é o que o Dia Mundial da Criatividade nos oportuniza em 2025. Começamos a escrever esta história neste mês de abril”, afirma Contartesi.

Flaviane Stedille, secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, destaca a importância da realização do evento na capital acreana como um impulso à economia local.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está de portas abertas para receber o Dia Mundial da Criatividade, por meio do Horto Florestal de Rio Branco. Acreditamos que a economia criativa é uma alternativa potente para fortalecer o desenvolvimento local, oferecendo novas perspectivas e oportunidades para a nossa cidade”, pontua.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site valendo.org.br ou diretamente pelo link:

👉 https://worldcreativityday.com/brazil/rio-branco/home

Mais informações:

📞 Atendimento Exclusivo WCD Norte 2025: (92) 98405-6053

📧 [email protected]

Comentários

Continue lendo

Brasil

Vice-governadora Mailza participa de evento sobre balanço das ações do governo federal

Publicado

em

Mailza destacou que o governo federal é um grande parceiro do Estado e que os investimentos realizados nos últimos anos têm contribuído com o desenvolvimento da região

Vice-governadora Mailza Assis participou, em Brasília (DF), do evento ‘O Brasil dando a volta por cima’, que destacou as ações do governo federal nos últimos dois anos. Foto: Wesley Moraes/Repac

A cerimônia destacou o retorno do Brasil entre os dez países com as maiores economias do mundo; a geração recorde de empregos formais; a abertura de novos mercados internacionais; redução do desmatamento na Amazônia; além dos avanços conquistados com os programas Pé-de-Meia, Farmácia Popular e das novas fases do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha, Casa, Minha Vida.

Mailza destacou que o governo federal é um grande parceiro do Estado e que os investimentos realizados nos últimos anos têm contribuído com o desenvolvimento da região. “O Acre agradece todo o apoio vindo da União. São recursos importantes, que nos ajudam a crescer e a melhorar a qualidade de vida da nossa população, nos 22 municípios”, afirmou.

Durante seu discurso, o presidente Lula salientou que o Brasil retomou o protagonismo internacional, falou do governo federal no combate à fome e à pobreza, anunciou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando pelo crescimento do país.

“O Brasil é um país que volta a sonhar e ter esperança. Um Brasil que dá a volta por cima e deixa de ser o eterno país do futuro para construir hoje seu futuro. Mas ainda há muito a ser feito. Precisamos da união de todos para derrotar o ódio, a desinformação e a mentira”, declarou.

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou os principais feitos alcançados pelo governo federal. Foto: Wesley Moraes/Repac

Comentários

Continue lendo

Brasil

Estado participa de sessão solene da Aleac em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado

em

O governo do Acre disponibiliza no Via Verde Shopping, em Rio Branco, o Espaço Cultural da Calma, para atender crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) e afins

Durante a solenidade, os participantes destacaram a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para pessoas autistas. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou nesta quinta-feira, 3, da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2.

O evento, realizado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), visa promover a inclusão e conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa proposta pelos deputados Pablo Bregense e Luiz Gonzaga reuniu autoridades, profissionais da área da saúde e representantes de entidades ligadas ao tema.

Na ocasião, a gestora adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, comentou: “Temos trabalhado com parcerias para vencer os desafios e garantir os direitos num estado cada vez mais acolhedor para as crianças autistas e suas famílias”. E reforçou o compromisso da da pasta com o tema. A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, também esteve presente.

Durante a solenidade, os participantes destacaram a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para pessoas autistas. Pablo Bregense relembrou sua vivência como pai de uma criança autista e destacou a importância do debate sobre inclusão. “Me sinto honrado em presidir esta sessão solene em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Me emociono muito ao olhar cada um de vocês que estão aqui, que são mães, pais, que são sofredoras, guerreiras”, disse.

Atendimento especializado para autistas avança na rede pública de saúde do Acre

No Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Acre (CER III), unidade de referência para pessoas com deficiência em Rio Branco, são realizados acompanhamentos para pacientes com diagnóstico confirmado e em processo de investigação. Atualmente, a unidade atende cerca de 823 pacientes diagnosticados com autismo e acompanha 393 crianças em investigação.

Além da estrutura fixa do CER III, o governo do Acre tem investido no programa Saúde Itinerante Multidisciplinar, levando atendimentos especializados para diversos municípios.

O governo do Acre disponibiliza no Via Verde Shopping, em Rio Branco, o Espaço Cultural da Calma, para atender crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) e afins. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 15h às 21h. De 1º a 5 de abril são disponibilizadas oficinas e e esclarecimentos de dúvidas sobre a intervenção ABA, com fisioterapeuta, exposições de livros e pinturas, além de assistência terapêutica, fonoaudiológica, neuropsicológica, terapêutica e análise comportamental.

A vice-governadora Mailza Assis, quando senadora da República, e também titular da SEASDH, destinou emenda de R$ 1 milhão para a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) executar os projetos Mães da Ciência (mães solo) e Mentes Azuis. Em Assis Brasil, o Estado está adquirindo um veículo para a Associação de Mães Atípicas.

A vice-governadora também sancionou leis que apoiam pessoas com autismo e TDAH, além da distribuição de cestas básicas para famílias de crianças autistas.

Abril Azul

Estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), visa difundir informações sobre as pessoas com TEA, com o objetivo de promover o conhecimento de seus direitos e de suas necessidades, além de reduzir a discriminação e o preconceito. Ao longo de todo o mês, conhecido como “Abril Azul”, são realizadas ações e campanhas com o propósito de conscientizar e dar visibilidade às cidadãs e aos cidadãos com autismo.

Equipes da SEASDH participaram. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Comentários

Continue lendo