fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Quase 2,5 mil caminhoneiros e taxistas no Acre recebem auxílios a partir desta terça

Publicado

em

Taxi-lotacao

Foto-Secom

Um total de 2.494 taxistas e caminhoneiros acreanos recebem o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm Taxista) e o Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), pagos pelo Governo Federal a partir desta terça-feira (18). Cada parcela equivale a R$ 1 mil.

O dinheiro é depositado nas contas poupança sociais digitais e pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.

Essa que será a quarta parcela dos benefícios seria disponibilizada aos condutores no dia 22 de outubro, mas passou para o próximo dia 18. Já as quintas e sextas parcelas que seriam pagas em 26 de novembro e 17 de dezembro, respectivamente, serão creditadas nas contas dos beneficiários em 19 de novembro e 10 de dezembro.

No caso dos caminhoreiros, o prazo para fazer a autodeclaração para o recebimento da quarta parcela foi encerrado na sexta-feira (7). Já a autodeclaração para o recebimento da quinta parcela deve ser feito até o próximo dia 7 de novembro.

No caso dos taxistas, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, não é necessário que os beneficiários façam qualquer tipo de ação, já que as informações são de responsabilidade das prefeituras.

Quem tem direito

Terão direito ao benefício os transportadores de carga autônomos, cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio deste ano. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, entre outras exigências.

Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro), o auxílio será pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que tiver O pagamento do BEm-Caminhoneiro vai ser revisado mensalmente. Para os próximos lotes de pagamento, a ANTT vai encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação “ativo” no RNTR-C.

Auxílio Taxista

Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedido até 31 de maio. Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras ou ao governo do Distrito Federal. (Agência Brasil).

Calendário do Auxílio Caminhoneiro 2022

ParcelaData de pagamentoCadastro ativo ou autodeclaração
Julho e agosto9/8 (valor em dobro)até 22/7
Julho e agosto (repescagem)6/9 (valor em dobro)até 29/8
Julho, agosto e setembro (repescagem e terceira parcela)24/9 (valor triplo ou apenas da terceira parcela)até 12/9
Outubro18/10até 7/10
Novembro19/11até 7/11
Dezembro10/12até 28/11

Calendário do Auxílio Taxista 2022

ParcelaData de pagamento
1ª e 2ª parcelas16/8
1ª e 2ª parcelas (repescagem)30/8
3ª parcela24/9
4ª parcela18/10
5ª parcela19/11
6ª parcela10/12

Fonte: Caixa Econômica Federal

Comentários

Continue lendo

Geral

Carro em alta velocidade invade contramão, bate em motociclista e motorista foge sem prestar socorro

Publicado

em

A motociclista Sula Ribeiro de Souza, 31 anos, foi vítima de um acidente de trânsito em uma colisão entre carro e moto, na noite desta quinta-feira (19), na Rua Ladislau Ferreira, no bairro Abrahão Alab, em Rio Branco.

Testemunhas viram a vítima caindo violentamente sobre o asfalto e tentaram seguir o motorista, mas não conseguiram alcançar nem registrar a placa, pois o condutor não parou e fugiu pela Rua Veterano Manoel Barros, acessando a Avenida Ceará

Segundo informações de testemunhas, Sula trafegava no sentido bairro-centro pela Rua Ladislau Ferreira, em uma motocicleta modelo Biz, de cor branca e placa QWO-3B92, quando foi surpreendida por uma forte batida de um carro que atingiu a traseira de sua moto, arremessando-a a cerca de 17 metros de distância.

Ainda de acordo com testemunhas, o motorista de um carro modelo Golf, de cor preta, trafegava no mesmo sentido que Sula, mas estava na contramão. Ao retornar para sua faixa na direita, acabou causando o acidente.

As testemunhas viram a vítima caindo violentamente sobre o asfalto e tentaram seguir o motorista, mas não conseguiram alcançar nem registrar a placa, pois o condutor não parou e fugiu pela Rua Veterano Manoel Barros, acessando a Avenida Ceará. Depois disso, o carro não foi mais visto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Sula ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

Segundo os socorristas, Sula sofreu escoriações por todo o corpo e relatava sentir fortes dores nas costas e no quadril.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), que será encaminhado à Polícia Civil para investigar e identificar o motorista do veículo Golf que fugiu após o acidente. A motocicleta foi entregue a amigos da vítima.

Batalhão de Trânsito estiveram no local e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), que será encaminhado à Polícia Civil para investigar e identificar o motorista do veículo Golf que fugiu após o acidente

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Xapuri, Presidente do TRE enfatiza união das forças de segurança para 2ª Zona Eleitoral nas eleições

Publicado

em

Durante o encontro, que foi realizado em Xapuri, teve como objetivo discutir a segurança das Eleições 2024, levando em consideração as particularidades do eleitorado e dos locais de votação de cada região

Instituições trabalham em conjunto para garantir a tranquilidade do processo eleitoral

Com assessoria

Visando assegurar a normalidade e a tranquilidade das eleições, o Presidente do TRE-AC, Des. Júnior Alberto, juntamente com o Juiz da   Luís Gustavo Alcalde Pinto, coordenaram reunião, com as forças de segurança dos municípios de Xapuri e Capixaba, com o objetivo de reforçar a segurança das eleições de 6 de outubro.

Durante o encontro, que foi realizado em Xapuri, teve como objetivo discutir a segurança das Eleições 2024, levando em consideração as particularidades do eleitorado e dos locais de votação de cada região.

Segundo o presidente do TRE-AC, os órgãos representativos do Estado – especialmente os responsáveis pela segurança -, juntamente com a Justiça Eleitoral, devem realizar, como é natural nesse período eleitoral, um trabalho sincronizado, de modo a atuar de forma mais eficiente e célere na prevenção e resolução de eventuais problemas durante os preparativos e a realização do pleito deste ano.

“Esse trabalho em conjunto é de extrema importância para garantir a legitimidade do processo eleitoral de votação. Estamos abertos e necessitamos das contribuições de todos vocês para realizarmos um pleito com paz e segurança”, disse o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.

Na oportunidade, a Diretora-Geral da instituição, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessárias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.

“Estamos realizando todos os preparativos para o exercício da cidadania. Não estamos medindo esforços para realizar uma eleição em paz e segurança”, comentou o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde.

Já o Promotor da 2ª Eleitoral destacou a importância do Ministério Público no processo eleitoral. “Nossa instituição desempenha um papel essencial na fiscalização e garantia da legitimidade do processo eleitoral. Estamos comprometidos em realizar todos os preparativos necessários para assegurar um pleito legítimo e tranquilo”, garantiu Renan Batista.

Entre os participantes da reunião estavam Glayson Jean Moreno Dantas, Assessor de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-AC; Chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Leandro Queiroz; o Promotor Eleitoral, Renan Batista; o Delegado da Polícia Federal, Eduardo Queiroz; os Delegados da Polícia Civil de Xapuri e Capixaba, Michelle Boscaro e Aldizio Silva, respectivamente; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Henzio Albuquerque, e o Chefe da Seção de Operações da PRF, Nelis Newton Silva; o Comandante em exercício do Corpo de Bombeiros de Xapuri, Alferino Ângelo Neto; o Comandante da Polícia Militar em Capixaba, Misael; o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Xapuri, Marcos Roberto; e o Prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; e o Vice-Prefeito de Capixaba, Richard Lima.

2ª Zona Eleitoral em números

28 locais de votação (17 zona urbana e 11 zona rural)

86 seções eleitorais

21.632 eleitores

Comentários

Continue lendo

Geral

CMN prorroga prazo para renegociação de operações de crédito rural

Publicado

em

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta segunda-feira (16) a Resolução nº 5.173 autorizando as instituições financeiras a prorrogarem de forma automática, para 15 de outubro, o vencimento das parcelas e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações.  

A medida vale para parcelas de principal e juros das operações de crédito rural vencidas ou vincendas entre 1º de maio e 14 de outubro de 2024.  

A decisão do CMN inclui ainda a extensão do prazo para solicitação de prorrogação das dívidas, também até 15 de outubro, para mutuários com perda de renda igual ou superior a 30%, que não atendem aos critérios para os descontos previstos no Decreto nº 12.138.  

Por fim, a Resolução autorizou também as instituições financeiras prorrogarem, de 15 de outubro até 30 do mesmo mês, as operações de crédito com recursos controlados, cujo vencimento das parcelas de crédito rural esteja vencido ou vincendo entre 1º de maio e 29 de outubro de 2024. 

Com os novos prazos os produtores rurais que tiveram perdas não entrarão em situação de inadimplência e terão mais tempo e tranquilidade para solicitar os descontos previstos no Decreto nº 12.138/2024; a renegociação prevista item 13 do Manual de Crédito Rural (MCR), introduzido pela Resolução CMN nº 5.164/2024; e as operações de crédito com recursos do Fundo Social, de que trata a Resolução CMN nº 5.172/2024.   

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo