fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Quantidade de presos no Acre tem alta de 97,89% nos últimos 10 anos de acordo com relatório do IAPEN

Publicado

em

O ultimo relatório diz respeito ao mês de Novembro de 2022, e faz comparações entre os presos e as quantidades de vagas nas penitenciarias existentes no estado.

Relatório de presos – Fonte Poder Judiciário

De acordo com os dados, destes detentos, 29,41% são de presos provisórios, 68,82% são de presos em regime fechado, 1,35% são de presos em regime semiabertos e 31,07% estão como presos monitorados. Ao todo, existe uma taxa de ocupação de 133,02% tendo assim, um deficit de 33,02% nas vagas das penitenciarias.

Em 2012, existiam ao todo, cerca de 4.033 pessoas presas (Seja em prisão de regime fechado, semiaberto ou monitorados electronicamente), 10 anos depois no ultimo relatório de 2022, a quantidade de presos subiu para uma média de aproximadamente 7.981, cerca de 97.89%, quase o dobro.

Veja o gráfico abaixo:

Quant. total de presos: Fonte Poder Judiciario

Levando-se em consideração a população do estado do Acre, existem 610 pessoas presas a cada 100 mil habitantes.

No entanto, a quantidade de presos destacado nos relatórios não é a mesma da quantidade de presos encarcerado, uma vez que esta incluso os monitorados eletronicamente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Moradores bloqueiam estrada em protesto contra operação do ICMBio na Resex Chico Mendes

Publicado

em

População rural da região de Xapuri (AC) exige devolução de gado apreendido e presença de autoridades; bloqueio é intermitente e ocorre próximo à PRF

Moradores da região rural entre os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri interditaram, na tarde deste domingo (8), a estrada que dá acesso à cidade de Xapuri, no Acre. O protesto, realizado em resposta a uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem como foco a atuação de fiscais na Reserva Extrativista Chico Mendes.

A manifestação adota o modelo de bloqueio intermitente: a estrada é fechada por 20 minutos e liberada por alguns instantes, antes de ser fechada novamente. Segundo os manifestantes, o protesto seguirá nesse formato até que parlamentares federais ou representantes do governo compareçam ao local para ouvir as reivindicações da comunidade.

O estopim da mobilização foi a instalação de uma base de apoio do ICMBio dentro da propriedade do produtor rural Josenildo Mesquita, que mora na área há cinco anos. Ele relatou ter sido surpreendido por cerca de 15 caminhonetes com fiscais ambientais, que apreenderam todos os seus animais — cerca de 160 cabeças de gado — mesmo ele alegando possuir a posse legal da terra e manter a produção de leite como principal fonte de renda da família.

A operação do ICMBio, que se intensificou nos últimos dias, tem como objetivo combater ocupações e práticas ilegais dentro da reserva, especialmente a criação de gado. No entanto, a condução da ação gerou indignação entre os moradores, que alegam abusos e falta de diálogo por parte do órgão federal.

Os manifestantes exigem a devolução do rebanho apreendido, mas o ICMBio informou que não há possibilidade de atender a essa solicitação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto, que segue pacífico até o momento.

Veja vídeo reportagem com o videomaker Jhon Kennedy do site ac24horas abaixo.


Comentários

Continue lendo

Flash

“Redação nota 1000”: Projeto da assembléia capacita 400 jovens em CZS

Publicado

em

Presidente Nicolau Júnior leva para todo o estado projeto que beneficia milhares de adolescentes

Criado pela Assembleia Legislativa do Acre, através da escola do Legislativo (ELA), o projeto “Redação Nota 1000” já visitou os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e agora Cruzeiro do Sul. O projeto leva até os adolescentes, estudantes das escolas públicas, um curso preparatório para a redação do ENEM. Ao todo 12 escolas de quatro municípios foram atendidas.

“É a forma que encontramos para contribuir com a nossa juventude e ajudar a sociedade acreana. Não há outro caminho para mudarmos a nossa história que não seja pela educação e a formação de nossos jovens. O Futuro é agora. O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende dos filhos que deixamos para o mundo”, disse o presidente Nicolau Júnior.

Em Cruzeiro do sul, nesta semana foram 400 alunos de escolas da rede estadual no município. Esse já foi o quarto município que recebeu o projeto e a sexta turma. Somando todos que já participaram do projeto “Redação Nota 1000”, são quase mil participantes, de acordo com o as informações da Escola do Legislativo.

PRIMEIRA NOTA 1000

Ao final do curso os alunos são submetidos a uma redação simulada e dentre os 960 alunos participantes, até agora, nesta edição de Cruzeiro do Sul saiu a primeira nota mil. A aluna Maria Eduarda Braga da Silva da escola Flodoardo Cabral, alcançou a nota máxima, após as orientações das professoras da Escola do Legislativo e utilizando todos os critérios do ENEM.

“A nota da redação é decisiva para uma boa pontuação no ENEM e para assegurar o acesso a universidades importantes, especialmente as públicas. Por isso, esse nosso projeto não vai parar, nem o Pré-ENEM que realizamos através da nossa escola do legislativo. Nosso compromisso enquanto Assembleia Legislativa, representando todos os 24 deputados estaduais do Acre é contribuir para a evolução da nossa gente”, declarou o presidente Nicolau, muito motivado e esperançoso com o projeto.

O PROJETO

O projeto “Redação Nota 1000” consiste em aulas presenciais intensivas com até 8h de duração; simulação de redação com correção individualizada; aulas sobre cidadania e o papel do Poder Legislativo; suporte online pós-oficina com correções e videoaulas; certificação para todos os participantes; premiação simbólica para as melhores redações; parcerias com escolas e Secretaria Estadual de Educação.

As metas estabelecidas para o projeto “Redação Nota 1000” são: elevação do nível de escrita dos alunos; estímulo à participação cidadã e política; preparação qualificada para o ENEM e concursos; engajamento dos jovens com temas sociais e democráticos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista perde controle de carro e cai em ribanceira ao lado de ponte, em Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (8), nas proximidades do Hospital Santa Juliana; vítima teve escoriações e recusou atendimento hospitalar

Uma motorista ainda não identificada perdeu o controle do carro e caiu em uma ribanceira às margens do Igarapé São Francisco, na madrugada deste domingo (8), em Rio Branco. O acidente aconteceu na Travessa Camboriú, próximo à ponte que dá acesso ao bairro Placas, nos fundos do Hospital Santa Juliana, na região do bairro Bosque.

De acordo com testemunhas, a condutora seguia sozinha em um veículo modelo Gol branco, no sentido centro-bairro. Ao fazer uma curva à esquerda, perdeu o controle da direção e o carro despencou na ribanceira ao lado da ponte.

Populares que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros, que foi responsável por retirar a motorista de dentro do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi chamado e enviou uma ambulância de suporte básico para o atendimento.

A mulher sofreu apenas escoriações e, após os primeiros socorros, recusou ser encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco para avaliação mais detalhada.

Policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) estiveram no local para registrar a ocorrência e realizar os procedimentos de praxe. O veículo permaneceu às margens do igarapé e deverá ser retirado com auxílio de um guincho ao amanhecer.

Comentários

Continue lendo