Acre
Economia – Qual o tempo para começar a investir?
No geral as pessoas protelam muito para iniciar algum tipo de investimento sólido, especialmente os jovens. Entretanto, os especialistas fazem coro em afirmar que quanto mais cedo a atitude de polpar e investir se iniciar, maiores serão as possibilidades de garantir um futuro financeiro sem complicações agudas. O jovem precisa entender que existe um fator que pode ser um forte aliado nesse processo, os “juros sobre juros”, podendo gerar uma maior lucratividade em seus rendimentos. A grande sacada é fazer com que esse fator citado acima contribua a seu favor e não o oposto.
Os “gurus” no assunto de finanças defendem algumas razões para começar a investir.
1 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro – quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro.
2 – Menor esforço financeiro para atingir seus objetivos – imagine que você defina como meta ter R$ 1 milhão ao se aposentar e estipule sua idade de aposentadoria em 60 anos. Se você tem 40 anos, terá apenas 20 anos para cumprir sua meta. Ou seja, terá de poupar mais dinheiro!
3 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro – quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro;
4 – Mais tempo para correções de rota – o mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais muitas vezes “ignoram” nossos planos e seguem seus próprios rumos, não é verdade? Por isso, quanto mais tempo tivermos, melhor é a nossa capacidade de reação em relação a novas realidades e mudanças de rota
5 – Diluir o custo do aprendizado financeiro – gerir as próprias finanças requer certa dedicação. “Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas e elas têm um preço”, diz Massaro.
6 – Menos estresse e mais qualidade de vida – aquele que começa a investir mais cedo certamente terá menos preocupações no futuro
5 – Dinheiro “atrai” dinheiro – quanto mais cedo você começar a investir, mais dinheiro terá, e quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. “A matéria-prima do dinheiro é o próprio dinheiro”, conclui.
Então o que você está esperando? decida e tome a atitude de investir
Sullivan Eduino
Economista – Universidade Federal do Acre
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.