Acre
Quadra carnavalesca supera expectativas e agrada foliões em Brasiléia
Alexandre Lima
O Carnaval da Alegria 2015 promovido pela prefeitura de Brasiléia, superou as expectativas da comissão organizadora nos quatro dias de festa. Com investimento três vezes menos do que era gasto anteriormente, foi possível mostrar que se pode levar festa ao povo.
Everaldo Gomes e sua equipe coordenada pelo secretario de Cultura, Roberto Nascimento, puderam ver cerca de 10 mil foliões por noite brincando na Praça Ugo Poli, mesmo com chuva.

Everaldo Gomes e sua equipe se empenharam para realizar uma boa festa momesca – Foto: Alexandre Lima
Em quatro dias, dois foram dedicados às crianças com o já tradicional Bloco ‘Rolinhas do Coronel’ criado por um grupo de amigos onde tinha o saudoso jovem Carlos César na linha de frente, filho da professora Gislene Salvatierra, e que já não tem mais dono, a não ser o folião que quer brincar e extravasar no período momesco.
Bandas e DJ’s levaram muita música para quem foi até a praça Ugo Poli. Foliões vindos da Bolívia e Peru, cidades vizinhas de Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e até da Capital, puderam brincar com a estrutura oferecida, além da segurança proporcionada pelo comando do 10º Batalhão da Polícia Militar, Civil e apoio dos Bombeiros.
A última noite de folia, apesar da chuva que caiu durante a madrugada de terça indo parar pelo período da tarde, pouco importou para quem queria se divertir. “Estamos felizes. Pudemos mostrar que temos como fazer um evento desse porte sem gastar muito”, disse o Secretário.
Já para o prefeito, “Mesmo indo de encontro a opinião de alguns que desejavam que o evento fosse um fracasso, pudemos realizar uma festa bonita e alegra em Brasiléia. Agradeço a toda minha equipe que se empenhou ao máximo nesses quatro dias de folião e àqueles de forma direta e indireta, nos ajudaram de alguma forma. Obrigado a todos”, finalizou Everaldo Gomes.
Veja fotos e vídeo reportagens abaixo.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

















































































Você precisa fazer login para comentar.