Acre
PT quer derrubar decreto de prefeito em Brasileia
O clima político deve esquentar esta semana em Brasileia, por causa do decreto do prefeito Everaldo Gomes que declarou estado de emergência administrativa no município e que faz graves acusações à ex-prefeita Leila Galvão. A direção estadual do PT e o assessor especial do governo Francisco Nepomuceno, o Carioca, estiveram no município e decidiram fazer valer a maioria oposicionista na Câmara Municipal para derrubar o decreto e enquadrar o prefeito.
O PT conseguiu antecipar de quinta para quarta feira a sessão da Câmara Municipal que analisará o decreto e promete cerrar fileiras contra a medida e em defesa da ex-prefeita, que goza de amplo prestígio na legenda, mesmo perdendo a eleição local.
A ordem no PT é não derrubar a medida e o partido se arma contra a administração municipal. O dirigente do sindicato dos Trabalhadores Rurais e vereador Rosildo Rodrigues deve apresentar no plenário uma série de denúncias contra a nova administração e promete mostrar que o “estado de emergência” serviria para cobrir a contratação irregular de empresas sem licitação e a contratação de servidores sem concurso.
O prefeito Everaldo Gomes chegou na sexta-feira de Brasília e ontem reuniu sua base em clima de preocupação. Advogados consultados pelo PT e pelo próprio prefeito avaliam que o decreto estaria mal redigido e que sua fundamentação não resiste a uma análise mais criteriosa. Será o primeiro confronto entre Frente popular e oposição depois das eleições de 2012.
A Tribuna
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.