Acre
PT quer derrubar decreto de prefeito em Brasileia
O clima político deve esquentar esta semana em Brasileia, por causa do decreto do prefeito Everaldo Gomes que declarou estado de emergência administrativa no município e que faz graves acusações à ex-prefeita Leila Galvão. A direção estadual do PT e o assessor especial do governo Francisco Nepomuceno, o Carioca, estiveram no município e decidiram fazer valer a maioria oposicionista na Câmara Municipal para derrubar o decreto e enquadrar o prefeito.
O PT conseguiu antecipar de quinta para quarta feira a sessão da Câmara Municipal que analisará o decreto e promete cerrar fileiras contra a medida e em defesa da ex-prefeita, que goza de amplo prestígio na legenda, mesmo perdendo a eleição local.
A ordem no PT é não derrubar a medida e o partido se arma contra a administração municipal. O dirigente do sindicato dos Trabalhadores Rurais e vereador Rosildo Rodrigues deve apresentar no plenário uma série de denúncias contra a nova administração e promete mostrar que o “estado de emergência” serviria para cobrir a contratação irregular de empresas sem licitação e a contratação de servidores sem concurso.
O prefeito Everaldo Gomes chegou na sexta-feira de Brasília e ontem reuniu sua base em clima de preocupação. Advogados consultados pelo PT e pelo próprio prefeito avaliam que o decreto estaria mal redigido e que sua fundamentação não resiste a uma análise mais criteriosa. Será o primeiro confronto entre Frente popular e oposição depois das eleições de 2012.
A Tribuna
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.