fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

PSL, PSDB e MDB declaram apoio a Tião Bocalom no 2º turno em Rio Branco

Publicado

em

Em reunião, PSL e PSDB declararam apoio ao candidato Tião Bocalom — Foto: Daniel Scarcello/Rede Amazônica Acre

Por G1

Os partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB); Social Liberal (PSL)e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anunciaram, nesta terça-feira (17), que vão apoiar a candidatura de Tião Bocalom (Progressistas) no 2º turno em Rio Branco.

Após reunião da Executiva Municipal do PSL, os apoiadores informaram que seguem a linha ideológica de cada partido e que “não se aliam com a esquerda”.

“O povo do Acre é conservador, é liberal, é de direita, portanto apoiamos a candidatura do Bocalom por uma questão ideológica, porque entendemos que atua no mesmo campo que o PSL, tanto que já concorreu à Câmara Federal pelo PSL. Nós não nos aliamos com esquerda de nenhuma maneira e a outra candidata pertence a um partido de esquerda, que é o PSB, então com a esquerda, para nós, não tem conversa. A expectativa é de uma vitória esmagadora, assim como foi no primeiro turno”, disse o presidente do PSL no Acre, Pedro Valério.

PSDB

A deputada federal Mara Rocha, do PSDB, disse que o candidato progressista é o que mais se aproxima do projeto defendido pelo partido.

“É uma pessoa de direita e que tem a mesma ideologia que a nossa. Defende a produção rural e defende o desenvolvimento de Rio Branco. Estamos aqui para apoiar Tião Bocalom por entender que é o melhor. É realmente a renovação da prefeitura de Rio Branco. A gente acredita sim que Bocalom é a renovação e que depois de tanta luta, tantos desafios, tantas eleições, o povo entendeu que ele sim deve ser o prefeito de Rio Branco e a gente tem que respeitar a decisão da maioria da população”, pontuou.

MDB

Ainda pela manhã, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) soltou uma nota assinada pelo presidente do partido, Roberto Duarte, que também concorreu às eleições no primeiro turno.

“A Executiva recomenda, por oportuno, que nas eleições do segundo turno o apoio seja do candidato do Progressistas, Tião Bocalom”, diz a nota.

2º Turno

O 2º turno em Rio Branco foi definido no domingo (15), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Tião Bocalom (Progressistas) e Socorro Neri (PSB) foram os candidatos mais votados na primeira parte da disputa para prefeito de Rio Branco.

Tião Bocalom teve 87.987 votos (49,58% dos votos), ante 40.250 de Socorro Neri – o que representa 22,68% dos votos. A eleição em Rio Branco teve 27,23% de abstenção, 1,80% votos brancos e 3,18% votos nulos.

Perfil

Tião Bocalom, candidato do PP, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos.

Aos 67 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR).

Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo