fbpx
Conecte-se conosco

Acre

PSB se agita para definir situação do partido no Acre

Publicado

em

Segue repercutindo de modo muito sonoro  a possível saída do PSB da Frente Popular do Acre, a coligação que da sustentação política ao governador Tião Viana. Ontem, caciques socialistas, como Gabriel Maia e Manoel Morais, estavam em Brasília para saber o real destino do PSB, aliado de primeira hora do PT que, junto com o PCdoB, são de fato o triunvirato da FPA.  As últimas notícias promoveram correria e dúvidas:  Sergio Petecão, senador do PSD, estaria mesmo solapando o  PSB?  O governador Tião Viana já deu a resposta: “Isso é um assalto à sigla, ele [Petecão] deveria ter conquistado esse espaço pelas bases, conversando com o grupo aqui no Acre”.

Os caciques socialistas anteciparam a volta ao Acre devido ao ruge-ruge que tomou conta do Acre por conta do noticiário. “Estou no aeroporto, barão. Quando chegar aí, vamos nos reunir com o Carlos Alberto para compreender e digerir melhor essa situação’, disse Evandro Rosas, presidente municipal do PSB e secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de Rio Branco.

Outra importante liderança, o sindicalista Marcelo Jucá encontra-se também fora do Acre. Ele participa de encontro de sua categoria, os urbanitários, na cidade do Rio de Janeiro.

“Temos de nos reunir, debater essa questão com a diretoria do partido e só então saberemos o que falar”, disse,  pelo telefone, o vereador Jucá. Os debates contarão com a consulta a advogados para se saber o que é possível fazer juridicamente.

O PSB foi, de fato, a força política que mais cresceu no Acre nas últimas eleições “e, em nível nacional, tornou-se uma força poderosa que está fornecendo importante lastro para a candidatura do governador Eduardo Campos. “Ele é o melhor governador e certamente será um bom candidato a Presidente da República”, defendeu Manoel Morais, deputado estadual que há oito anos milita no PSB. Ele não sabe, no entanto, qual será seu destino em nível regional se sustentada a decisão de adotar Petecão como filiado e quase líder. “Sou amigo pessoal do Petecão”, disse, ressalvando que o governador Tião Viana vem fazendo um bom trabalho.

O crescimento do PSB foi importante no Acre em 2012 mas, comparando-se com outras regiões, o partido não apresentou uma perfomance melhor que o Amapá, por exemplo “ou Tocantins, onde os socialistas conquistaram 16 prefeituras. No Acre, há um  prefeito eleito pela legenda, que  é o médico Roney Firmino, que sucedeu ao petista Paulo Almeida em Plácido de Castro.  Em termos percentuais, a única cadeira executiva conferiu ao PSB 4,55% de participação no bolo eletivo.  Em nível nacional, o PSB conquistou quase 1,7 milhão de votos na eleição passada, configurando-se na quarta agremiação mais votada. “O partido ocupa posições estratégicas no governo do Estado e na prefeitura da capital e registrou o segundo maior crescimento nas eleições passadas com a conquista de 42 mil votos em todo o Acre”, lembrou Carlos  Alberto Araújo, dirigente partidário e estrategista da FPA.

A expectativa é que o PSB administre uma receita anual  de R$ 23 milhões na cidade de Plácido de Castro, onde cuida da vida de 21,7 mil pessoas.  Do total de participantes da legenda no pleito de 2012, a eleição do Dr. Roney simboliza 33%.

GABRIELSITUACAOPartido teve 42 mil votos nas últimas eleições no Acre

O presidente regional do PSB, Gabriel Maia (foto), é diretor administrativo e financeiro  do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  ocupado pelo presidente do partido no Acre, Gabriel Maia, que também é o segundo suplente do senador Jorge Viana.  O PSB controla também as políticas para a juventude, uma vez que um filiado seu, Tiago Higino, é o assessor especial da Juventude de Tião Viana.

Além de Evandro Rosas, o PSB tem nas mãos a presidência da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), hoje gerenciando a maior fatia do orçamento da Ação de Inverno, a operação de limpeza e melhoria da infraestrutura executada pelo prefeito Marcus Alexandre. Marinheiro foi para o PSB acompanhando César Messias.

Eles saíram do PP quando a sigla decidiu sair da FPA.  Na Câmara de Rio Branco, o PSB está igualmente muito forte: conquistou a presidência da Casa com o Professor Roger e ainda tem dois edis, Marcelo Jucá e Antonio Morais.

Vice-governador César já saiu do PP para ficar na FPA

Além do vice-governador César Messias, o PSB ocupa cargos interessantes no governo do Estado. Ilmara Cordeiro é a titular da Pasta do Turismo, Esporte e Lazer. A vice-governadoria vem experimentando  um relevante processo de fortalecimento desde o governo Binho Marques, quando o próprio Messias era seu ocupante. Com Tião Viana, Messias efetivou-se como interlocutor político e tem a tarefa de executar o maior programa da engenharia civil acriana, o Cidade do Povo. “Não vi esse senador fazendo nada. Aliás, vi uma coisa: ele quer um velódromo para as pessoas ficarem chorando”, disse o vice-governador na cerimônia de lançamento do programa habitacional que agora está sob seu comando.

Petecão, na opinião de um socialista de tutano, “é um parasita”. “Ele é responsável por diversos óbitos partidários. Veja o PMN, o PSD que não sai do lugar. Onde o Petecão  foi, o partido fica do tamanho dele: cada vez menor”, atacou o socialista ao condenar duramente o que classificou como oportunismo do senador abraçar a candidatura de Eduardo Campos e forçar a saída do PSB da Frente Popular do Acre. “Fiquei feliz pelo PSB ter saído de debaixo da saia do PT porque ele ganhou independência pela primeira vez”, disse Petecão com exclusividade para A Tribuna. E completou: “continuo sendo PSD e não tomei de assalto o PSB. Apenas ficou decidido que o Eduardo Campos será o candidato a presidente pelo PSB. Então, o PSB do Acre não pode apoiar a candidatura do PT’.

RAIO-X DO PSB DO ACRE

22
Vereadores

1
Prefeito

42
Mil votos em todo o Estado em 2012

*O partido comanda a execução do maior empreendimento imobiliário da história do Acre, a Cidade do Povo através do vice-governador César Messias. Tem cérebro no núcleo de inteligência da FPA e controla importantes secretarias e assessorias, como a Setul e de Políticas para Juventude,  no Governo do Estado; e Secretaria de Direitos Humanos e Emurb, na prefeitura da capital, entre dezenas de outras funções de apoio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Alunos de Jordão recebem projeto Cidadania e Justiça na Escola

Publicado

em

Por

Realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude, projeto já atua em diversos municípios com apoio dos parceiros

Distante 811 quilômetros de Rio Branco, o município de Jordão é considerado um dos isolados do Acre, tendo como via de acesso apenas transporte aéreo e fluvial. Antecedendo o aniversário de 33 anos, a cidade recebeu diversas ações do Poder Judiciário acreano, entre elas, o lançamento do projeto Justiça e Cidadania na Escola, nesta sexta-feira, 26.

O projeto foi lançado pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, acompanhada da decana da Corte acreana, desembargadora Eva Evangelista, das magistradas Rosilene Santana e Bruna Perazzo, do promotor Efraim Mendivil, e do defensor público, Rodrigo Lobão.

Depois da entrega das novas instalações do Centro de Justiça e Cidadania (CEJUC) e da implantação do Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus), a agenda seguiu para a atividade na Escola Estadual Manoel Rodrigues Farias, onde os alunos já aguardavam para o primeiro contato com o projeto que tem o intuito de fomentar o ensino de valores fundamentais para preparar os alunos a serem participantes ativos em suas comunidades.

O projeto Cidadania e Justiça na Escola, que tem à frente a Coordenadoria da Infância e Juventude, gerido pela desembargadora Waldirene Cordeiro, leva aos alunos cartilhas e palestras com reflexões e uma compreensão dos direitos e responsabilidades que eles têm como cidadãos, acreditando que ao aprender sobre os princípios de justiça, eles desenvolvem a capacidade de discernir entre o certo e o errado, além de aprender a valorizar a igualdade, a equidade e o respeito pelos direitos humanos e, acima de tudo, a democracia.

A presidente do TJAC, Regina Ferrari, ressaltou a importância da iniciativa que será mantida com a participação dos magistrados, e também dos promotores e defensores. “Jordão é um município que passa por diversas dificuldades devido a distância e o isolamento, e o Judiciário acreano reforça sua missão fazendo esse esforço de estar presente não só com suas ações jurisdicionais, mas também com iniciativas que contribuem com a sociedade. A partir do momento que ensinamos nossas crianças e adolescentes sobre diferentes culturas, tradições e perspectivas, eles aprendem a valorizar a pluralidade, entendem a importância de conviver harmoniosamente com seus colegas, e isso contribui para a construção de uma sociedade mais tolerante, onde o respeito pela diversidade é fundamental”.

A presidente do TJAC agradeceu também aos parceiros que tornam o projeto viável. “Quero agradecer ao senador Alan Rick, que nos forneceu a impressão das cartilhas, e também ao Governo do Estado e Prefeitura de Jordão pelo apoio”.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC entrega novas instalações do Centro de Justiça e Cidadania à população do Jordão

Publicado

em

Por

Como parte da programação pelo aniversário da cidade, Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) entregou nesta sexta-feira, 26, novas instalações reformadas para população da cidade que passará a poder ter atendimento diário com juízes, defensores e promotores, por videochamadas

Jordão é um dos quatro municípios isolados do Acre. Para chegar à cidade é uma hora e meia de avião pequeno, saindo de Rio Branco, normalmente mono ou bimotor, ou de três a cinco dias de barco saindo de Tarauacá, dependendo do tamanho da canoa e do nível das águas do rio. Mas, mesmo isolado, Jordão é um município com população de 9.222 habitantes, conforme o Censo de 2022, que tem direitos e para atender as moradoras e moradores, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) entregou nesta sexta-feira, 26, as novas instalações do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) e do Ponto de Inclusão Digital do Judiciário (PIDjus) na cidade.

A entrega do Cejuc com o PIDJus significa atendimentos diários para as jordaoenses e os jordaoenses. Afinal, o município não tem a quantidade de pessoas para ter Comarca instalada, então, o juiz, a juíza precisavam sair de Tarauacá e vir até a cidade para resolver os conflitos, a recomendação era que as visitas fossem pelo menos uma vez por semestre. Mas, agora, as pessoas poderão conversar com magistradas e magistrados por videochamada todos os dias. Inclusive, poderão acessar os serviços das instituições parcerias no PIDjus: Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), Defensoria Pública (DPE/AC), Ministério Público (MPAC) e Tribunal Regional do Trabalho da 14° Região (TRT 14).

A cerimônia de inauguração faz parte da programação de aniversário da cidade e contou com a presença da própria presidente do TJAC, Regina Ferrari, da desembargadora Eva Evangelista, das juízas Rosilene Santana, que tem a competência para atender o Jordão, e Bruna Perrazo, do promotor Efraim Mendivil, do defensor público, Rodrigo Lobão, do prefeito Naudo Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Guedes Oliveira, e de outros vereadores, servidores e da população local. 

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, falou sobre a aproximação do Judiciário com as pessoas e enfatizou que ninguém mais precisaria esperar a vinda de magistrados, promotor ou defensor para ser atendido.

“Agora não precisa mais esperar que o juiz venha, defensor, promotor venha. Agora todos os dias as pessoas podem vir aqui, que serão atendidos, poderão falar com servidores para saber a posição do seu processo ou fazer uma videochamadas, abrir uma demanda que necessite. Esse momento representa um marco significativo em nossa trajetória, pois simboliza nosso compromisso contínuo com a melhoria do acesso à justiça em nossa sociedade”. 

Na obra foram investidos 228 mil de recursos próprios do TJAC, para a disponibilização de um ambiente mais adequado para atender a população, como comentou a juíza Rosilene Santana. “Este momento é muito importante para vocês e para nós do Poder Judiciário, vermos esta unidade hoje, pronta. Antes os atendimentos eram feitos em um local menor. Estamos entregando hoje um ambiente adequado e com alto padrão, para trazer mais conforto para a população. Isso aqui é para nós e para vocês cidadãos”.

Para o prefeito do Jordão, o Cejuc com o PIDJus representa direitos e cuidado com a população. “O Poder Judiciário tem um papel importante na nossa sociedade que é trazer os atendimentos que as pessoas precisam. Isso aqui é importante para população, temos 70% das pessoas morando na zona rural, 40% indígena, sabemos o tamanho da procura pelos atendimentos do Poder Judiciário. Muitas vezes as pessoas tinham que ir à Tarauacá resolver um problema simples e agora vão poder resolver aqui. Isso nos deixa muito feliz. Isso demonstra seu compromisso, presidente, com a população do Acre”. 

O prefeito ainda lembrou quando a juíza Bruna Perazzo iniciou as tratativas para que a Justiça tivesse um local maior na cidade e falou da importância do PIDJus que além dos serviços dará oportunidade para estudantes que trabalharão como monitores, auxiliando as pessoas a utilizarem os atendimentos digitais.

“Estou muito feliz com as novas instalações, tenho certeza que vamos dar mais comodidade para população e não tenho dúvida que foi um acerto muito bom esse legado que vai atender muito bem a população. Fico feliz por dar oportunidade para dois jovens do ensino médio da nossa cidade, que serão estagiários nessas instalações onde despertarão a curiosidade de serem advogados, juiz, promotor por que vão começar a trabalhar dentro do Judiciário”. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Wanderley Andrade revela agenda com mais três shows no Acre, dia 19 de maio em Assis Brasil

Publicado

em

Wanderley Andrade revela agenda com mais três shows no Acre, encerrando dia 19, fora época da tríplice fronteira CarnaVassis 2024, em Assis Brasil

Wanderley Andrade estará presente na festa alusiva ao aniversário dos 48 anos de emancipação política de Assis Brasil, no carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Com Edinho Levi

Um dos mais importantes representantes do pop calypso paraense, temperado com o swing caribenho, originado a partir de guitarradas históricas de Chuck Barry, Little Richard, Jerry Lew Lewis, Wanderley Andrade esteve com seu show na última quinta-feira (25), no Bistrô e Sushi Bar, Paris Garden, em Rio Branco.

“Só agradeço a Deus, só gratidão a Deus e a vocês, que são muito carinhosos comigo”, disse Wanderley.

O cantor que tem como principal característica desmistificar os problemas sociais do Brasil através de suas canções como: ladrão de coração, detento apaixonado, a rebelião, psicopata, terrorista e traficante, também falou da sua agenda no Acre para o ano de 2024.

Wanderley Andrade agitou a Praça da Revolução com um show histórico durante o Carnaval da Prefeitura de Rio Branco. Uma multidão de todas as idades lotou o centro da cidade à época – Foto: Sérgio Vale

“No dia 12 de maio estarei em Feijó, dia 19 no CarnaVassis 2024, em Assis Brasil, no dia 06 de junho estarei em Sena Madureira comemorando meus 60 anos na casa do meu amigo Mazinho Serafim, e o prefeito Tião Bocalom pediu para eu reservar a data do réveillon”, disse o cantor.

Entre outras novidades, Wanderley Andrade falou da sua turnê internacional. O cantor deverá se apresentar em cinco países: Austrália, Japão, Canadá, Estados Unidos e França, com o tributo a Raul Seixas.

 

O prefeito Jerry Correia, anunciou na última quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos. A reunião com as instituições foi para apresentar a estrutura do evento e tratar principalmente sobre a segurança.

No gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos. A reunião das instituições foi para apresentar a estrutura do evento e tratar principalmente sobre a segurança durante os dias de festejos.

A programação do aniversário de Assis Brasil, prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha Pra Jesus com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnaVassis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica. No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha Pra Jesus com o show nacional do cantor Juliano Son.

A reunião com as instituições foi para apresentar a estrutura do evento e tratar principalmente sobre a segurança durante os dias de festejos – Foto Assessoria

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento.

Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o CarnaVassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e o show nacional com Wanderley Andrade .

Comentários

Continue lendo