Conecte-se conosco

Acre

Projeto do MPAC é destaque em evento mundial de promoção à saúde

Publicado

em

Diretor de Gestão com Pessoas do MP, Ronney Araújo, e a enfermeira Luciana Dantas

Mais de dois mil pesquisadores, gestores, representantes de organizações não-governamentais e da comunidade científica mundial estiveram reunidos em Curitiba (PR), no período de 22 a 27 de maio, para a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, um evento que acontece a cada quatro anos e que, pela primeira vez, foi realizado numa cidade latino-americana.

A proposta do encontro, promovido pela União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (Uipes), é avaliar o progresso, compartilhar estratégias e resultados de pesquisas, além de refletir sobre políticas e práticas inovadoras que promovam a saúde.

Foi nesse ambiente de conhecimento, inovação e compartilhamento de boas práticas que o programa ‘Viver para Servir’, idealizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), foi apresentado. Num estande, o diretor de Gestão com Pessoas do MP, Ronney Araújo, que coordena o programa; e a enfermeira Luciana Dantas fizeram demonstrações de como o MP acreano vem trabalhando para transformar o local de trabalho num ambiente saudável.

Mais do que isso, a proposta é valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de membros e servidores, além de oferecer condições para que consigam manter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa busca envolve diversas atividades, que incluem ações de saúde, como atendimento médico; emocional, por meio de oficinas; e espiritual, com a realização de imersão filosófica, entre outras.

“Nossa participação no evento foi em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, que foi nossa parceira de primeira hora nesse programa. Quando nós promovemos ações de saúde dentro da instituição, dentro do ambiente de trabalho, a consequência disso é a diminuição do adoecimento e da procura ao Sistema Público de Saúde. Isso interessa aos órgãos de saúde”, explica Ronney Araújo.

Uma nova concepção de vida no trabalho

Criado em 2014, a partir de propostas de membros e servidores, o Viver para Servir é uma ação estratégica da política de gestão que inaugurou uma nova concepção de vida no MPAC, que também pudesse interferir de forma positiva fora do ambiente de trabalho.

Entre as primeiras ações, destaca-se o Circuito de Saúde, realizado em Rio Branco e no interior do estado. Foi oferecida uma série de serviços que avaliaram as condições de saúde dos participantes e, com esses dados, o MPAC definiu estratégias de prevenção e promoção de saúde.

Uma delas foi a criação do Centro de Especialidades em Saúde (CES), que ainda não foi oficialmente inaugurado, mas que já se encontra em funcionamento. Atualmente, os atendimentos são feitos por profissionais, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros, além de diversas atividades preventivas. São serviços que foram definidos a partir do Circuito de Saúde.

O programa contabiliza outras atividades, entre elas, oficinas criativas, imersão filosófica, rodas de conversa, que trouxeram ao Acre profissionais renomados, como a psicóloga Polyanna Rodrigues, pós-graduada com fundamentação junguiana; a artista e professora russa Ekaterina Bernik, que vive em São Paulo; a astróloga e terapeuta Astrid Schen Bender; o engenheiro florestal e mestre em ecologia Júnior Fragoso; além do físico quântico Eduardo Marino, pós-doutor pela Universidade de Harvard.

“Quis deixar, com minha administração, um legado junto a cada um que integra o Ministério Público do Acre, do servidor mais humilde ao procurador-geral. Que eles possam se sentir verdadeiramente felizes com sua missão, de sorte que o Ministério Público possa ser cada vez mais útil àqueles que precisam de sua ação”, destaca o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Programa reconhecido e premiado

Em 2014, concorrendo com 655 práticas bem-sucedidas das unidades do Ministério Público de todo o Brasil, o programa ‘Viver para Servir – uma nova concepção de vida no trabalho’ ficou em quinto lugar no Prêmio CNMP, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

A iniciativa tem como objetivo identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do MP brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

Representantes de instituições, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), já estiveram no MPAC para conhecer melhor a proposta do programa, que chamou a atenção também das unidades do MP de outros estados.

“O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Precisamos avançar mais, cuidar bem de nossos membros, servidores, para que eles possam, de fato, viver para servir”, acrescenta o procurador-geral.

 

Kelly Souza – Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.

De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.

No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.

O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.

Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.

O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.

A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza

Publicado

em

Márcio Neri morreu afogado em Fortaleza nesta quinta-feira (15) — Foto: Reprodução

Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu

O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.

De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.

Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex

Publicado

em

Publicação aponta que, ao levar investidores internacionais para conhecerem fazendas de café no Acre, o executivo acreano mostrou a “Colônia Floresta”, de sua propriedade, o que caracteriza lobby privado com recursos públicos

Comentários

Continue lendo