Conecte-se conosco

Acre

Projeto de Nucleação é apresentado a comunidades rurais de Epitaciolândia

Publicado

em

Das 6 comunidades, apenas uma foi contra a nucleação do ensino - Fotos: Wesley Cardoso

Das 6 comunidades, apenas uma foi contra a nucleação do ensino – Fotos: Wesley Cardoso

Sábado dia 02 de fervereiro as comunidades do Tucunduba, Mato Grosso, Alércio dias, São Sebastião, Alemanha e Guajará, receberam representantes da Secretária de Educação do município de Epitaciolândia, prefeitura municipal e câmara e vereadores para análise e votação do projeto de nucleação do ensino nas respectivas comunidades.

A secretária municipal de educação Eunice Maia Gondim, abriu os trabalhos parabenizando e agradecendo a presença de todos os pais, autoridades e comunidades presentes ao evento e falou da importância e responsabilidade de todos os pais e responsavéis pelos alunos dessas comunidades referentes ao ensino e futuro de cada aluno daqui para frente com a implantação desse sistema de ensino. O Projeto de nucleação foi apresentado às comunidades e através da coordenadora de ensino Edina Borges, foi exclarecido aos presentes a respeito do amparo legal da implantação de nucleo de ensino e avaliações externas.

O Prefeito Andre Hassem que esteve presente ao evento junto com o vice-prefeito Raimundo Notato Gondim e a secretária de meio ambiente Adriana Hassem, falou dos beneficios que a educação faz na vida de cada aluno e cidadão, relatou ainda dos seus sonhos para educação municipal que é a de construir maiores e melhores escolas para o municipio e principalmente na zona rural, com isso trazendo as comunidades um aprendizado eficaz e de qualidade aos filhos de cada agricultor e morador dessas áreas para que cada aluno possa estar qualificado de igual para igual com os alunos da zona urbana de Epitaciolândia.

Para se ter uma ideia hoje os alunos dessas comunidades precisam se deslocar cerca de 30 km para estar dentro de sala de aula, com a implantação da nucleação esse percuso diminuirá para cerca de 12 km. O Presidente da Camara de Vereadores Raimundo Nonato Freire, relembrou das dificulcadades que passou sendo um aluno do sistema multiseriado e dos prejuizos que tem o aluno com esse modelo de aprendizagem, falou ainda dos beneficios da nucleação e que aliado a essa inovação deverá haver uma boa estrutura de ramais e um bom programa de saúde com especial atenção a saúde da mulher.

Já o veredor Carlos Portela, iniciou sua fala mencionando o transporte escolar para essas comunidades que deve ser de qualidade e seguro para os alunos e tranquilidade dos pais, Carlos Portela parabenizou os idealizadores do projeto e o prefeito André Hassem pela iniciativa.

RESULTADO DA VOTAÇÃO:

  • Comunidade Alemanha – Favorável
  • Comunidade Alércio Dias – Favorável
  • Comunidade Tucunduba – Favorável
  • Comuniade S. Sebastião – Favorável
  • Comunidade Guajará – Favorável
  • Comunidade Mato Grosso – Desfavorável

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo