Acre
Projeto de incentivo à leitura mobiliza alunos do Ensino Infantil
Na terça-feira, 04, o pátio da escola de ensino infantil, Vitória Salvatierra, tornou-se palco da apresentação do projeto de leitura infantil “Eu sou pequeno cidadão amigo da leitura”.
O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brasiléia – SEME, em parceria com as escolas de ensino infantil do município, tem como principal objetivo inserir os alunos de 3 a 5 anos no incrível mundo da literatura, aguçando sua imaginação e incentivando os alunos, a desde cedo nutrirem o hábito da leitura.
“O projeto faz uma alusão ao dia do livro, que é comemorado no dia 18 de abril e terá culminância aqui na escola no dia 20. Apesar de trabalharmos com crianças de 3 a 5 anos, reconhecemos a importância da inserção da criança no mundo da leitura. Todas as escolas de ensino infantil estão envolvidas no projeto. Hoje faremos apenas a abertura para as crianças e alguns convidados, dia 20 é que será o grande evento, com uma maior estrutura e a presença dos pais”, declarou a gestora da escola Vitória Salvatierra, Maria Auxiliadora.
A coordenadora de Ensino da SEME, Benedita Lima, falou da importância da leitura para todas as idades,
“Pensando nas habilidades da criança e visando facilitar o ensino fundamental, nós da SEME pensamos, juntamente com a coordenação de ensino infantil, em desenvolver este projeto para inserir cada vez mais as crianças neste universo literário. A priori o projeto está sendo executado apenas nas escolas de ensino infantil, mas já estamos na fase final de um outro projeto que vai englobar também os jovens do ensino fundamental 1”, ressaltou.
O evento foi encerrado com uma linda apresentação das crianças do maternal, deixando a todos ansiosos pelas apresentações do próximo dia 20.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes prestigia inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre no município. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do acesso à Justiça e na ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade na região do Alto Acre.
A nova sede passa a atender os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, beneficiando diretamente mais de 44 mil habitantes, garantindo mais cidadania, dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam de assistência jurídica gratuita.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da parceria institucional para a concretização do projeto. Foram registrados agradecimentos à defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques Cordeiro, e a toda a equipe da Defensoria pelo trabalho realizado. Também foi reconhecido o apoio do Governo do Estado, do prefeito Sérgio Lopes, dos vereadores do município e da vice-governadora Mailza Assis, apontada como incentivadora da Defensoria Pública desde o período em que assumiu uma cadeira no Senado Federal.
A Defensoria Pública do Estado do Acre tem como missão garantir, de forma gratuita, o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O novo prédio foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Epitaciolândia e está localizado no bairro Aeroporto, oferecendo uma estrutura própria, moderna e totalmente acessível à população.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, proveniente do orçamento da própria instituição, a unidade conta com recepção, salas de atendimento, gabinetes, setores administrativos e espaços adaptados para assegurar conforto, dignidade e eficiência no atendimento ao público.
A nova sede já entrou em funcionamento na manhã da inauguração e realizou os primeiros atendimentos, consolidando mais um passo na ampliação dos serviços públicos essenciais na região do Alto Acre.
Comentários
Acre
Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta
Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.
De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.
A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.
The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo convoca 92 aprovados no concurso do Detran/AC para inspeção médica e entrega de documentos
Chamamento contempla cargos de níveis superior e técnico em dez municípios; posse deve ocorrer até 13 de fevereiro
























Você precisa fazer login para comentar.