Acre
Projeto com estudantes incentiva reflexão através da música
Mais de 40 jovens participam das atividades, que são realizadas todas as sextas-feiras, no campus Rio Branco
Mais do que ouvir e cantar uma canção, é importante também conhecer a história de seus autores e o contexto social em que esta foi composta. Com esta ideia, os professores de História, João Cabral, e Música/Artes, Douglas Marques, iniciaram em 2016 um projeto de extensão que busca incentivar a reflexão nos jovens por meio da música popular brasileira.
O projeto denominado “MPB: Música, Protesto e Expressão” teve início no campus Avançado Baixada do Sol, com uma média de participação de dez alunos. Hoje conta com mais de 40 participantes. Este ano, os ensaios, que são destinados aos estudantes do IFAC e para a comunidade, passaram a ser realizados no Laboratório de Estudos em Performance Musical (LEPEM), do campus Rio Branco, todas as sextas-feiras, das 16h às 18h.
Aluna de Agroecologia, Emelly Cunha, participa do projeto desde o início. “Estou participando do projeto desde que iniciou no 2º semestre de 2016. Ajudo na organização, no planejamento e também toco violão nos ensaios. Acho que com este trabalho criamos um novo ambiente em que podemos expressar e ter uma liberdade que só encontramos quando cantamos”.
De acordo com o coordenador do projeto, João Cabral, além de estimular a reflexão sobre a sociedade, o projeto aborda conteúdos de disciplinas presentes no currículo escolar do Ensino Médio. “Trabalhamos músicas da MPB que abordam temas sociais que geralmente caem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], além de serem utilizadas em aulas de Português, Geografia e História”.
A escolha das canções é feita pelos docentes que, em um segundo momento, apresentam aos participantes do projeto os compositores e a realidade na qual estes estavam imersos. A partir das informações, é feita uma interpretação da letra e do contexto social e político da época.
“Selecionamos músicas atemporais que têm ligação com a história do Brasil, voltadas para o social e que tentam, de certa forma, denunciar ou expor algum acontecimento. A partir disso, antes de apresentarmos cada música para os alunos temos uma explicação sobre o compositor, o que ele quis falar, em que tempo ele nasceu, o que estava acontecendo”, conta João Cabral.
Professor Douglas Marques destaca a possibilidade de conhecer a história por meio da música e seu papel na conscientização dos estudantes para pensarem os tempos atuais. “A música, assim como todas as artes, sempre refletiu seu tempo e o seu espaço, e a ideia do projeto é justamente trazer para os adolescentes uma realidade que eles conhecem pouco, ou que eles têm que se aprofundar mais, como o período da Ditadura Militar. Agora, vendo esse processo crescer no mundo, temos que alertá-los para o que pode vir a acontecer novamente no país”.
Rock na escola
Algumas canções escolhidas para o projeto são de músicos como Raul Seixas, Geraldo Vandré e Renato Russo, do Legião Urbana. Músicas populares, tocadas com frequência, mas que muitas vezes não têm atenção merecida sobre suas letras, como explica o professor João Cabral.
“Há uma diferença entre você ouvir e entender o que está ouvindo. Muitas vezes, os jovens já ouviram estas músicas, mas não sabiam a carga de conteúdo que elas tinham. A nossa missão também é fazer com que eles entendam o conteúdo e reflitam sobre isso”, explica o professor de História.
Comentários
Acre
Jovem fica ferido após queda de moto durante suposto racha em arena esportiva de Rio Branco
Acidente ocorreu na Arena Race, na Estrada do Quixadá; vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro
Um jovem de 21 anos ficou ferido após sofrer uma queda de motocicleta na noite desta quinta-feira (18), na Arena Race de Esportes Radicais, localizada no km 3 da Estrada do Quixadá, na região do bairro São Francisco, em Rio Branco.
A vítima foi identificada como João Ícaro Sousa Araújo, que conduzia uma motocicleta Honda Fan 150, de cor vermelha. Segundo informações apuradas no local, o jovem participava de um suposto racha com outro motociclista quando, ao retornar pela pista, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma placa da Arena Race, situada no início do trajeto.
Com a força do impacto, a motocicleta atingiu a estrutura e João Ícaro foi arremessado por cima da placa, caindo violentamente ao solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico, que prestou os primeiros atendimentos ainda no local antes de encaminhar a vítima ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
No hospital, o jovem foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatados um corte no joelho direito, ferimento na cabeça e a amputação de uma unha do pé direito. Apesar das lesões, o estado de saúde do motociclista foi considerado estável.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran: “obstáculos ao exercício da advocacia”

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciou o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em virtude de uma série de exigências que geram obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos do órgão. No processo, consta ainda um pedido de antecipação de tutela.
Baseado na defesa das prerrogativas, Rodrigo Aiache argumenta que o Detran vem exigindo a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas e a aceitação exclusiva de assinatura eletrônica efetuada pelo GOV.BR — negando a validade de assinaturas de outras plataformas. Além disso, aponta a falta de um sistema eletrônico de protocolos, o que obriga os profissionais a realizarem o procedimento exclusivamente de forma física.
Para o presidente da Seccional acreana, existe uma grave violação do Estatuto da Advocacia, o que dificulta a defesa dos clientes.
“A Portaria 1.119 do Detran, infelizmente, ofende diversas prerrogativas e não podemos tolerar que isso aconteça. O advogado tem fé pública, não necessitando apresentar originais ou cópias autenticadas. Tentamos resolver por via administrativa, mas não houve resultado; por isso, ajuizamos o processo e não vamos retroceder”, finalizou Rodrigo Aiache.
Comentários
Acre
Governo do Acre realiza pagamento da segunda parcela do 13º salário

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Seguindo o cronograma anunciado pelo governador Gladson Camelí, o governo do Acre efetuou, nesta sexta-feira, 19, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos mais de 56 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Os valores já estão creditados nas contas, reafirmando o compromisso da gestão com a pontualidade e a valorização do funcionalismo público.
O pagamento contribui diretamente para o aquecimento da economia local neste período de fim de ano, fortalecendo o comércio e garantindo mais tranquilidade financeira às famílias acreanas.
O governador Gladson Camelí destacou que a regularidade do calendário salarial é resultado de uma gestão responsável e comprometida com os servidores públicos. “Os servidores são os grandes diamantes do Estado. Manter os salários e o 13º em dia é um compromisso inegociável, que demonstra respeito, responsabilidade e cuidado com quem dedica seu trabalho ao desenvolvimento do Acre”, ressalta.
O salário referente ao mês de dezembro seguirá o cronograma já divulgado: dia 27 de dezembro para correntistas do Banco do Brasil e dia 29 de dezembro para servidores que recebem por outras instituições financeiras.
Os contracheques estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado do Acre e no aplicativo MeuAC.







Você precisa fazer login para comentar.