Acre
Projeto Cidadão: 400 casais celebram o amor e oficializam a união na Expoacre Juruá
“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania e acesso à justiça para população acreana dos lugares mais distantes. Um verdadeiro resgate de cidadania”, declarou a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista
“Depois de 44 anos juntos, chegou minha oportunidade e hoje vou me casar. Estou muito feliz. Sonho realizado na minha vida”, assim declararam José Braga de Oliveira e Zilma de Oliveira Castro, juntos há 44 anos. O casal soube da oportunidade através do rádio. Eles já tem oito filhos e onze netos, moram na zona rural de Cruzeiro do Sul e José Braga não escondia a felicidade e a gratidão. “Estou muito grato de estar aqui, agradeço muito pela oportunidade de casar, gratuito, é uma oportunidade que não se pode perder e por isso estamos aqui. Então, aproveitei a oportunidade, fui lá fazer nossa inscrição, e hoje tenho a certeza que vai dar tudo certo”.
José Braga falou ainda sobre a importância do Projeto Cidadão na sua vida e na vida de muitos. “Um projeto assim é muito importante porque tem pessoas que tem vontade (de casar), mas não tem recursos (financeiros) e por vezes nem (recursos financeiros) pra comer. Por isso um projeto desse como o Projeto Cidadão é muito importante principalmente para os mais pobres, então essa é uma oportunidade para as pessoas mais carentes, ter uma chance de se casar”.

Este é apenas um relato entre os 400 casais que oficializaram o matrimônio através do Projeto Cidadão, realizado na Arena do Juruá, neste sábado, 3, como parte da programação da Expoacre Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.
Representando a presidência do TJAC, a coordenadora do Projeto Cidadão, decana da Corte de Justiça, desembargadora Eva Evangelista falou sobre a grandeza do aspecto social do Projeto Cidadão, o mais importante e longevo ação social do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania, acesso à justiça para população acreana das cidades, lugares mais distantes, ribeirinhos e povos originários. Em quase 30 anos, o Projeto Cidadão tem o reconhecimento do seu trabalho pelos acreanos, como órgão institucional que integra os projetos sociais do TJ do Acre. Um verdadeiro resgate de cidadania”.
Em seguida, a magistrada falou diretamente aos noivos a respeito do caminhar juntos, sonhos para uma vida de respeito e paz no lar. “Agora falando aos noivos, digo que a vida depende das nossas escolhas, nós teremos boas vidas se nós fizermos boas escolhas. Os casais tem que caminhar juntos, sonhar juntos, num mesmo proposito, na mesma direção. Aos noivos, desejo muitas felicidades e tentem todos os dias, num exercício continuo, viver uma vida com respeito mútuo. Assim, encontrarão a paz e para seus filhos e para suas famílias.


O juiz Erik Farhat, celebrante e diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, já realizou diversas cerimônias de casamentos coletivos, mas a cada celebração é um sentimento novo. Assim, o magistrado falou sobre esse sentimento de realizar mais uma oficialização de união.
“É sempre uma satisfação muito grande fazer. Você vê a felicidade no rosto das pessoas, é um trabalho social importante, o casamento é importante, uma instituição importante pra família e resolve diversos aspectos da vida prática e eventos da vida que giram em torno do casamento. De modo que a celebração do casamento é um ato importante pelo emocional que está em torno a família, mas também por aspectos práticos da vida e de eventos que a vida traz. Todo casamento é uma emoção, porque não importa se você já fez um, dois, dez, o importante é que as pessoas estão ali, para elas é uma primeira ocasião, para elas é um momento único e é memorável, então é sempre toca qualquer um que estiver presenciando esse momento, e para quem está celebrando não é diferente, é sempre uma emoção, sempre mexe com a pessoa”, finalizou o magistrado celebrante.
Tradicionalmente, o casal mais experiente e o casal mais jovem ganham local de destaque próximo a tribuna do magistrado. Desta vez não foi diferente.
Representando o casal mais experiente, João de Souza Nascimento, 84 anos e Margarida Nery, 83 anos. Juntos há 19 anos, e segundo João, “até agora está dando tudo certo”. Margarida completa, “muito feliz”.
“Muitíssimo!”, assim define Margarida sobre a importância do Projeto Cidadão. Ela completa: “Estamos aproveitando esse evento lindo, maravilhoso que eu jamais nunca imaginei (participar) e então eu estou feliz. Me sinto realizada, ao lado do homem que eu amo”.
O casal mais jovem foi representado pelo Alan Silva Melo, 16 anos e Meirane da Silva Souza, 18 anos, juntos há dois anos e uma filha de sete meses.






Prestigiaram a solenidade a juíza de Direito titular da Comarca de Mâncio Lima, Glaucia Gomes, coordenadora de Políticas Públicas para às Mulheres Lucia Sara, neste ato representando a Prefeita de Cruzeiro do Sul, representando o Governo do Estado do Acre a procuradora-chefe da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AC) Janete Melo, o comandante do 61 Batalhão de Infantaria e Selva (61 Bis) do Exército Brasileiro, coronel Gustavo Matias, delegatário do Cartório de Cruzeiro do Sul Cleber Correia, a ex primeira dama do Estado Beatriz Cameli, e representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomercio), o diretor administrativo financeiro do Senac Rodrigo Damasceno.
O Tribunal de Justiça do Acre agradece a todas as instituições parceiras que possibilitaram a realização de mais essa ação.













Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.













Você precisa fazer login para comentar.