Acre
Projeto Cidadão: 400 casais celebram o amor e oficializam a união na Expoacre Juruá
“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania e acesso à justiça para população acreana dos lugares mais distantes. Um verdadeiro resgate de cidadania”, declarou a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista
“Depois de 44 anos juntos, chegou minha oportunidade e hoje vou me casar. Estou muito feliz. Sonho realizado na minha vida”, assim declararam José Braga de Oliveira e Zilma de Oliveira Castro, juntos há 44 anos. O casal soube da oportunidade através do rádio. Eles já tem oito filhos e onze netos, moram na zona rural de Cruzeiro do Sul e José Braga não escondia a felicidade e a gratidão. “Estou muito grato de estar aqui, agradeço muito pela oportunidade de casar, gratuito, é uma oportunidade que não se pode perder e por isso estamos aqui. Então, aproveitei a oportunidade, fui lá fazer nossa inscrição, e hoje tenho a certeza que vai dar tudo certo”.
José Braga falou ainda sobre a importância do Projeto Cidadão na sua vida e na vida de muitos. “Um projeto assim é muito importante porque tem pessoas que tem vontade (de casar), mas não tem recursos (financeiros) e por vezes nem (recursos financeiros) pra comer. Por isso um projeto desse como o Projeto Cidadão é muito importante principalmente para os mais pobres, então essa é uma oportunidade para as pessoas mais carentes, ter uma chance de se casar”.

Este é apenas um relato entre os 400 casais que oficializaram o matrimônio através do Projeto Cidadão, realizado na Arena do Juruá, neste sábado, 3, como parte da programação da Expoacre Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.
Representando a presidência do TJAC, a coordenadora do Projeto Cidadão, decana da Corte de Justiça, desembargadora Eva Evangelista falou sobre a grandeza do aspecto social do Projeto Cidadão, o mais importante e longevo ação social do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania, acesso à justiça para população acreana das cidades, lugares mais distantes, ribeirinhos e povos originários. Em quase 30 anos, o Projeto Cidadão tem o reconhecimento do seu trabalho pelos acreanos, como órgão institucional que integra os projetos sociais do TJ do Acre. Um verdadeiro resgate de cidadania”.
Em seguida, a magistrada falou diretamente aos noivos a respeito do caminhar juntos, sonhos para uma vida de respeito e paz no lar. “Agora falando aos noivos, digo que a vida depende das nossas escolhas, nós teremos boas vidas se nós fizermos boas escolhas. Os casais tem que caminhar juntos, sonhar juntos, num mesmo proposito, na mesma direção. Aos noivos, desejo muitas felicidades e tentem todos os dias, num exercício continuo, viver uma vida com respeito mútuo. Assim, encontrarão a paz e para seus filhos e para suas famílias.


O juiz Erik Farhat, celebrante e diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, já realizou diversas cerimônias de casamentos coletivos, mas a cada celebração é um sentimento novo. Assim, o magistrado falou sobre esse sentimento de realizar mais uma oficialização de união.
“É sempre uma satisfação muito grande fazer. Você vê a felicidade no rosto das pessoas, é um trabalho social importante, o casamento é importante, uma instituição importante pra família e resolve diversos aspectos da vida prática e eventos da vida que giram em torno do casamento. De modo que a celebração do casamento é um ato importante pelo emocional que está em torno a família, mas também por aspectos práticos da vida e de eventos que a vida traz. Todo casamento é uma emoção, porque não importa se você já fez um, dois, dez, o importante é que as pessoas estão ali, para elas é uma primeira ocasião, para elas é um momento único e é memorável, então é sempre toca qualquer um que estiver presenciando esse momento, e para quem está celebrando não é diferente, é sempre uma emoção, sempre mexe com a pessoa”, finalizou o magistrado celebrante.
Tradicionalmente, o casal mais experiente e o casal mais jovem ganham local de destaque próximo a tribuna do magistrado. Desta vez não foi diferente.
Representando o casal mais experiente, João de Souza Nascimento, 84 anos e Margarida Nery, 83 anos. Juntos há 19 anos, e segundo João, “até agora está dando tudo certo”. Margarida completa, “muito feliz”.
“Muitíssimo!”, assim define Margarida sobre a importância do Projeto Cidadão. Ela completa: “Estamos aproveitando esse evento lindo, maravilhoso que eu jamais nunca imaginei (participar) e então eu estou feliz. Me sinto realizada, ao lado do homem que eu amo”.
O casal mais jovem foi representado pelo Alan Silva Melo, 16 anos e Meirane da Silva Souza, 18 anos, juntos há dois anos e uma filha de sete meses.






Prestigiaram a solenidade a juíza de Direito titular da Comarca de Mâncio Lima, Glaucia Gomes, coordenadora de Políticas Públicas para às Mulheres Lucia Sara, neste ato representando a Prefeita de Cruzeiro do Sul, representando o Governo do Estado do Acre a procuradora-chefe da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AC) Janete Melo, o comandante do 61 Batalhão de Infantaria e Selva (61 Bis) do Exército Brasileiro, coronel Gustavo Matias, delegatário do Cartório de Cruzeiro do Sul Cleber Correia, a ex primeira dama do Estado Beatriz Cameli, e representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomercio), o diretor administrativo financeiro do Senac Rodrigo Damasceno.
O Tribunal de Justiça do Acre agradece a todas as instituições parceiras que possibilitaram a realização de mais essa ação.













Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Comentários
Acre
Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Foto: Arquivo
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).
O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.
A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.
As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.
O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.
A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.
Confira:
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco
Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.
A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.
De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.
Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.
Você precisa fazer login para comentar.