Geral
Programa recebe investimento de R$ 3 milhões para controle biológico do bicudo da cana
O Programa para Bioprodutos para Agricultura Tropical (ProBAT) recebeu um investimento total de R$ 3 milhões, visando buscar soluções inovadoras no controle do bicudo da cana-de-açúcar.
Coordenado pelo Instituto Biológico (IB) e gerenciado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), o programa, em andamento há um ano, visa desenvolver bioprodutos, sistemas de monitoramento e aplicação para combater eficazmente essa praga agrícola.
O bicudo da cana, uma praga disseminada na agricultura canavieira, pode causar prejuízos consideráveis, chegando a afetar até 30 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, além de reduzir a longevidade dos canaviais. Nesse contexto, o ProBAT concentra seus esforços em inovações que possam mitigar os impactos desse inseto.
O financiamento robusto do programa é um reflexo do compromisso com a pesquisa e desenvolvimento de soluções eficientes. Empresas como Jacto, Nodusoja, Hizobio, Ubyfol e Biocaz, além de instituições de pesquisa e ensino, estão engajadas nesse esforço conjunto, buscando promover avanços significativos no controle biológico do bicudo.
Parte dos recursos será direcionada para o desenvolvimento de métodos de fermentação líquida, visando otimizar a produção de fungos Beauveria bassiana IBCB 170 e Metarhizium anisopliae IBCB 383. Essa abordagem promete acelerar o processo de produção, tornando-o mais eficiente e econômico.
Com um planejamento estratégico bem elaborado, o ProBAT se prepara para avançar para a próxima etapa, que incluirá testes das formulações no campo. Esse investimento não apenas impulsiona a pesquisa e inovação no setor agrícola, mas também reforça o compromisso do programa em transformar ideias em soluções tangíveis para os desafios enfrentados pela agricultura tropical.
Com informações da SDOrgânicos.
Fonte: Pensar Agro
Comentários
Geral
Ação integrada da PCAC resulta na prisão de suspeitos de tortura e na apreensão de adolescente
A Polícia Civil do Acre (PCAC), em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu nesta sexta-feira, 5, três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento em crimes de tortura em Marechal Thaumaturgo, violação de domicílio, ameaça e associação criminosa. A operação ocorreu logo após a vítima conseguir escapar e pedir socorro.

Polícias Civil e Militar prendem três homens e apreendem adolescente por tortura e associação criminosa no interior do Acre. Foto: cedida
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, que coordenou a ação juntamente com o tenente João Oliveira, o grupo teria invadido a residência de um usuário de drogas, onde passou a espancá-lo enquanto proferia ameaças de morte. “Eles afirmaram que iriam matar a vítima. Ele conseguiu se desvencilhar e procurar ajuda da irmã, que veio até a delegacia pedir apoio”, explicou o delegado.
A partir do pedido de socorro, as equipes policiais iniciaram diligências imediatas e localizaram todos os envolvidos. Entre os detidos está um indivíduo apontado como “frente” de uma facção criminosa que atua no município. Segundo o delegado Marcílio, durante a condução ao cárcere, o suspeito chegou a ameaçá-lo de morte: “Ele disse que, ao sair da cadeia, iria me matar caso eu o prendesse”, relatou.
Os três adultos detidos passarão por audiência de custódia, enquanto o adolescente permanecerá apreendido à disposição da Justiça, aguardando decisão judicial posterior.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Você precisa fazer login para comentar.