fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Programa Opera Acre realiza mais de 100 cirurgias em mutirão neste fim de semana

Publicado

em

Foto: Cedida

Opera Acre é um programa que visa oferecer qualidade de vida aos pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir as filas de espera. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) que reforça o compromisso com a população e proporciona um atendimento mais rápido e eficaz aos cidadãos.

Só neste fim de semana, foram ao menos 113 cirurgias realizadas em cinco cidades acreanas. O Hospital Regional do Alto Acre foi uma das unidades de saúde estadual que recebeu o mutirão de cirurgias do Opera Acre neste final de semana, realizando 52 procedimentos em diversos pacientes.

Segundo o titular da Sesacre, Pedro Pascoal, oferecer esse serviço para a população é uma das prioridades do governo do Estado. “Regionalizar a saúde levando os serviços para mais perto da população é uma das maiores bandeiras do governador Gladson Camelí e pra nós, é muito gratificante ver que o Opera Acre se tornou uma política consistente alcançando quem mais precisa. Meus parabéns a toda a equipe envolvida, porque é através do empenho de cada profissional que podemos ter resultados tão expressivos”, destacou.

Secretário Pedro Pascoal: “O Opera Acre se tornou uma política consistente”. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para o gerente-geral, Janildo Bezerra, a ida dos profissionais até o município garante conforto aos pacientes. “Essas pessoas estão próximas de suas residências. Não há mais necessidade de elas irem até a Fundhacre, porque a equipe está vindo até a nossa regional. Com mais esta edição, conseguimos diminuir a fila de espera”, observou.

Além disso, Janildo destacou que, apenas em 2025, já é a terceira edição do programa em Brasileia, garantindo, portanto, cada vez mais atendimentos à população da região do Alto Acre.

As cidades de Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard e Plácido de Castro, além da capital, Rio Branco, também receberam o mutirão de cirurgias por meio do Opera Acre neste sábado.

No Hospital Geral Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, foram realizados 10 procedimentos gerais.

Já em Cruzeiro do Sul, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, foram 6 cirurgias. Na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) foram feitas 10 intervenções ginecológicos e 5 vasculares.

O município de Plácido de Castro, o segundo com o maior número, somou 30 cirurgias gerais.

Recuperação da dignidade

Silvério Macedo é pedreiro e, aos 41 anos, convive com problemas de saúde. Por meio do Opera Acre, viu a possibilidade de voltar a ter qualidade de vida e poder trabalhar sem sentir dores.

Silvério Macedo afirmou que vai ter a qualidade de vida restaurada. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Não deu nem uma semana [da consulta] e já me ligaram para fazer a cirurgia. Para mim foi bom, porque a dor incomoda. Eu trabalho na construção civil e vai ser uma virada de chave na minha vida”, contou Silvério.

O cirurgião geral Nonato Anute, que atua constantemente nos mutirões, afirmou que é prazeroso realizar esses procedimentos. “É um desafio que, na verdade, enche nossos corações de alegria ao saber que estamos trazendo saúde para nossa população. Vale a pena, porque vemos no sorriso das pessoas o alívio da dor que elas sentem”, afirmou.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Com vasão do Rio Acre Prefeitura de Rio Branco inicia mutirão de limpeza nos bairros afetados pela enchente

Publicado

em

Com a vazão do Rio Acre após o transbordamento que atingiu pelo menos 40 bairros na capital acreana, a Prefeitura de Rio Branco, deu início na manhã desta segunda-feira (24), um mutirão de limpeza em 9 bairros afetados pela cheia. Na medição de hoje o nível da água atingiu 13 metros e 71 centímetros.

Tony Roque, secretário municipal de Cuidados com a Cidade, disse que esse trabalho é uma determinação do prefeito da capital Tião Bocalom. O gestor municipal delimitou que ao sinal de vazão e sem risco do fenômeno repiquete, todas as áreas deveriam passar por um processo de sanitização, principalmente as ruas e casas.

“É a determinação do nosso prefeito, já começar pelos bairros alagados. O bairro da Base foi um dos bairros, mas estamos trabalhando hoje também na 6 de Agosto, Cidade Nova, Cadeia Velha e também a curva do Rabo da Besta. Hoje em torno de 150 colaboradores ao todo, operadores, coordenadores e maquinários. Em torno de 55 máquinas, trabalhando”.

Maria Magalhães, aposentada e moradora do bairro 6 de Agosto há mais de 30 anos já vivenciou vários alagamentos do Rio Acre. Ela elogiou o trabalho de limpeza pela prefeitura.

“Estou achando bom. Porque tinha muito lixo aqui. Deu mais de uma caçamba cheia. Tinha muita lama, mas graças a Deus, o sol também, foi muito quente ontem. Aí já enxugou, mas é muito bom quando eles fazem a limpeza logo, porque quando não faz, é ruim, porque aí a gente fica aqui atribulado com tanto lixo, com tanto bagaço, mas graças a Deus que passaram a limpar. Fiquei feliz. Foi muito rápido”.

Outra boa notícia, segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, é que o volume de água do Rio Acre não volte mais a atingir este ano, cota de transbordamento que é de 15 metros. No entanto, pontuou o oficial, que as famílias que ainda estão abrigadas no Parque de Exposições, só poderão retornar as suas casas quando o manancial alcançar a marca dos 10 metros.

“Nós descartamos nesse momento a possibilidade de um novo transbordamento. Apesar de que nós estamos entre a cota de alerta e a cota de transbordamento nesse momento, mas todos os estudos feitos pela Defesa Civil ao longo da bacia nos mostram que ainda podemos até ter oscilações positivas, porém não numa cota preocupante de ultrapassar 14 metros. Esse retorno para casa será feito mediante protocolos. Primeiramente o rio tem que estar medindo de 10 metros a menos e também antes disso restabelecer o cenário que é o que a Prefeitura de Rio Branco está fazendo agora, com a limpeza dos bairros. Nós vamos fazer também limpeza das casas, levar equipe de saúde para vistorias e fazer vistoria de segurança. Só após todo esse cenário pronto a gente leva as famílias de volta, mas isso também não deve demorar muito, algo em torno de três dias a contar de hoje”, destacou Falcão.

A princípio, os bairros que receberão os serviços de limpeza pós alagação são:

  • Base
  • 6 de Agosto
  • Baixa da Habitasa
  • Baixa da Cadeira Velha
  • Triângulo Novo
  • Taquari
  • Cidade Nova
  • Alzira Cruz
  • Ayrton Senna

Comentários

Continue lendo

Acre

Médicos terão assembleia nesta terça para debater retomada de greve

Publicado

em

Foto: Pronto Socorro de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) reunirá a classe médica no início da noite desta terça-feira, 25, em uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para debater a retomada da greve devido à falta de atendimento dos acordos e à recorrência de uma série de denúncias de assédio moral de servidores nas unidades de saúde. A reunião será realizada por meio de teleconferência para poder ouvir os filiados de todo o estado.

Durante a AGE, a Diretoria falará sobre o andamento das negociações para a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além dos recorrentes cortes, considerados irregulares, na remuneração dos médicos.

“Vamos debater os temas mais sensíveis com a classe e que geram dezenas de reclamações todos os meses. Os médicos podem optar pela retomada da paralisação”, explicou o vice-presidente do Sindmed-AC, Rodrigo Prado.

O pedido de assembleia é uma demanda da categoria, que vem enfrentando dificuldades para receber a remuneração integral, mesmo após uma série de movimentos e até uma greve deflagrada no ano passado para obrigar o estado a pagar plantões extras, adicionais como insalubridade, entre outros.

“A classe também se queixa de uma série de problemas, incluindo assédio moral e a falta de estrutura para trabalhar em dezenas de unidades. Entre elas, estão Sena Madureira e Feijó, com obras que se arrastam por anos. Os problemas se acumulam, o que vem gerando revolta”, explicou Rodrigo Prado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Abastecimento de água volta a ser suspenso em Xapuri

Publicado

em

O fornecimento de água nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Acre, em Xapuri, foi interrompido na tarde desta segunda-feira, 24, devido a uma pane no sistema elétrico da unidade.

Segundo o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), o problema foi causado por uma queda de energia.

Equipes de manutenção já trabalham para restabelecer o sistema, e a previsão é que o abastecimento volte de forma gradual a partir das 11h desta terça-feira, 25, assim que os reparos forem concluídos.

 

Comentários

Continue lendo