Cotidiano
Programa “Juntos pelo Acre” leva assistência e esperança a famílias vulneráveis em Sena Madureira
Vice-governadora Mailza Assis e autoridades estaduais e municipais reforçam parcerias para promover desenvolvimento social e melhorar a qualidade de vida da população

A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Sena Madureira. Foto: cedida
Sena Madureira foi palco, nesta segunda-feira, 17, de mais uma edição do programa “Juntos pelo Acre”, iniciativa que visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social. A vice-governadora Mailza Assis, que também ocupa o cargo de secretária de Assistência Social, liderou a ação, que contou com a presença do deputado federal José Adriano, dos deputados estaduais Tanízio Sá e Gene Diniz, além de vereadores locais. O evento foi realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Sena Madureira.
A iniciativa reforçou o compromisso mútuo de promover o desenvolvimento do município, com foco em ações concretas para melhorar a qualidade de vida da população. Durante o evento, foram entregues vestuário social e cestas básicas, beneficiando diversas famílias e trazendo esperança a quem mais precisa.

O prefeito Gerlen Diniz destacou a importância da colaboração e agradeceu à vice-governadora, que também acumula a função de secretária de Assistência Social. Foto: assessoria
O prefeito Gerlen Diniz destacou a importância da colaboração e agradeceu à vice-governadora, que também acumula a função de secretária de Assistência Social.
“Muito obrigado pela ação e pela presença no município de Sena Madureira. A população agradece. Essa parceria tem sido fundamental para levar assistência e serviços essenciais para quem mais precisa”, afirmou.
O programa “Juntos pelo Acre” ofereceu ainda serviços como registro civil, orientações sobre o programa Bolsa Família, atendimento do Centro de Referência em Direitos Humanos e recreação para crianças. A Prefeitura de Sena Madureira desempenhou um papel ativo na execução da ação, disponibilizando equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e apoiando a logística do evento.

Antes do evento principal, a vice-governadora e sua comitiva foram recepcionadas no gabinete do prefeito com um café da manhã. Foto: cedida
Antes do evento principal, a vice-governadora e sua comitiva foram recebidas no gabinete do prefeito para um café da manhã, momento que fortaleceu o diálogo entre as esferas estadual e municipal para futuras parcerias. A gestão municipal segue empenhada em buscar e fortalecer colaborações que resultem em melhorias concretas para os cidadãos de Sena Madureira.

A gestão municipal busca ampliar oportunidades e oferecer mais dignidade aos cidadãos, garantindo assistência social, serviços essenciais e investimentos para o crescimento da cidade. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Presidente da Câmara e vereadores de Epitaciolândia fortalecem parcerias com governo do Acre em ações sociais
Reunião com Gladson Cameli, apoio ao “Juntos pelo Acre” e inauguração do Centro da Mulher marcam agenda de compromisso com a população

O presidente da Câmara, juntamente com seus colegas parlamentares, esteve presente na inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira. Fotos: cedidas
Epitaciolândia, AC – O presidente da Câmara Municipal, Antônio Rosiclei (Solidariedade), junto com demais vereadores, protagonizaram uma agenda de fortalecimento institucional durante evento comunitário nesta semana. O encontro com o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis destacou a sinergia entre os poderes municipal e estadual para impulsionar o desenvolvimento regional.
Dentre as principais iniciativas discutidas, ganhou destaque o projeto “Juntos pelo Acre”, programa estadual que visa garantir direitos básicos e promover dignidade às populações mais vulneráveis. “Esta parceria consolida nosso compromisso com políticas públicas efetivas que transformam vidas”, afirmou Rosiclei durante o encontro.
A agenda incluiu ainda a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira, equipamento público que oferecerá atendimento especializado em áreas jurídica, psicológica e social. “Este centro representa um avanço histórico na proteção e empoderamento feminino em nossa região”, destacou o presidente legislativo.
As ações concretizam o alinhamento entre as esferas de poder no Acre, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através de políticas sociais inclusivas. A programação contou com a participação maciça de lideranças comunitárias, reforçando o caráter participativo das iniciativas.

O município de Epitaciolândia deu um passo significativo no combate à violência de gênero nesta sexta-feira (9), com a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM). Foto: cedida
Publicidade Luzrouse:
Comentários
Cotidiano
14ª Sessão Ordinária Do 1º Ano Legislativo Da 16ª Legislatura
Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.
Na decima quarta sessão ordinária realizada nesta terça-feira (6), os parlamentares se reuniram para dar continuidade aos trabalhos legislativos. A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando todos debates e decisões tomadas na ocasião.
Com a ata aprovada, foi aberto o grande expediente, momento dedicado às manifestações pessoais dos parlamentares. Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.
Além disso, assuntos de interesse público foram abordados, incluindo demandas locais e projetos em tramitação. A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.
A sessão seguiu conforme o regimento interno, garantindo espaço para o debate e a apresentação de requerimentos e indicações.
Vereador Almir Andrade (PP)
Apresentou as Seguintes Indicações:
1° Que a Policia Militar através do 5 batalhão de Brasileia, intensifique o patrulhamento no Bairro El Dorado;
2° Que a Secretaria de Obras realize uma operação de limpeza do bairro Ipanema, foi realizado o trabalho roçagem, porém ficou os entulhos nas laterais das ruas e os moradores estão pedindo a limpeza mais rápido possível;
3° Que a Secretaria de Obras realize possa atender a comunidade esperança, que está solicitando que a Prefeitura por meio da Secretaria de Obra possa esta jogando umas pedras na principal rua, para facilitar a trafegabilidade dos veículos.
4° Que a Gerencia de Esporte possa promover um campeonato ou torneio na agro vila do 26 para prestigiar a comunidade durante o final de semana;
5° Que a Secretaria Municipal de Saúde possa disponibilizar transporte para as famílias levarem suas crianças para rio branco onde vão em busca de laudo de autismo.
6° Que a Secretaria de Obras realize melhorias na rua Deuzuite de Alencar Matos, bairro Alberto Castro
7° Que a Secretaria de Obras realize manutenção na rua que liga a rua Deuzuite de Alencar Matos bairro Alberto Castro que da acesso à rua j dois.
VEREADOR DJAHILSON AMÉRICO (REPUBLICANOS)
Apresentou a Seguinte Indicação:
1° Que a Policia Militar intensifique o patrulhamento no centro da cidade, esta havendo muito roubo de fios, atualmente, especificamente na Avenida Prefeito Rolando Moreira.
VEREADOR ZEMAR (PL)
Apresentou as Seguintes Indicações:
1° Que o secretário de saúde envie para essa casa uma relação de todas as unidades de saúde e seus respectivos médicos, com a carga horaria de cada médico.
2° Que essa casa solicite informações do Núcleo de educação do estado de Brasiléia a respeito dos atrasos no pagamento das pessoas que prestam serviços no transporte escolar.
3° Que a Secretaria Municipal de Educação crie uma rota de transporte escolar para a escola Gezilda de Freitas Paixão.
VEREADORA IZABELE ARAÚJO (REPUBLICANOS)
Apresentou as Seguintes Indicações:
1° Que essa casa solicite informações da Secretaria de Educação do Município de Brasiléia a respeito dos atrasos no pagamento das pessoas que prestam serviços no transporte escolar;
2º Que esta casa envie oficio ao gabinete do Deputado Federal Roberto Duarte solicitando uma emenda parlamentar para a ampliação e reforma completa da escola Conci Alves de Melo;
3° Que o poder executivo retome a obra da escola Vitoria Salvatiera, notificando a empresa responsável pela execução;
4° Que a Secretaria de Obras finalize a manutenção das ladeiras do Ramal da Eletra, próximo ao Raimundinho;
5° Que a Defesa Civil se manifeste a respeito do desmoronamento na rua Olegário França, realizando um laudo técnico, determinando o nível de periculosidade daquele trecho, interditando ou tornando a rua mão única.
VEREADOR CARECA GADELHA (PSD)
Apresentou as Seguintes Indicações:
1° Que esta casa envie oficio à Secretaria de Educação de Brasileia solicitando informações sobre a falta constante do transporte escolar do Ramal do KM 26;
2° Que o IMAC disponibilize técnicos capacitados para atender e licenciar os produtores rurais de Brasileia.
VEREADOR JORGE DA LAURA (UB)
Apresentou as Seguintes Indicações:
1° Que a Secretaria de Obras realize manutenção na rua José Thomas, no Bairro Ferreira da Silva;
2° Que a Secretaria de Obras em parceria com o DNIT realize manutenção na Avenida Manoel Marinho Monte, próximo à rotatória do Frios Vilhena;
Comentários
Cotidiano
Cirurgias eletivas começam em Mâncio Lima com articulação do deputado Nicolau Júnior, governo do Estado e Prefeitura
As cirurgias eletivas já começaram em Mâncio Lima, e esse avanço é fruto direto do trabalho conjunto do deputado estadual Nicolau Júnior com o governo do Estado e a Prefeitura. A população do município, que há 25 anos aguardava por esse momento, agora começa a ser atendida com mais dignidade e cuidado.
O deputado Nicolau Júnior, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, esteve presente no início dos atendimentos ao lado do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e do prefeito Zé Luiz. O início das cirurgias é resultado de uma solicitação feita por Nicolau ao governo estadual, garantindo que Mâncio Lima fosse incluída no cronograma do Programa Opera Acre.
“Esse é um momento muito importante para Mâncio Lima. A gente sabe que muitas dessas cirurgias estavam represadas há anos, principalmente para mulheres que esperavam por procedimentos ginecológicos. Esse é um olhar especial para quem mais precisa, e eu fico feliz em ver esse trabalho saindo do papel e acontecendo de verdade”, destacou o deputado Nicolau Júnior.
Mais de 380 mulheres estavam na fila à espera de cirurgias ginecológicas no município. Com a chegada do programa, esses atendimentos finalmente começam a ser realizados. A iniciativa também contempla cirurgias gerais, ampliando a assistência para a população do município.
O secretário Pedro Pascoal reforçou o papel do Estado na ampliação dos atendimentos e celebrou os resultados alcançados. “O Acre hoje lidera o ranking nacional em crescimento de cirurgias eletivas pelo SUS entre 2022 e 2024. Em 2023 realizamos quase 12 mil procedimentos, e seguimos com essa tendência. É um trabalho que tem feito a diferença na vida das pessoas”, afirmou o secretário de Saúde.
O prefeito Zé Luiz ressaltou o significado desse momento para o município. “Esse é um verdadeiro presente para Mâncio Lima. Justamente no mês das mães e no mês em que comemoramos os 47 anos da cidade, estamos vendo nosso hospital realizar cirurgias depois de mais de 25 anos. É um marco para a nossa história e para a vida de muitas famílias”, disse o prefeito.
Em Mâncio Lima, o que antes era espera agora é realidade. A ação mostra que, quando há união entre o poder público e comprometimento com as pessoas, os resultados chegam e mudam vidas.
Você precisa fazer login para comentar.