Conecte-se conosco

Brasil

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma

Publicado

em

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma
Caio Barbieri

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma

O Programa de Intercâmbio Cultural, que possibilitou viagens de 257 agentes culturais para 19 países e 15 estados brasileiros, ficará suspenso a partir de 9 de junho até agosto deste ano para melhorias na plataforma Mapa da Cultura, utilizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para operacionalizar as inscrições de seus editais. Segundo informações do Ministério, a Comissão de Avaliação e Seleção do programa se reunirá nesse período para selecionar as propostas inscritas até o fechamento da plataforma e com viagens previstas para o 2º semestre de 2024.

A diretora de Fomento Direto da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Teresa Cristina, destacou que o período de indisponibilidade será aproveitado para revisar e aprimorar o programa.

“Vamos retomá-lo remodelado, com oportunidades enriquecedoras para os participantes e mais ênfase na inovação e na intersetorialidade entre cultura e outros campos de atuação, como arte e ciência”, explicou Teresa.

Além disso, a edição mais recente do Programa de Intercâmbio Cultural incluiu critérios diferenciados de pontuação para propostas protagonizadas por mulheres, idosos, indivíduos de cultura urbana, LGBTQIAP+ , moradores de localidades periféricas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas negras.

“Um avanço importante desse primeiro ciclo foi a representatividade de pessoas negras, que ultrapassou o mínimo previsto no edital, atingindo 35% das candidaturas contempladas”, ressaltou.

Desde a retomada do programa em 2023, foram contempladas 257 pessoas, totalizando um investimento de R$ 2.846.500. Os selecionados receberam bolsas culturais para participar de eventos culturais em destinos nacionais e internacionais. Os recursos foram utilizados no custeio de despesas de deslocamento, permanência e participação nos eventos.

Após a remodelagem da plataforma até agosto, outras pessoas interessadas em cultura poderão se inscrever para buscar novas oportunidades de levar sua produção a outros territórios ou aprender mais sobre experiências do setor mundo afora.

“O objetivo é sempre buscar novos pontos de vista para ampliar a prática cultural coletivamente. São esses processos que pretendemos potencializar”, concluiu a diretora Teresa Cristina.

The post Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Mulheres entre 40 e 44 anos são as principais vítimas de feminicídio no Acre em 2025

Publicado

em

Por

Entre os municípios com maior número de ocorrências estão Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Outros municípios como Bujari, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre e Senador Guiomard registraram um caso cada

Do total de 13 vítimas, 10 ocorreram em municípios do interior, o que representa 76,92% dos registros. Rio Branco concentrou três casos (23,08%). Foto: arquivo

Os dados de 2025 revelam um recorte alarmante do feminicídio no Acre: mulheres entre 40 e 44 anos concentram o maior número de vítimas até novembro. Ao todo, 13 mulheres foram mortas de forma violenta no estado nos primeiros onze meses do ano, segundo o Painel de Monitoramento do Ministério Público do Acre (MPAC).

O levantamento mostra que a faixa etária de 40 a 44 anos lidera as estatísticas, com três vítimas, o equivalente a 23% do total registrado no ano. Em seguida, aparecem adolescentes de 15 a 19 anos e mulheres de 25 a 29 e 35 a 39 anos, com dois casos cada. Além disso, a maioria delas é parda (84,62%), seguida por mulheres brancas e pretas, com um caso cada.

Interior concentra maioria dos casos

A análise geográfica indica que o feminicídio é mais frequente fora da capital. Do total de 13 vítimas, 10 ocorreram em municípios do interior, o que representa 76,92% dos registros. Rio Branco concentrou três casos (23,08%).

Entre os municípios com maior número de ocorrências estão Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Outros municípios como Bujari, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre e Senador Guiomard registraram um caso cada.

Outro dado que chama atenção é a proximidade com áreas de fronteira: 53,85% das mortes aconteceram na faixa de fronteira e 46,15% na linha de fronteira, regiões historicamente mais vulneráveis à violência.

Noite é o período mais perigoso

O período noturno concentra a maior parte das ocorrências, com cinco feminicídios (38,46%). A manhã aparece em seguida, com quatro casos, enquanto a madrugada soma três registros. Apenas uma morte ocorreu à tarde.

Quanto aos dias da semana, quartas e sextas-feiras lideram os registros, com maior incidência proporcional. Domingos, sábados e terças também apresentam números elevados, indicando que a violência não se restringe a um padrão específico de dia.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Possível estuprador, homem é encontrado torturado e com cabo de vassoura no ânus em área de mata de Pernambuco

Publicado

em

O homem tinha diversas lesões pelo corpo, indicando que podia ter sofrido uma tortura e foi deixado no local para morrer

Vítima em estado crítico foi levada ao Hospital da Restauração, no Recife; polícia investiga caso que ganhou repercussão nas redes sociais. Foto: captada 

Repercutiu nas redes sociais um vídeo com imagens fortes de um homem encontrado gravemente ferido e com um cabo de vassoura introduzido no ânus. Segundo as informações, a vítima estava em uma área demata da Usina Nossa Senhora do Carmo, no município de Pombos, no interior de Pernambuco. O caso aconteceu no último dia 28 de dezembro.

A identidade da vítima não foi revelado, mas o caso mobilizou equipes de segurança e saúde no município. O homem tinha diversas lesões pelo corpo, indicando que podia ter sofrido uma tortura e foi deixado no local para morrer.

A vítima foi encaminhada em estado crítico para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece sob cuidados médicos intensivos.

Ainda conforme informações preliminares, o homem teria deixado o sistema prisional recentemente e o caso pode está ligado a ocorrências criminais anteriores. No entanto, essas informações não foram confirmadas oficialmente até o momento.

A Polícia Civil instaurou procedimento para apurar o caso.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Roberto Carlos se irrita com conversa em show e vídeo viraliza

Publicado

em

Cantor se incomodou com o falatório e deu sermão em fotógrafos que estavam na frente do palco

Cantor Roberto Carlos • Ettore Chiereguini/AGIF – Agência de Fotografia

O cantor Roberto Carlos, 84, se envolveu em mais uma polemica durante o Caxias Festival, em Duque de Caxias no último domingo (28).

Ele teria se incomodado com a conversa entre os fotógrafos e disse que os tiraria do local.

O vídeo da reclamação viralizou nas redes sociais após a publicação de um influenciador que realiza leitura labial que traduziu a fala do Rei. “Isso não é lugar de bater papo não. Eu tô cantando aqui, se atenta.”

Em seguida, ele aproveitou uma brecha da banda para mostrar a indignação: “Você não quer uma cerveja para bater esse papo aí? Vou mandar tirar você daí. Ei, senhor, você não quer uma cerveja, não?”

O cantor já havia se envolvido em polêmica quando cantou com João Gomes no especial de fim de ano televisionado pela Globo no Natal.

Comentários

Continue lendo