Conecte-se conosco

Cotidiano

Profissionais de medicina e enfermagem passam por qualificação na identificação das novas arboviroses

Publicado

em

Com o surgimento de novos vetores de arboviroses, doenças essas virais, que são transmitidas principalmente por mosquitos e onde os sinais e sintomas são de difícil diagnóstico, profissionais médicos e de enfermagem, participaram na manhã desta quinta-feira (25), de um treinamento para facilitar a identificação da enfermidade com mais precisão, antes do resultado laboratorial.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Rio Branco, ocorreu no auditório do Palácio da Justiça que ficou praticamente lotado pelos profissionais, tendo em vista, que o tema das arboviroses vem preocupando as autoridades.

Para o enfermeiro Thiago de Souza é de suma importância esse estreitamento de informações e interatividade entre os profissionais da saúde, quanto na identificação das arboviroses e suas especificidades.

“Esse momento é um momento de educação permanente. É um momento que os profissionais de saúde, ele sai das unidades de saúde, vem para um espaço como esse e recebe atualizações acerca do cenário epidemiológico das arboviroses e também é o momento de conhecer novas condutas clínicas, manejos clínicos. Esse é o momento de dizer para os profissionais qual é a semelhança e em que momento ele é possível diferenciar”, explicou.

A diretora de Assistência em Saúde da Prefeitura de Rio Branco, Rafaela Brito, essa qualificação é fundamental para que os profissionais tenham mais segurança no manejo clínico da dengue, Zika, Chikungunya e as novas que já estão presentes no estado.

“Toda a rede está sendo qualificada para que a gente tenha uma identificação precoce desses casos, para que a gente não tenha o pior cenário, que é de epidemia. Eles estão sendo qualificados desde o ano passado. Tem feito a diferença nas nossas unidades. Com as medidas e as qualificações, a gente vem percebendo que as pessoas também estão procurando menos, porque estão adoecendo menos, que a gente tem investido na prevenção”, concluiu Rafaela Brito, diretora de Assistência em Saúde.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Ulisses Torres espera regularizações para definir o Rio Branco

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ulisses Torres comanda mais um treino antes da partida de quinta

O técnico Ulisses Torres espera as regularizações dos volantes Tiago e Marlon Costa para definir os titulares do Rio Branco para o confronto diante do São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 29, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.

“Treinamos formamos diferentes, mas o ideal é poder contar com todo o elenco. Ter opções durante a partida é muito importante”, disse Ulisses Torres.

Bolas paradas

O elenco do Rio Branco faz um trabalho de bolas paradas nesta quarta, 29, no José de Melo, e fecha a preparação.

“Realizamos os ajustes necessários. Vamos enfrentar uma equipe com qualidade e por isso a parte tática será fundamental”, comentou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência enfrenta o Humaitá em busca da recuperação

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Kaike(bola) confia na recuperação do Independência

Independência e Humaitá fazem nesta quarta, 28, a partir das 18 horas, no Tonicão, um duelo de favoritos ao título. O Independência vem de derrota na competição e o Humaitá quer conquistar a segunda vitória.

Independência

O técnico Ivan Mazzuia deve realizar mudanças no Independência. Contudo, o treinador deixou para definir os titulares somente no Tonicão.

“Fizemos um jogo muito abaixo contra o São Francisco e a equipe precisa ser mais forte contra o Humaitá”, declarou o treinador do Tricolor.

Humaitá

O Humaitá deve ter as voltas do zagueiro Carlão e do atacante Diguda. Se vencer, o Tourão assume a liderança da fase de classificação do Estadual com 7 pontos.

Trio de arbitragem

Julian Negreiros apita Independência e Humaitá. Os auxiliares serão Antônio Costa e José Costa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Vasco fecha a contratação o atacante Douglas Caé

Publicado

em

Foto divulgação: Douglas Caé deve estrear no Vasco na partida de sábado(30)

A diretoria do Vasco fechou a contratação do atacante Douglas Caé, 38. O atleta atuou pelo Ji-Paraná, de Rondônia, e o Belford Roxo, do Rio de Janeiro, em 2025 e chega na Fazendinha para ser o “homem gol” vascaíno na sequência do Estadual e na Copa do Brasil.

“Os números do Caé são excelentes. Precisamos de um atacante finalizador e fizemos uma contratação importante”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Por duas semanas

O atacante Lekinho sofreu uma lesão no tornozelo direito contra a Adesg e ficará entregue ao departamento médico por duas semanas.

Dois períodos

O elenco do Vasco trabalha em dois períodos nesta quarta, 28, na Fazendinha, e inicia a preparação para o jogo contra o Santa Cruz. A partida será disputada no sábado, 30, às 15 horas, no Tonicão.

Copa do Brasil

O Vasco enfrenta o Velo Clube, de São Paulo, na primeira fase da Copa do Brasil. A CBF realiza nesta quarta, no Rio de Janeiro, o sorteio dos mandos e os vascaínos esperam um sorteio favorável para jogar em casa.

Comentários

Continue lendo