Cotidiano
Profissionais de medicina e enfermagem passam por qualificação na identificação das novas arboviroses

Com o surgimento de novos vetores de arboviroses, doenças essas virais, que são transmitidas principalmente por mosquitos e onde os sinais e sintomas são de difícil diagnóstico, profissionais médicos e de enfermagem, participaram na manhã desta quinta-feira (25), de um treinamento para facilitar a identificação da enfermidade com mais precisão, antes do resultado laboratorial.
O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Rio Branco, ocorreu no auditório do Palácio da Justiça que ficou praticamente lotado pelos profissionais, tendo em vista, que o tema das arboviroses vem preocupando as autoridades.
Para o enfermeiro Thiago de Souza é de suma importância esse estreitamento de informações e interatividade entre os profissionais da saúde, quanto na identificação das arboviroses e suas especificidades.

“Esse momento é um momento de educação permanente. É um momento que os profissionais de saúde, ele sai das unidades de saúde, vem para um espaço como esse e recebe atualizações acerca do cenário epidemiológico das arboviroses e também é o momento de conhecer novas condutas clínicas, manejos clínicos. Esse é o momento de dizer para os profissionais qual é a semelhança e em que momento ele é possível diferenciar”, explicou.
A diretora de Assistência em Saúde da Prefeitura de Rio Branco, Rafaela Brito, essa qualificação é fundamental para que os profissionais tenham mais segurança no manejo clínico da dengue, Zika, Chikungunya e as novas que já estão presentes no estado.
“Toda a rede está sendo qualificada para que a gente tenha uma identificação precoce desses casos, para que a gente não tenha o pior cenário, que é de epidemia. Eles estão sendo qualificados desde o ano passado. Tem feito a diferença nas nossas unidades. Com as medidas e as qualificações, a gente vem percebendo que as pessoas também estão procurando menos, porque estão adoecendo menos, que a gente tem investido na prevenção”, concluiu Rafaela Brito, diretora de Assistência em Saúde.

Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único
Comentários
Cotidiano
Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro
Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite
Comentários
Cotidiano
TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.
A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).
De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.
A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.
O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Você precisa fazer login para comentar.