Acre
Professores prometem radicalizar e acampar em frente a Casa Rosada na próxima semana
Da redação, com ac24horas
Insatisfeito com o Governo, que não acena com a possibilidade de um acordo com a categoria, os professores municipais e estaduais, em greve há 11 dias, prometem radicalizar e a partir da próxima semana acampar em frente a Casa Rosada, escritório oficial do Poder Executivo.
“Nós não vamos recuar, vamos permanecer firme até a vitória”, disse Sandin
De acordo com o comando de greve, na terça-feira (9) uma nova proposta de negociação será levada a votação da categoria e se aprovada entregue a equipe de negociação do Governo, no caso de uma nova recusa por parte do poder público os manifestantes irão acampar em frente a casa Rosada, localizada na Avenida Brasil, centro de Rio Branco.
“O Governo não acena com qualquer possibilidade de negociação para 2013 e agora radicalizou tirando todas as proposta da mesa de negociações, se eles podem radicalizar nós também podemos, na próxima semana representantes dos dois sindicatos, Sinplac, Sintesac e do Comando de Greve vão se reunir e elaborar nova proposta, caso não haja acordo iremos transferir nosso movimento para frente da Casa Rosada e interditaremos a Avenida Brasil, eles vão ter que olhar para nossa cara todos os dias, vão ter que encarar a categoria”, disse João Sandin, presidente do Sinteac.
O movimento grevista entra no seu 11º dia sem qualquer possibilidade de acordo entre o Executivo e grevistas.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.