Acre
Professores não aceitam contraproposta do Governo e greve continua
Apesar da contraproposta da SEE, João afirma que as reivindicações ainda não foram atendidas com plenitude.
Na manhã desta segunda-feira (1º), foi realizada em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na praça Eurico Gaspar Dutra, uma nova assembleia deliberativa com membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) e do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac).
Dentre as pautas de discussão, foi destacado pelo presidente do Sinteac, João Sandir, os motivos que os levaram a realizar a paralisação: a profissionalização dos trabalhadores da escola, a realização de um concurso público para professores e funcionários, a ampliação de vagas do Profuncionário, a criação de uma comissão para discutir a saúde do trabalhador da educação, além de um reajuste salarial no valor de 15%.

Professores se reuniram em frente à Aleac para discutirem a contraproposta do Governo/Foto: Agência ContilNet
Apesar da contraproposta da SEE, João afirma que as reivindicações ainda não foram atendidas com plenitude. Em virtude disto, a paralisação continua. A principal reivindicação da categoria – o aumento salarial de 15% – ainda não foi atendida pela Secretaria de Educação e Esporte (SEE).
“Eles dizem que estão sem dinheiro”, afirma um professor.
O presidente do Sinteac aproveitou a oportunidade para também esclarecer algumas informações dadas pela imprensa acreana que ele julga inverídicas. De acordo com ele, a paralisação teve início dia 20 de junho, uma quinta-feira, e não no dia 25, uma terça-feira, conforme noticiado.
João também afirma que todas as escolas do Estado do Acre aceitaram paralisar suas atividades.
E diz que a região do Juruá, ao contrário do noticiado pela imprensa, não relutou em aderir à greve. “O único local que encontramos dificuldades em iniciar [a paralisação] foi aqui em Rio Branco. Algumas escolas ainda querem funcionar“, afirma.
A paralisação continua, de acordo com os sindicalistas, sem data para cessar.
Comentários
Acre
Chuva intensa supera volume previsto para dezembro e deixa Defesa Civil em alerta em Rio Branco
Precipitação extrema provoca alagamentos em pelo menos 10 bairros e elevação rápida dos igarapés da capital

Foto: Jardy Lopes
Comentários
Acre
Rua da Baixada da Sobral é tomada pela água após forte chuva em Rio Branco

Foto: Instagram
A Rua 27 de Julho, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, ficou tomada pela água após a forte chuva que se iniciou na noite de terça-feira, 16, e segue até a manhã desta quarta-feira, 17.
O volume de água acumulado dificultou a circulação de veículos e pedestres na área e invadiu residências.
Um vídeo publicado pelo perfil Click Acre no Instagram mostra a rua completamente tomada pela água e os quintais das casas alagados.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas já foram registrados 71,8 milímetros de chuva em Rio Branco. Para efeito de comparação, a cada hora tem chovido o equivalente a um dia inteiro do mês de dezembro.
Ainda segundo a Defesa Civil, o volume de precipitação já ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje.


Você precisa fazer login para comentar.