Conecte-se conosco

Acre

Professores e técnicos do Ifac de Xapuri entram em greve por tempo indeterminado

Publicado

em

sinasefeJonanthan Matheus, de Xapuri

Professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Xapuri paralisaram suas atividades por tempo indeterminado na manhã de ontem (22). Os servidores decidiram apoiar o movimento nacional durante uma assembleia realizada com a categoria, no último dia 16. Ao menos 36 professores e 12 técnicos paralisaram suas atividades afetando mais de 800 estudantes matriculados na instituição.

O docente Pedro Henrique, popularmente conhecido como PH, ressalta que as condições de funcionamento do campus do Ifac em Xapuri já seriam motivos suficientes para uma greve.

“Temos um campus que deixa muito a desejar em relação à infraestrutura, só para ter uma ideia, temos apenas dois banheiros funcionando na instituição, sete bebedouros que nem sequer gelam, além de uma enorme deficiência na climatização das salas de aula”, ressalta.

Uma das servidoras que também faz parte do comando de greve, a engenheira florestal Alana Chocorosqui, diz que quase todos os serviços estão paralisados.

“O que ainda está funcionando normalmente na instituição é a parte administrativa, esta infelizmente não se pode fechar, mas em relação às aulas estão todas suspensas por prazo indeterminado”, declarou Chocorosqui.

Ela que ainda acrescentou: “Mas nem por isso nós professores ficamos em casa de braços cruzados, estamos no IFAC todos os dias, manhã e tarde, conversando, planejando e organizando nossas ideias para que assim possamos continuar nossa greve de maneira qualificada e responsável”.

Alana diz ainda que na próxima sexta-feira, professores e técnicos do IFAC irão se reunir com pais, alunos e/ou responsáveis para explicar o motivo da GREVE bem como para acolher possíveis sugestões. Segundo a mesma, as reuniões serão feitas no próprio IFAC.

“Faremos na próxima sexta-feira três reuniões, duas em Xapuri (9h e às 19h) e outra em Brasileia no período da tarde”, finaliza.

Segundo a engenheira, existem várias bandeiras de luta na categoria. “Nós estamos lutando pela melhoria das condições de trabalho, posse do conselho superior, eleição direta para reitor, diretor de campus e diretor administrativo, redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, contratação de docentes para atuar diretamente com alunos especiais, banheiros equipados para atender as necessidades dos deficientes, mais segurança, mais zelo, mais pesquisas e uma melhor alimentação para nossos estudantes, além da antecipação da parcela do aumento previsto para 2015 e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o Instituto Federal do Acre (Ifac) informou que a greve é decorrente de pautas nacionais. Que o instituto iniciou o diálogo com os coordenadores do sindicato em reunião realizada no último dia 16, para debater as pautas locais, onde ficou marcada outra reunião para o próximo dia 30. E que a reitoria respeita o direito de greve e a livre manifestação do pensamento, e irá acolher todas as propostas dos servidores.

CONVITE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

GEFRON recupera motocicleta roubada e prende dois durante operação na fronteira

Publicado

em

Veículo foi localizado na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras e será devolvido ao proprietário

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), recuperou na manhã desta terça-feira (17) uma motocicleta com registro de roubo. O local da ação dos agentes não foi divulgado. Duas pessoas foram presas na ocorrência.

A ação ocorreu durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que tem como foco o combate a crimes transfronteiriços e o reforço da presença das forças de segurança nas regiões de fronteira.

Após a abordagem e a constatação da restrição do veículo, os envolvidos receberam voz de prisão. A motocicleta foi encaminhada para os procedimentos legais e deverá ser restituída ao proprietário.

O Gefron informou que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança, com o objetivo de ampliar a fiscalização e coibir práticas criminosas na faixa de fronteira do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cachorro abre portão sozinho e vira sensação nas redes sociais no Acre

Publicado

em

Vídeo bem-humorado mostra habilidade do pet e diverte internautas

Um cachorro conquistou a internet nesta terça-feira (17) após ser flagrado abrindo sozinho o portão de casa, no interior do Acre. A cena inusitada rapidamente ganhou as redes sociais e arrancou risadas de quem assistiu ao vídeo.

Nas imagens, o animal aparece manipulando o portão com naturalidade, como se já dominasse o mecanismo. A desenvoltura chamou atenção dos internautas, que passaram a elogiar a inteligência e a esperteza do pet.

Durante a gravação, o tutor acompanha a cena e entra na brincadeira. Em tom descontraído, afirma que o cachorro teria “saído para o Carnaval e só voltou no outro dia”, comentário que ajudou a impulsionar ainda mais a repercussão do vídeo.

A publicação gerou uma enxurrada de comentários divertidos. Muitos usuários aproveitaram para compartilhar histórias semelhantes envolvendo seus próprios animais de estimação, reforçando o clima leve da situação.

Com a repercussão, o cachorro acabou ganhando status de “celebridade local”, mostrando que, às vezes, basta uma cena simples e espontânea para conquistar a internet.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apresentação de blocos irá acontecer “com ou sem chuva” nesta terça, garante FGB

Publicado

em

A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.

De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.

A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.

Comentários

Continue lendo