Cotidiano
Professor e diretor de escola estadual em Tarauacá são afastados por suspeita de assédio a alunas
Caso foi revelado após vazamento de conversas entre os profissionais; Secretaria de Educação confirmou afastamento e abriu processo administrativo

Um professor e um diretor de uma escola estadual de Tarauacá, no interior do Acre, foram afastados por suspeita de assédio sexual a alunas. Foto: captada
Um professor e um diretor de uma escola estadual de Tarauacá, no interior do Acre, foram afastados de suas funções por suspeita de assédio sexual a alunas. O afastamento foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na última quinta-feira, dia 18, após o vazamento de conversas no WhatsApp entre os dois em que aparentemente discutiam estratégias para se aproximar de estudantes.
Nas mensagens, às quais a reportagem teve acesso, o diretor pede ao professor contatos de alunas, dizendo: “Você é cheio delas”. O professor responde que vai “agilizar” e menciona o nome de uma aluna. Em seguida, o diretor questiona: “Também quero, só depende de ser sigiloso e ela queira. Você tocou no assunto com ela?”. Em outro trecho, o diretor comenta: “Verdade, e elas precisam de algo, aí que a gente entra”.
A SEE afirmou, em nota, que as mensagens representam “conduta incompatível com o exercício da função” e que os servidores responderão a processo administrativo disciplinar (PAD). A pasta também informou que está em diálogo com as famílias das possíveis vítimas, oferecendo acolhimento e medidas de proteção previstas em lei.

O caso veio a público após o vazamento de conversas no WhatsApp entre os dois profissionais nas quais eles aparentam falar sobre encontros com estudantes. Foto: captada
O caso está sob investigação interna e pode ter desdobramentos nas esferas penal e cível, dependendo do resultado das apurações. A secretaria reforçou o compromisso com a integridade dos estudantes e a rigorosa apuração de denúncias envolvendo profissionais da educação.
Veja abaixo os trechos das conversas:

Conversas entre professor e diretor levaram ao afastamento deles por suspeita de assédio a alunas. Foto: Reprodução

Suposta discussão de professor e diretor sobre táticas para despertar interesse de alunas. Foto: Reprodução

Suposta conversa de professor e diretor cita estudante que terminou ensino médio em escola de Tarauacá. Foto: Reprodução
Nota da SEE
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) informa que, acerca da denúncia envolvendo possível conduta incompatível com o exercício da função por parte de um profissional da rede estadual de ensino.
A SEE já adotou as providências administrativas cabíveis, incluindo o afastamento preventivo do servidor de suas atividades, como medida de proteção à comunidade escolar, e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a devida apuração dos fatos, assegurados o contraditório e a ampla defesa.
Paralelamente, a gestão está em diálogo com as famílias envolvidas, prestando o acolhimento necessário e adotando todas as medidas de proteção previstas na legislação vigente.
Aberson Carvalho de Sousa
Secretário de Educação e Cultura do Acre
Comentários
Cotidiano
DPU convoca aprovados em seleção de residentes em Direito no Acre
A Defensoria Pública da União (DPU) em Rio Branco/AC divulgou nesta terça-feira, 31, a convocação dos candidatos aprovados na seleção de residentes em Direito. A chamada segue o Edital nº 2, de 3 de novembro de 2025, e suas retificações, além da Portaria GABDPGF DPGU nº 1575, de 30 de outubro de 2024.
Entre os convocados para as vagas reservadas de cotas raciais está Maria Julieta Guimarães Sobreira, enquanto na ampla concorrência foi chamado Gabriel Maia de Albuquerque.
Os selecionados devem comparecer presencialmente à sede da Defensoria Pública da União do Acre no dia 6 de abril de 2026, das 9h às 17h, com documentos pessoais, comprovantes de residência, dados bancários, informações sobre saúde, diplomas de graduação e pós-graduação, currículo e registro na OAB, quando aplicável.
Mais informações podem ser obtidas pelos números: (68) 2106-7802 e (68) 99221-1089.
Comentários
Cotidiano
União Acreana goleia Cabo Verde e se aproxima da classificação na Go Cup
O União Acreana goleou o Cabo Verde por 6 a 1 nesta terça, 31, em Aparecida de Goiânia, Goiás, e se aproximou da classificação para a Série Ouro da Go Cup 2026. Os gols acreanos foram marcados por Arthur Migues(3), Lukinhas, Miguel Jucá e Lucas Bertoni.
“Conquistamos uma vitória e ainda estamos na luta para avançar na Série Ouro. Não dependemos somente do nosso resultado, mas chegamos na última rodada com boas possibilidades”, avaliou o técnico Erismeu Silva.
Fecha 1ª fase
O União Acre enfrenta o BSB Asmetro nesta quarta, 1º de abril, a partir das 8 horas(hora Acre) e fecha a participação na primeira fase do torneio.
Comentários
Cotidiano
Gilson Doria e Sara Castro são campeões do Aquathlon 2026
Gilson Doria, no masculino, e Sara Castro, no feminino, conquistaram nesse domingo, 29, no Espaço Primor, o título do Aquathlon, primeiro evento da Federação Acreana de Triathlon(FATRI) na temporada de 2026.
“Conseguimos realizar um grande evento para marcar a abertura das competições em 2026. Tivemos uma prova bem diferente, com chuva e isso ampliou os desafios dos atletas”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.
Próxima prova
Segundo Cláudia Pinho, o próximo evento da temporada será o Duathlon programado para o dia 31 de maio.
Pódio do masculino
1º Gilson Doria
2º Guilherme Pedrogão
3º Bruno Lira
4º Vitor Martins
5º Fernando Nascentes
Pódio do feminino
1º Sara Castro
2º Mirla Rodrigues
3º Yara Moreira
4º Dalvanir Alves
5º Alcione Costa
Revezamento geral
1º Girgleidson Brilhante/Patrícia Maciel
2º Caio Amorim/Maria Moreira
3º Evanira de Souza/Leonardo Di Lucca
4º Cid Nogueira/ Alysson Reissileno
5º Rafael Zanatta/Phablo Bertoldo


Você precisa fazer login para comentar.