Geral
Produtos da China se torna o principal fornecedor no comércio de Cobija em 2024
Assessoria Técnica do Comércio Exterior (IBCE), explicou o impressionante crescimento das importações dos produtos chineses, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024, deixando Brasil e Chile de fora

Os indicadores também revelam uma mudança notável nos países de origem das importações do departamento amazônico de Pando. Anteriormente, o Brasil era o principal fornecedor. Foto arquivo
Vários produtos deixaram de ser importado do Brasil, como também do Chile nos últimos anos, agora é comprado direto da China e dos Estados Unidos, e vem aumentando muito. Essa mudança nos países fornecedores reflete uma dinâmica do mercado internacional, segundo IBCE.
A procura de importações de vários produtos da China, para o departamento de Pando, tem um crescimento impressionante em comparação com administrações anteriores, segundo o Instituto Boliviano de Comércio Exterior, impulsionada por uma variedade de fatores económicos e comerciais no comércio de Cobija.
Embora as razões exatas para este crescimento ainda não estejam definidas, algumas teorias fazem sentido lógico. As exportações das fábricas chinesas estão avançando muito rápido, mais do que se esperava pela IBCE.
Em contato com a reportagem, Rommel W. Saavedra Durán, chefe da Unidade de Assessoria Técnica do Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), o mesmo explicou o impressionante crescimento das importações dos produtos chineses ao departamento de Pando, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024, deixando Brasil e Chile fora das importações para o departamento de Pando.
Segundo Saavedra Durán, os produtos que tiveram um aumento notável nas suas importações na atual administração representam um aumento de nove vezes em relação a 2022, onde a participação dos produtos chineses foi mínima e/ou quase nula.
Produtos importados no primeiro trimestre
Partes de celulares, incluindo smartphones e outros dispositivos móveis (celulares), bem como dispositivos para emissão, transmissão ou recepção de voz, imagem ou outros dados: Em comparação a 2022, cresceram 603% em volume e 947% em valor.
Fogões de cozinha, ou fogões a gás e outros combustíveis: Foram os que cresceram em 2022, um aumento de 11.393% em volumes e 7.457% em valor. Fogões eléctricos para uso doméstico; Em comparação com a gestão de 2022, as importações dispararam 567% em volume e 1.033% em valor.
Estes três produtos, em valor comercial, contribuem em 83% de todas as importações realizadas no comercio de Pando/Cobija. “É interessante os produtos chineses, porque em 2022 as ações eram zero, e na atual administração 2024, com as importações de celulares, representam mais de 600%, um aumento de quase 10,9 vezes em volume e 947% em valor, só com celulares com diversas marcas”, destacou Saavedra Durán.

O impressionante crescimento das importações dos produtos chineses, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024. Foto arquivo internet
Além disso, a importação de utensílios de cozinhas também apresentou aumentos significativos. Por exemplo, as importações de cozinhas cresceram mais de 11% em comparação com anos anteriores.
Saavedra Durán confirmou que o aumento das importações pode ser atribuído a vários fatores, incluindo preços mais baixos na China, procura sazonal e escassez de dólares, e vários aspectos do enorme mercado para os produtos.
“Pode ser primeiro pela questão do preço, tenho visto que as importações aumentaram muito na China, são produtos que são baratos, então possivelmente é por causa dessa situação. Também pode ser devido à procura sazonal, em relação ao gasóleo, que está ligada à escassez de dólares”, disse o responsável do IBCE.
A análise dos dados revela um panorama de crescimento considerável das importações de produtos no departamento de Pando/Cobija, durante o primeiro trimestre de 2024, impulsionado por diversos fatores econômicos e comerciais.
Importações do Brasil e do Chile vem diminuindo significativamente no Departamento de Pando
Os indicadores também revelam uma mudança notável nos países de origem das importações ao departamento amazônico de Pando. Anteriormente, o Brasil era o principal fornecedor, porém, em 2024 observa-se um aumento significativo nas importações da China e dos Estados Unidos.
“Vários produtos deixaram de ser importado do Brasil, como também do Chile nos últimos anos, agora é comprado direto da China e dos Estados Unidos, e vem aumentando muito. Essa mudança nos países fornecedores reflete uma dinâmica do mercado internacional”, afirmou o Chefe da Unidade de Assessoria Técnica do IBCE.

Em 2022 foram importados apenas 9 produtos diferentes, enquanto em 2023 aumentou para 110 produtos. Para o primeiro trimestre de 2024 são registrados 61 produtos importados, refletindo o crescimento em relação às gestões passadas da Unidade de Assessoria Técnica do Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE). Esta tendência sugere um crescimento contínuo na diversificação e quantidade de produtos importados para Pando, o que poderá ter um impacto significativo na economia regional.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.