Conecte-se conosco

Geral

Produtos da China se torna o principal fornecedor no comércio de Cobija em 2024

Publicado

em

Assessoria Técnica do Comércio Exterior (IBCE), explicou o impressionante crescimento das importações dos produtos chineses, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024, deixando Brasil e Chile de fora

Os indicadores também revelam uma mudança notável nos países de origem das importações do departamento amazônico de Pando. Anteriormente, o Brasil era o principal fornecedor. Foto arquivo

Vários produtos deixaram de ser importado do Brasil, como também do Chile nos últimos anos, agora é comprado direto da China e dos Estados Unidos, e vem aumentando muito. Essa mudança nos países fornecedores reflete uma dinâmica do mercado internacional, segundo IBCE.

A procura de importações de vários produtos da China, para o departamento de Pando, tem um crescimento impressionante em comparação com administrações anteriores, segundo o Instituto  Boliviano de Comércio Exterior, impulsionada por uma variedade de fatores económicos e comerciais no comércio de Cobija.

Embora as razões exatas para este crescimento ainda não estejam definidas, algumas teorias fazem sentido lógico. As exportações das fábricas chinesas estão avançando muito rápido, mais do que se esperava pela IBCE.

Em contato com a reportagem, Rommel W. Saavedra Durán, chefe da Unidade de Assessoria Técnica do Instituto  Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), o mesmo explicou o impressionante crescimento das importações dos produtos chineses ao departamento de Pando, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024, deixando Brasil e Chile fora das importações para o departamento de Pando.

Segundo Saavedra Durán, os produtos que tiveram um aumento notável nas suas importações na atual administração representam um aumento de nove vezes em relação a 2022, onde a participação dos produtos chineses foi mínima e/ou quase nula.

Produtos importados no primeiro trimestre

Partes de celulares, incluindo smartphones e outros dispositivos móveis (celulares), bem como dispositivos para emissão, transmissão ou recepção de voz, imagem ou outros dados: Em comparação a 2022, cresceram 603% em volume e 947% em valor.

Fogões de cozinha, ou fogões a gás e outros combustíveis: Foram os que cresceram em 2022, um aumento de 11.393% em volumes e 7.457% em valor. Fogões eléctricos para uso doméstico; Em comparação com a gestão de 2022, as importações dispararam 567% em volume e 1.033% em valor.

Estes três produtos, em valor comercial, contribuem em 83% de todas as importações realizadas no comercio de Pando/Cobija. “É interessante os produtos chineses, porque em 2022 as ações eram zero, e na atual administração 2024, com as importações de celulares, representam mais de 600%, um aumento de quase 10,9 vezes em volume e 947% em valor, só com celulares com diversas marcas”, destacou Saavedra Durán.

O impressionante crescimento das importações dos produtos chineses, além da mudança nos países fornecedores durante o primeiro trimestre de 2024. Foto arquivo internet

Além disso, a importação de utensílios de cozinhas também apresentou aumentos significativos. Por exemplo, as importações de cozinhas cresceram mais de 11% em comparação com anos anteriores.

Saavedra Durán confirmou que o aumento das importações pode ser atribuído a vários fatores, incluindo preços mais baixos na China, procura sazonal e escassez de dólares, e vários aspectos do enorme mercado para os produtos.

“Pode ser primeiro pela questão do preço, tenho visto que as importações aumentaram muito na China, são produtos que são baratos, então possivelmente é por causa dessa situação. Também pode ser devido à procura sazonal, em relação ao gasóleo, que está ligada à escassez de dólares”, disse o responsável do IBCE.

A análise dos dados revela um panorama de crescimento considerável das importações de produtos no departamento de Pando/Cobija, durante o primeiro trimestre de 2024, impulsionado por diversos fatores econômicos e comerciais.

Importações do Brasil e do Chile vem diminuindo significativamente no Departamento de Pando

Os indicadores também revelam uma mudança notável nos países de origem das importações ao departamento amazônico de Pando. Anteriormente, o Brasil era o principal fornecedor, porém, em 2024 observa-se um aumento significativo nas importações da China e dos Estados Unidos.

“Vários produtos deixaram de ser importado do Brasil, como também do Chile nos últimos anos, agora é comprado direto da China e dos Estados Unidos, e vem aumentando muito. Essa mudança nos países fornecedores reflete uma dinâmica do mercado internacional”, afirmou o Chefe da Unidade de Assessoria Técnica do IBCE.

Em 2022 foram importados apenas 9 produtos diferentes, enquanto em 2023 aumentou para 110 produtos. Para o primeiro trimestre de 2024 são registrados 61 produtos importados, refletindo o crescimento em relação às gestões passadas da Unidade de Assessoria Técnica do Instituto  Boliviano de Comércio Exterior (IBCE). Esta tendência sugere um crescimento contínuo na diversificação e quantidade de produtos importados para Pando, o que poderá ter um impacto significativo na economia regional.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Mulher é encontrada morta em via pública no bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima sofreu mal súbito em frente à própria residência e não apresentava sinais de violência, segundo perícia

Uma mulher identificada como Gercilândia Carneiro da Silva, de 50 anos, foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (23), na Rua Carambola, bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco.

De acordo com informações de familiares, a vítima era dependente química e estava em tratamento contra tuberculose. Ela caminhava pela rua quando, ao chegar em frente à própria residência, passou mal e caiu desacordada.

Populares que presenciaram a situação acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. No entanto, ao chegar ao local, a equipe médica constatou que a mulher já estava sem vida.

Policiais militares do 1º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica. Em análise preliminar, não foram identificados sinais de violência no corpo.

Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos que irão apontar a causa da morte.

O caso poderá ser investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em terreno abandonado no bairro Belo Jardim 1, Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira (23), policiais da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar recuperaram uma motocicleta com registro de roubo em um terreno abandonado na entrada do Ramal do Bambu, bairro Belo Jardim 1, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo a PM, durante patrulhamento de rotina, a guarnição recebeu uma denúncia de que dois indivíduos teriam escondido uma motocicleta no local na noite anterior, levantando suspeitas de que o veículo era produto de crime.

Com o apoio de outra equipe, os policiais realizaram buscas no terreno e localizaram uma Honda Fan cinza, modelo 2023, placa SQQ2B30. Após consulta ao sistema, foi confirmado que a motocicleta estava com restrição de roubo, registrada no último sábado (22).

Nenhum suspeito foi encontrado no local, e não houve prisões relacionadas à ocorrência. A motocicleta foi apreendida e encaminhada à 2ª Regional da Polícia Civil, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, onde os procedimentos legais serão realizados.

O caso segue em investigação para identificar os responsáveis pelo roubo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motocicleta utilizada em “grau” no elevado de Rio Branco é apreendida pela Polícia Civil

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe da Delegacia da 4ª Regional e Rio Branco, identificou e conduziu à delegacia o jovem que aparece em imagens realizando manobras perigosas com uma motocicleta no elevado Mamédio Bittar, em frente à AABB, na capital acreana.

As imagens do condutor empinando o veículo e colocando em risco a própria vida e a de terceiros começaram a circular na noite do último domingo, 22, em veículos de comunicação e redes sociais, gerando grande repercussão entre a população.

Após tomarem conhecimento do caso, os investigadores iniciaram diligências e conseguiram identificar o suspeito em curto espaço de tempo. O jovem foi localizado e conduzido à unidade policial, onde prestou esclarecimentos.

De acordo com a Polícia Civil, a motocicleta utilizada nas manobras foi apreendida e estava escondida na casa de parentes do envolvido.

O condutor foi ouvido pelo delegado Remullo Diniz, responsável pelo caso, e as medidas legais cabíveis estão sendo adotadas. A Polícia Civil reforça que ações dessa natureza configuram infrações graves e colocam vidas em risco, e que seguirá atuando de forma firme para coibir práticas ilegais no trânsito da capital.

Comentários

Continue lendo