Procura por atendimento eleitoral aumenta nos últimos dias de prazo

Por volta das 6h30 desta segunda-feira, 2, dezenas de pessoas já aguardavam a abertura dos portões do Fórum Eleitoral de Rio Branco, na expectativa de receberem senha para o atendimento. É que quarta-feira, 4, é o último dia para o eleitor solicitar o primeiro título, revisão ou transferência de domicílio eleitoral, e quem não buscou atendimento com antecedência está sendo obrigado a enfrentar filas.

Por esta razão, o Juízo Eleitoral da 10ª Zona emitiu a Portaria 01/2016, que dispõe sobre o atendimento ao público de 2 a 4 de maio, período em que serão distribuídas 330 senhas por dia, podendo a quantidade ser ampliada, de acordo com a capacidade diária.

O horário de atendimento é de 8h às 17 horas, sem intervalo para o almoço. Uma média de 280 eleitores têm sido atendidos por dia no espaço nas últimas três semanas. No sábado, 30, houve atendimento especial de 8h às 14 horas, quando foram atendidos 300 eleitores. Nesta segunda-feira, as senhas foram esgotadas ainda pela manhã.

Para ser atendido, o eleitor precisa comparecer ao Fórum Eleitoral de Rio Branco ou do interior, portanto identidade, CPF e comprovante de endereço. Quem estiver pendente com a Justiça Eleitoral e não conseguir regularizar o título a tempo não poderá votar nas Eleições de 2016.

O Cadastro de Eleitores está aberto desde novembro de 2014 (após o segundo turno das Eleições) e fechará no dia 4 de maio, obedecendo a Resolução 23.466/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que diz que o cadastro fecha nos 150 dias que antecedem o pleito.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima