Conecte-se conosco

Cotidiano

Primo de Chico Mendes é transferido com infecção pulmonar para Rio Branco

Publicado

em

Raimundão, seringueiro e ativista histórico, foi levado do Hospital de Xapuri ao Pronto-Socorro da capital; doença crônica foi agravada por exposição à fumaça na produção de borracha

A transferência buscou garantir tratamento intensivo e especializado não disponível em Xapuri. Foto: cedida 

O seringueiro e ativista ambiental Raimundo Mendes de Barros, 74 anos, conhecido como Raimundão e primo do lendário Chico Mendes, foi transferido na noite desta quarta-feira (17) do Hospital de Xapuri para o Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele luta contra uma infecção pulmonar agravada por uma doença crônica desenvolvida após décadas de exposição à fumaça em defumadeiras de borracha – somada ao histórico de tabagismo.

Acompanhado por um dos filhos e transportado pelo SAMU, Raimundão chegou consciente à capital, acenando da maca durante o registro feito pela família.

Em resposta a reportagem, Ronaira Barros, uma das filhas do seringueiro, contou que o pai estava esperando a transferência durante o dia, mas a transferência ocorreu apenas às 23h.

“O Samu daqui de Xapuri está quebrado e esperamos uma unidade que viesse de outro município. Esperamos uma ambulância de Capixaba para levá-lo”, relatou ela.

A filha de Raimundão também explicou que, na avaliação da família, a estrutura da unidade em que ele estava não era suficiente para o quadro e, por isso, pediram transferência para Rio Branco.

“A gente sabe que hospital de interior, infelizmente, não tem tratamento adequado e aí fica ali só dando antibiótico e, às vezes, o remédio não é o adequado, pelo menos é o que parecia. O sobrinho do meu pai, que é médico, se preocupou muito, porque temos um histórico de problemas respiratórios na família”, acrescentou.

Ainda conforme Ronaira, a saturação sanguínea de Raimundão estava muito abaixo do que o indicado e ele precisou fazer o uso de oxigênio externo, mas na manhã desta quinta-feira (18) ele teve uma leve melhora.

“Com a idade, de 80 anos, o quadro crônico requer uma atenção bem especial. Tem que ter um cuidado específico. Já fizeram coletas de sangue e uma a tomografia e não teve nenhuma piora por causa da transferência e fiquei sabendo agora que tiraram o oxigênio dele. Provavelmente, graças a Deus, a faturação deu uma melhorada”, ponderou ela.

Sua condição mobiliza comunidades extrativistas e ambientalistas, dado seu papel histórico na luta pela preservação da Floresta Amazônica e pelos direitos dos povos da floresta. A transferência buscou garantir tratamento intensivo e especializado não disponível no interior.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo