Geral
Primeira semana de novembro será mais chuvosa por todo país
A primeira semana de novembro começa com previsão de chuva na maior parte do país. Os fluxos de umidade ficam concentrados no centro-norte, mas são esperados temporais entre o Norte do país, o interior do Nordeste e grande parte do Sudeste. O centro-sul do país deve ter predomínio de pancadas irregulares de chuva e temperaturas altas.
O começo da semana deve ser marcado por tempo nublado e poucas aberturas de sol na região Sudeste, mas com previsão de o tempo melhorar até o final de semana. Enquanto isso, a região Sul pode esperar mais sol por todas as áreas, mas com chuvas regulares por toda a semana – podendo até mesmo chover granizo em determinadas cidades.
Começa nesta segunda (1º) nova etapa da vacinação contra febre aftosa
Crianças de até 9 anos estão adoecendo mais por vírus respiratórios
No Centro-Oeste as condições climáticas são as mesmas, com expectativa de chuvas intensas ao longo da semana, aumentando a umidade e os riscos de alagamentos em algumas áreas. A região Nordeste apresenta condições para sol durante a semana inteira, mas com alguns períodos de chuva principalmente nas áreas mais litorâneas da região. No Norte do país, a previsão é de sol forte intercalando períodos de chuva em algumas localidades, mas sem expectativas para chuvas fortes como nas demais regiões do país.
Nos estados onde o clima está mais propenso ao frio, a temperatura pode ficar abaixo dos 12ºC, como é o caso de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; enquanto nos locais onde o sol será mais presente a temperatura deve ficar acima dos 30ºC, a exemplo do Pará, Bahia e Alagoas. Nos demais estados, a temperatura fica em torno dos 20ºC. Todas as previsões fazem parte de dados compilados pela Somar Meteorologia.
Comentários

Geral
Servidores da Ageac participam do 1º Seminário sobre regulação e legislação
Mais de 20 servidores do governo do Acre participaram do 1º Seminário da Agência Reguladora de Serviços (Ageac), evento de capacitação, que esclareceu sobre as principais atualizações legislativas que impactam nas operações regulatórias da instituição. O evento, que ocorreu nesta sexta-feira, 22, no auditório do Acreprevidência, em Rio Branco, teve como tema: Nivelamento sobre Regulação e a Legislação, e foi voltado para os servidores da agência.

Servidores da Ageac puderam se atualizar acerca das principais atualizações no âmbito das ações realizadas na agência. Foto: Cedida
“Com esse treinamento, as equipes podem melhorar a prestação dos serviços públicos. No decorrer do seminário, os palestrantes compartilharam experiências que vão servir para facilitar as tarefas práticas no dia a dia da gestão pública”, pontuou o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão.
O evento contou com a participação da servidora Rosângela Albuquerque, além de diversos palestrantes que abordaram questões relevantes. O ouvidor da Ageac, Cícero de Souza, discursou sobre os principais aspectos da regulação.

Presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, também participou da ação. Foto: cedida
Engenheiro eletricista, Leonardo Carneiro, abordou a Lei Complementar nº 278, que trata da regulação, controle e fiscalização, competências da Ageac. O engenheiro sanitarista, Júlio Cesar Pinho Mattos, palestrou sobre a temática da Regulação da Prestação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico.
A gestora do Planejamento da Ageac, Natalie Messias, abordou os objetivos da regulação e a função da ouvidoria.
Os servidores e prestadores de serviço da Ageac participaram e compartilharam suas experiências, e aprofundaram entendimentos sobre como as leis impactam suas tarefas diárias. Através da capacitação de seus colaboradores, o governo do Acre aprimora a eficiência da gestão pública na prestação de serviços à população.
Comentários
Geral
Opera Acre realiza cirurgias em Plácido de Castro, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul neste final de semana
Neste final de semana, 23 e 24, o governo do Estado promove um mutirão de cirurgias com o objetivo de reduzir o tempo de espera e diminuir as filas reprimidas na área da saúde. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e acontece nos municípios de Plácido de Castro, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, como parte do Programa Opera Acre.

Programa Opera Acre realizando 17 cirurgias gerais em Plácido de Castro. Foto: Ascom/Sesacre
Em Plácido de Castro, 17 pacientes, a maioria crianças, estão passando por cirurgias gerais. Simultaneamente, em Senador Guiomard, dez pacientes estão sendo submetidos a cirurgias de hemorroidas e fístulas. Além disso, em Cruzeiro do Sul, procedimentos mais complexos, como histerectomia vaginal e períneoplastia, estão sendo realizados pelo Opera Acre.

Chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento. Foto: Odair Leal/Sesacre
A chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento, destacou a importância do programa: “O Opera Acre está em pleno vapor, descentralizando o serviço, tirando de dentro da cidade e operando nos municípios, melhorando assim a qualidade de vida dos atendidos. O paciente não precisa mais se deslocar para Rio Branco, muitas vezes sem ter onde ficar. Desde o início do projeto, estamos fazendo cirurgias no interior”.
Atualmente a demanda de cirurgia geral em Plácido de Castro é zero. Shirley Nascimento explica que foram realizadas na quinta-feira, 21, consultas para 30 pacientes dos municípios de Capixaba, Acrelândia e Plácido de Castro, e 17 deles foram diagnosticados para realização do procedimento cirúrgico.

“A equipe está operando esses pacientes simultaneamente”, disse Shirley Nascimento. Foto: Ascom/Sesacre
“Hoje, a equipe está operando esses pacientes simultaneamente. Continuamos operando em Senador Guiomard todas às terças-feiras, cirurgias de laqueaduras, e todos os sábados cirurgias de proctologia (hemorroidas e fístulas). Também em Cruzeiro do Sul, as cirurgias estão sendo realizadas em todas as terças, quintas e sábados, uma média de 15 pacientes por semana em cirurgias ginecológicas pelo Opera Acre,” completou a chefe da Regulação de Cirurgias.

Secretário de saúde, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou o compromisso do governo em melhorar o acesso à saúde: “Este mutirão é uma demonstração do nosso empenho em reduzir as filas de espera e garantir que os pacientes recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. O Programa Opera Acre tem sido fundamental para descentralizar os serviços de saúde e promover a qualidade de vida dos cidadãos acreanos”.
Comentários
Geral
Thiago Souza recebe proposta do São Paulo e “desiste” do Rio Branco

Foto Manoel Façanha: Diretoria sonha com elenco competitivo para tentar o acesso
A diretoria do Rio Branco anunciou Thiago Souza como treinador para a temporada de 2024. Contudo, o técnico não virá para o Estrelão na próxima temporada.
“O Thiago recebeu uma proposta para trabalhar no Sub-15 e por isso não irá assumir o Rio Branco. Vamos avaliar toda situação e encontrar um nome para comandar a equipe”, explicou o presidente Valdemar Neto.
Mudança no planejamento
De acordo com Valdemar Neto, o planejamento para a próxima temporada foi bastante alterado.
“Tínhamos a intenção de começar a preparação em dezembro com Thiago Souza. Fizemos a alteração e agora seremos obrigados a trocar o técnico”, afirmou o dirigente.
Calendário cheio
O Rio Branco vai disputar as Copas Verde e do Brasil, Campeonato Estadual e Brasileiro da Série D em 2024.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
GIRO detém grupo que planejavam arrombar comércios em Brasiléia
-
Cotidiano2 dias atrás
Luto no Esporte – Walewska enviou mensagem para o marido antes de cair do 17º andar, diz boletim de ocorrência
-
Extra1 dia atrás
Menor é apreendido após investigação da Polícia Civil de Brasileia por envolvimento em série de assaltos
-
Acre1 dia atrás
Padrasto que estuprou e engravidou criança de 11 anos no AC é condenado a mais de 20 anos; bebê morreu
-
Acre1 dia atrás
Apostador do Calafate fatura R$ 45 mil na Mega Sena
-
Acre2 dias atrás
No Acre, sexta-feira será quente mas com possibilidade de chuvas; confira
-
Geral1 dia atrás
Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças
-
Cotidiano2 dias atrás
Flamengo pode jogar mais uma final com dois goleiros diferentes