Extra
Primeira noite de Carnavale supera expectativa e bandas regionais animam foliões
A organização do Carnavale 2023 com certeza está de parabéns. Os foliões lotaram a praça Ugo Poli no centro da cidade e o cantor Álamo Kario marcou sua presença em mais uma edição, abrindo oficialmente a festa, sendo o único cantor que esteve em todas os carnavais fora de época de Brasiléia.
Muitos foliões estão sendo esperados para este sábado, dia 1º de julho, quando a banda baiana Jamil e Umas Noites, estará se apresentando. Estão sendo esperados muitos turistas de cidades vizinhas como Xapuri, Assis Brasil, Rio Branco, Epitaciolândia, dobrando o número de foliões na praça.
O governador do Acre, Gladson Cameli é uma das presenças esperadas no evento, juntamente com muitos políticos convidados para o evento. O Carnavale é um dos maiores eventos que já está inserido no calendário de festas no Acre, sendo esperado no meio de cada ano.
a prefeita Fernanda Hassem falou das barreiras enfrentadas no início do ano com a enchente, mas, que o município precisava de um evento para aquecer o mercado nas mais diversas áreas. “Quero agradecer a parceria com o governo do Estado, na pessoa do governador Gladson Cameli, que sempre está de abraços abertos para ajudar, do deputado Tadeu Hassem, Ambev, além dos muitos patrocinadores que estão aqui conosco”, destacou.
Vários meios de comunicação como o ac24horas, Contilnet, TV Rio Branco, entre outros da capital e local, vieram fazer a cobertura. Veja imagens e entrevista da primeira noite.
Comentários
Extra
Secretários de Brasiléia são homenageados por excelência na gestão municipal
O Instituto Líder Brasil realizou, nesta sexta-feira (13), no Mezcla Eventos em Rio Branco, a cerimônia de entrega de certificados aos secretários Chiquinho Chaves (Comunicação), e Suly Guimarães (Assistência Social), de Brasiléia, em reconhecimento à excelência na gestão municipal.
O prêmio, concedido anualmente com base em pesquisas populares, celebra o trabalho de excelência em diversas categorias. Em 2024, apenas 22 personalidades em todo o Acre foram homenageadas – e Brasiléia se destacou com quatro nomes entre os premiados, incluindo áreas como política, empreendedorismo e administração pública.
Em seu discurso, a secretária Suly Guimarães destacou o apoio da família e da equipe, afirmando. “Sou grata a Deus pela minha família, que é meu alicerce. Sempre busquei aproveitar as oportunidades. Obrigado prefeito Carlinhos do Pelado por me confiar e essa missão e a ex-prefeita Fernanda Hassem, onde fiz parte da gestão por oito anos. A premiação é um orgulho não só para mim, mas para toda a nossa equipe, que trabalha com dedicação no município”, disse ela.
O secretário Chiquinho Chaves também expressou gratidão, destacando o trabalho coletivo. “A Deus sejam dadas todas as honras e glórias. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Agradeço à ex-prefeita Fernanda Hassem e ao prefeito Carlinhos do Pelado por me permitir fazer parte de uma gestão comprometida. Nossa comunicação em Brasiléia é, sem dúvida, uma das melhores do Acre, graças a profissionais dedicados que entregam resultados positivos à população. Esse prêmio é de todos nós!”, comemorou.
O prefeito Carlinhos do Pelado não pôde comparecer ao evento devido ao fechamento da BR 317, mas enviou mensagens de congratulação. “Parabenizo nossos secretários por esse merecido reconhecimento. Toda a nossa equipe é formada por profissionais competentes, e essas conquistas reforçam o trabalho sério que desenvolvemos em Brasiléia”, enfatizou.
O Instituto Líder Brasil já realizou premiações em outros estados este ano e após o Acre, seguirá para finalizar a etapa na Região Norte. A iniciativa busca valorizar gestores e servidores que se destacam no serviço público, incentivando boas práticas e transparência na administração.
Entre os homenageados de Brasiléia estão, além de Chiquinho Chaves e Suly Guimarães, outros dois nomes que serão confirmados conforme divulgação oficial.
A cerimônia reforçou o compromisso da Prefeitura de Brasiléia com uma gestão eficiente e próxima da população, consolidando o município como referência no Acre.
Comentários
Extra
Produtores rurais poderão bloquear BR-317 mais vezes em protesto contra ação do ICMBio na Resex
Manifestantes pedem devolução de gado apreendido e fim de embargos aplicados por órgãos ambientais
Cerca de 100 produtores rurais, incluindo mulheres e crianças, realizaram nesta sexta-feira (13) um protesto com bloqueio parcial da BR-317, no entroncamento de acesso a Xapuri, no Acre. A manifestação, inicialmente marcada para as 8h, teve início apenas por volta das 11h, após momentos de tensão entre os manifestantes e as forças de segurança.
O ato foi motivado por ações recentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, que resultaram no embargo de áreas e apreensão de animais, o que produtores alegam afetar diretamente seus meios de subsistência.
Para conter o protesto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contou com apoio da Força Nacional e da Polícia Federal. A orientação era evitar o bloqueio total da rodovia e garantir o direito de ir e vir. Apesar do alerta de possível uso de força e de agentes químicos como gás lacrimogêneo e spray de pimenta, os manifestantes chegaram a ocupar a pista.
Após negociações mediadas por representantes da PRF, uma comissão formada por três manifestantes foi até o posto policial, onde ficou acertado que o bloqueio funcionaria em sistema de “janela”, permitindo a passagem de veículos a cada hora, com prioridade para ambulâncias, transporte de doentes, animais e alimentos perecíveis.
Durante os intervalos de liberação, houve momentos de exaltação e palavras de ordem contra o governo federal e órgãos ambientais. Um dos principais apelos dos manifestantes é a devolução do gado apreendido pelo ICMBio, além de medidas que amenizem as multas impostas.
Até o início da noite, o bloqueio começava a ser desmontado, mas os líderes do protesto não confirmaram se novas manifestações ocorrerão no fim de semana ou nos próximos dias.
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico SRP nº 16/2025
1. OBJETO
Registro de Preços para confecção de material promocional (kit de campo ali) para atender às necessidades do órgão gerenciador do registro de preços, conforme condições especificadas neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 27 de junho de 2025 às 10:45h;
Início da sessão de disputa de preço: 27 de junho de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 12 de junho de 2025.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico SRP nº 17/2025
1. OBJETO
Registro de Preços para agenciamento de atrações artísticas culturais (regional, interestadual ou internacional) e produção de projetos e eventos culturais do calendário anual do Órgão Gerenciador do Registro de Preços e eventuais parceiros conforme condições especificadas neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 24 de junho de 2025 às 15:45h;
Início da sessão de disputa de preço: 24 de junho de 2025 às 16:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 12 de junho de 2025.
Você precisa fazer login para comentar.