Geral
PRF e PC prendem uma pessoa e apreendem drogas e um veículo em Capixaba
No início da tarde desta quinta-feira (6), em nova ação conjunta, as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Civil (PC) realizaram a prisão de um motorista com vários tipos de drogas. O flagrante ocorreu no Km 140 da BR-317, no município de Capixaba (AC).
Por volta das 13h30min, agentes da PRF e PC realizavam fiscalização na rodovia federal quando os policiais ordenaram que um condutor parasse. O motorista estava sozinho, durante a entrevista policial apresentou várias contradições às perguntas a ele formuladas e ficou visivelmente nervoso. Diante da suspeição, os policiais realizaram uma inspeção veicular e localizaram debaixo dos bancos traseiros vários tabletes contendo substâncias com características de skunk e cocaína, que foi confirmada no teste preliminar.
Diante do flagrante delito, o condutor de 20 anos de idade confessou que foi contratado por R$ 1 mil para levar a mercadoria ilícita da fronteira com a Bolívia até a capital acreana. Os entorpecentes (2,09 Kg de cloridrato de cocaína, 2,075 Kg de pasta-base de cocaína e 5,470 Kg de skunk) e o veículo foram apreendidos e o viajante recebeu voz de prisão.
Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Tráfico
De acordo com o Art. 33 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Tráfico – SISNAD, além da multa, a pena varia de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos de reclusão, para quem, dentre outros, importar, exportar, remeter, preparar, produzir, vender, expor à venda, oferecer, transportar, trazer consigo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com a legislação. Ainda, diante do Art. 40 da mesma Lei, a pena poderá ser aumentada de um sexto a dois terços se o entorpecente for de origem ou tiver destinação estrangeira, caracterizando o tráfico transnacional de drogas.
Comentários

Geral
MPAC recebe vereadora vítima de agressões verbais durante sessão da Câmara de Bujari
Na segunda-feira, 30, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, recebeu a vereadora do município do Bujari, Eliane Abreu, vítima de agressão verbal durante uma sessão da Câmara Municipal, ocorrida na última sexta-feira, 27. Eliane veio acompanhada de sua filha Bruna Souza e da presidente do Conselho Estadual das Mulheres, Geovana Castelo Branco.
A parlamentar relatou que durante a discussão de um projeto de lei em que se posicionou contrária ao governo municipal, o vereador Gilvan de Souza proferiu agressões verbais e fez ameaças de agressão física a sua pessoa.
Após ouvir o relato da vereadora, o procurador-geral manifestou solidariedade e colocou o Centro de Atendimento a Vítima (CAV), órgão auxiliar do MPAC que acolhe prioritariamente vítimas de violência de gênero, à disposição.
O chefe do MP acreano ressaltou, ainda, o posicionamento da instituição em repudiar qualquer tipo de violência contra mulheres.
“A orientação do Ministério Público é muito clara com relação à proteção dos direitos de qualquer cidadão, sobretudo, das mulheres. Sabemos que ainda há muito o que avançar na nossa sociedade em relação ao combate à violência de gênero, já que existe um histórico de discriminação ainda latente em nossa sociedade e precisamos corrigir isso. Nos solidarizamos com a vereadora e reafirmamos o nosso compromisso institucional de acompanhar o caso e velar pela rápida e correta apuração dos fatos.”, disse.
Eliane Abreu ressaltou que não foi a primeira vez que sofreu agressões de colegas homens no plenário e que a situação reflete os desafios que as mulheres enfrentam no dia-a-dia da política. A vereadora também agradeceu o apoio que tem recebido das instituições e colegas.
“Agradeço ao Ministério Público por ter me recebido. Tenho tido muito apoio das instituições e, principalmente, de colegas parlamentares. A gente tem levantado essa pauta para nos fortalecer e para que outras mulheres não passem por isso”, afirmou.
Hudson Menezes – Agência de Notícias do MPAC
Comentários
Geral
Tchê é exonerado da Produção para que possa ser empossado como deputado estadual
O governador Gladson Cameli publicou na edição desta terça-feira, 31, a exoneração do Secretário de Produção e Agronegócio (Seprod), Luis Tchê.
A saída do deputado pedetista é provisória e só deve durar, no máximo, dois dias. A exoneração, a pedido do próprio Tchê, tem como justificativa a posse para mais um mandato de deputado estadual, que ocorre nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Tchê foi reeleito na eleição de outubro do ano passado para com 7.390 votos.
O parlamentar toma posse, participa da eleição da mesa diretora que ocorre no mesmo dia, e deve pedir afastamento do mandato no dia seguinte e retornar ao comando da produção acreana. Sua vaga, enquanto estiver como secretário de estado, vai ser ocupada pelo seu suplente, Marcus Cavalcante, também do PDT.
Comentários
Geral
Governo do Estado alinha estratégias para potencializar ações
Em reunião virtual, eles também debateram o reforço no relacionamento com a bancada federal
Em reunião virtual, nesta segunda-feira, 30, diversos secretários de Estado debateram o alinhamento de estratégias de governo, além do reforço no relacionamento com a bancada de parlamentares federais do estado. O objetivo é potencializar a ação do governamental.

Da esquerda para a direita, chefe da Repac, Ricardo França, e secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni. Foto: Dilma Tavares/Ascom Repac
Participaram do encontro o chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Ricardo França; o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni; os secretários de Governo, Alysson Bestene; de Fazenda, Rômulo Grandidier; de Planejamento, Ricardo Brandão; e de Administração, Paulo Roberto Correia; além do procurador-geral do Estado, Marcos Antônio Santiago Motta.
O chefe da Repac, Ricardo França, destacou a importância da reunião explicando que “quanto mais o governo conversa e alinha decisões, mais acerta nas ações e quem ganha é a população, que, ao final, é para quem trabalhamos”.
Ele também definiu como fundamental a parceria com a bancada parlamentar do estado, “na busca do objetivo comum, que é garantir melhorias para o nosso Acre”.
“A união da equipe e o alinhamento das estratégias do governo é determinação do governador Gladson Cameli, para potencializar a ação governamental e fazer com que os avanços e melhorias planejadas cheguem efetivamente para a população”, reforçou o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni. Ele está tratando de assuntos do governo em Brasília e, nesta segunda, se encontrou com o chefe da Repac.
Também participaram do encontro outros integrantes das secretarias como o secretários adjuntos da Segov, Luiz Calixto; da Fazenda, José Amarísio Freitas; e de Administração, Guilherme Duarte.
Comentários
- Acre2 dias atrás
Em Brasiléia: vídeo de briga entre dois homens viraliza na internet com o tema “tudo por causa de um banho”
- Acre1 dia atrás
Dois chilenos são presos por briga e por causarem congestionamento na ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia
- Flash1 dia atrás
Polícia boliviana prende dois Brasileiros envolvido nos roubos da cidade de Cobija-Pando
- Acre1 dia atrás
MPF quer fim da imposição de padrões em colégios militares do Acre
- Flash9 horas atrás
Um peruano e um boliviano são presos com mais de duas toneladas de drogas rumo ao Brasil
- Acre1 dia atrás
Sociedade segura é sociedade próspera, diz Coronel Ulysses
- Extra9 horas atrás
Homem sofre tentativa de homicídio a tiros em Epitaciolândia e fica em estado grave
- Acre1 dia atrás
Estado inicia planejamento anual de obras públicas nos batalhões da PM