Acre
Previsões apontam chuvas dentro da média e enchente é descartada por enquanto
Medição das 6 horas da manhã de domingo, 13, indicava que o nível das águas do rio Acre apresentava 11,75m. A média de janeiro é de 9,57m e mesmo faltando quase dois metros para chegar à cota de alerta, o monitoramento em toda a bacia do Alto e do Baixo Acre é realizado diariamente pela Defesa Civil Estadual.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as previsões apontam chuvas dentro da média. “A água vem toda do Riozinho do Rôla, região onde estão mais concentradas as chuvas”, diz o coordenador João Oliveira. Ontem, 14, o Riozinho estava em 13,03m, quase dois metros acima do Rio Acre. Já em Assis Brasil, por exemplo, o nível está em 5,82m, muito baixo. O perigo é se estivesse acontecendo chuvas na região da fronteira, enchendo o rio Purus. A situação está tranquila”.
De acordo com relatórios, o nível do rio poderá subir mais na quinta-feira, mas não acontecerá uma enchente. “Estamos em alerta, porque ainda tem mais chuva para fevereiro e março. A média de chuva para janeiro é de 278 mílimetros e atingimos a metade. Estão dentro do previsto. É o esperado para o mês e estamos no padrão. Segundo o Sipam e o Sivam, que nos transmitem relatórios, as previsões apontam que entre os dias 17 e 18 o rio chegará à média máxima de 12,25m. Depois disso, apresentará vazante e chegará à 11,14m. Então ele irá se manter na faixa que está. Mas isso pode mudar a qualquer momento, é uma previsão de longa escala”, disse o coordenador.
Já o metereologista Davi Friale afirma que irá acontecer um transbordamento nas regiões mais baixas. “Uma mudança repentina ocorreu de domingo para ontem, com chuvas intensas que caíram na bacia do riozinho do Rôla. Tendo em vista essa inesperada chuva, muita água será jogada para o Rio Acre e essa semana terá um transbordamento nas regiões mais baixas. Houve um recuo repentino da zona de convergência do Atlântico Sul”.
EVELY DIAS – A Gazeta
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.