fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Presos voltam a rejeitar café da manhã e alimento é novamente doado para abrigos, hospitais, maternidade e moradores de rua

Publicado

em

Ao todo, já foram doados cerca de 8 mil kits de café da manhã, almoço e janta. Greve de fome de presos começou na segunda-feira (2).

Mais de 1, 2 mil kits com pães e café com leite que foram recusados por presos foram doados a venezuelanos que estão morando em um abrigo em Rio Branco e crianças do Educandário Santa Margarida. Os detentos entraram no terceiro dia de greve de fome após a direção do Iapen decidir suspender as visitas íntimas nos presídios acreanos.

Comida rejeitada por presos é doada para abrigos, hospitais, maternidade e moradores de rua no AC — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Os cerca de oito mil kits de comida que foram recusadas pelos presos do Complexo Penitenciário Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco, foram doados para abrigos, hospitais, Maternidade Bárbara Heliodora e para moradores de rua da capital.

Os detentos começaram a rejeitar os alimentos na segunda-feira (2), no FOC, devido à suspensão das visitas. O movimento se espalhou para o Presídio Antônio Amaro e a Unidade Feminina. Porém, nesta terça (3), policiais penais encontraram grande quantidade de comida armazenada dentro das celas.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que foram recusados, desde segunda, cerca de 3,4 mil kits de café da manhã, outros 2,3 mil de almoços e 2,3 mil de janta.

Ao todo, já foram doados cerca de 8 mil kits de café da manhã, almoço e janta — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Os locais que receberam as doações foram o Educandário Santa Margarida, o Lar do Vicentino, casa de abrigo de familiares de dependentes químicos, casa de recuperação, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), venezuelanos que estão morando em um prédio abandonado em Rio Branco e moradores de rua atendidos pelo projeto ‘Amigo Solidário’. Além de acompanhantes, pacientes e funcionários de hospitais e da maternidade.

“É uma medida administrativa em face do não desperdício do material que não pode deixar de ser produzido, porque a gente tem que oferecer ao preso. Uma vez ele negando, a gente faz essa doação e escolhe os locais com base nos critérios de necessidade. A gente tem instituições de caridade, e também as pessoas em situação de rua”, afirmou o diretor-presidente do Iapen, Lucas Gomes.

Presos anunciaram greve de fome na segunda (2), após Iapen suspender visitas. Policiais encontraram farofa em garrafas pet, pão, iogurte, bolacha, refrigerante e outros alimentos.

Visitas suspensas

As visitas foram suspensas no último fim de semana, após bilhetes com planos de uma fuga em massa serem achados nas celas. Os detentos planejavam outra fuga semelhante a que houve no dia 20 de janeiro, quando 26 presos fugiram do pavilhão l do FOC. Destes, 14 foram recapturados e 12 segue livres.

Nesta terça (3), o instituto decidiu manter suspensas as visitas nos pavilhões onde os presos anunciaram greve de fome. Portanto, a suspensão continua nos pavilhões: B, D, E, O E P do FOC.

No Antônio Amaro, presos dos pavilhões 2 e 4 não vão receber visitas. Na Unidade Feminina apenas as detentas do pavilhão Alamanda ficam sem visitas. Nas demais unidades prisionais e pavilhões a visita segue normalmente.

Parentes de presos protestaram novamente nessa terça (3) em frente do FOC — Foto: Arquivo pessoal

Protesto

Familiares dos presos voltaram a protestar nessa terça (3) contra a suspensão das visitas. Desta vez, o ato ocorreu em frente do FOC, e terminou por volta das 19h30.

“Tem preso passando mal, desmaiando, estamos ouvindo eles batendo panelas, nas grades e gritando. Está um desespero. Os agentes disseram que não tem operação, mas quem está aqui fora viu que entraram duas viaturas, ouvimos gritos. Estamos preocupadas, só queremos uma solução. Ameaçaram a gente”, disse Jéssica Barreto.

Na segunda, mulheres, mães e outros familiares de presos exigiram a volta de alguns direitos e fizeram a manifestação para chamar atenção do governo. O Batalhão de Trânsito esteve nos pontos de protestos para tentar garantir a fluidez do tráfego, que ficou lento.

________________

Em nota publicada hoje pelo (Iapen), as visitas nos presídios de Rio Branco permanecem suspensas. A decisão é do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), que emitido nesta terça-feira (4).

________________

Sem visita estão os pavilhões B, D, E, O e P do Complexo Penitenciário, a Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco (Antônio Amaro Alves): pavilhões 02 e 04; e a Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco: pavilhão Alamanda.

Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:

1. Considerando a continuidade da greve de fome promovida por presos do Sistema Penitenciário Acreano e a preocupação do Governo do Estado do Acre com a segurança pública e a manutenção da ordem.

2. A direção do Iapen resolve manter a suspensão das visitas nesta quarta-feira, 04, nos seguintes pavilhões/unidades que se encontram em greve de fome:

Complexo Penitenciário de Rio Branco: pavilhões B, D, E, O e P;

Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco (Antônio Amaro Alves): pavilhões 02 e 04;

Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco: pavilhão Alamanda;

3. Os demais pavilhões e unidades receberão visitas normalmente em decorrência de terem retornado ao ambiente de normalidade.

Rio Branco – Acre, 03 de março de 2020

Lucas Gomes

Presidente do Iapen

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo