fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Presos denunciam agressões durante banho de sol em presídio de Rio Branco; MP investiga tortura

Publicado

em

Pelo menos 9 presos do pavilhão D do complexo ficaram feridos durante intervenção do Gpoe no banho de sol da última terça-feira (23). Iapen-AC afirmou que presos desobedeceram ordem e foi preciso fazer uso progressivo da força.

Cerca de nove presos do pavilhão D do Complexo Prisional de Rio Branco denunciaram ao Ministério Público do Acre (MP-AC) que foram agredidos por policiais penais durante o banho de sol no último dia 23. A denúncia foi feita para a 4ª Promotoria Criminal do MP-AC.

O responsável pela promotoria, promotor Tales Tranin, foi na unidade prisional na ultima quinta (25) e conversou com os detentos. Com os relatos, Tranin solicitou que as acusações sejam investigadas pelo Grupo de Combate à Tortura, que tem atribuição para apurar esse tipo de denúncia.

“Falaram que houve uma invasão do Gpoe [Grupo Penitenciário de Operações Especiais] durante o banho de sol do pavilhão D na parte da manhã. Encontrei um senhor no pavilhão D com o braço quebrado e disse que, na confusão, ele caiu e quebrou o braço. Encontrei os outros presos no pavilhão C, que é do corretivo. Além de fazerem isso, ainda colocaram os reeducando no corretivo por 10 dias”, explicou o promotor.

As equipes da 4ª Promotoria Criminal fotografaram os ferimentos dos presos para ajudar nas investigações. Segundo o promotor, foram solicitadas as imagens da área onde houve a confusão, feita a perícia no material e os presos passaram por exames de corpo de delito.

“Tem um monte de gente ralada, com marca de tiro de borracha, com marca de tiro na orelha, na perna. Não é nada de frente, tem uma pessoa que levou um tiro atrás da orelha, ou seja, já estava correndo, fugindo da confusão. Não é nada de legítima defesa”, afirmou.

Em nota, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirmou que foram feitos disparos de bala de borracha após os policiais perceberam uma movimentação suspeita entre os presos e pediram que o grupo fosse para uma área de revista. Contudo, os detentos teriam resistido à ordem e houve o ‘uso progressivo da força’.

O grupo de intervenção foi solicitado para ajudar na contenção dos presos. Com a correria, o Iapen-AC afirma que um detento foi pisoteado, mas não se feriu gravemente. “O Iapen afirma que os policiais penais agiram dentro dos procedimentos de segurança e os feridos receberam o devido atendimento médico. Também foram abertos procedimentos administrativos para apurar o caso”, destacou.

G1

Comentários

Continue lendo

Acre

Associação Nacional de Imprensa reivindica luta pela liberdade de expressão

Publicado

em

Na Bolívia, a subjugação de terras produtivas, a destruição de florestas e riquezas naturais devido à extração mineral levaram à perseguição de líderes, jornalistas e à intimidação dos meios de comunicação.

As violações da liberdade de imprensa persistem na Bolívia. Foto: Assessoria

Em adesão ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993, seguindo uma recomendação adotada pela Conferência Geral da UNESCO em 1991, a Associação Nacional de Imprensa (ANP) exige a Liberdade de Expressão como requisito para defender o meio ambiente, tema escolhido em 2024, para refletir sobre o trabalho jornalístico e as campanhas de desinformação.

Este ano, a UNESCO dedica a sua atenção à importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da atual crise ambiental global que se expressa nas alterações climáticas, na perda de biodiversidade e na poluição. Da mesma forma, manifesta a sua preocupação com informações falsas que distorcem a ciência. esforços para alertar sobre esses riscos.

Na Bolívia, a ANP, que representa os principais jornais, alerta que a invasão de terras produtivas, a destruição de florestas e riquezas naturais devido à extração descontrolada de minerais preciosos tem levado à perseguição de líderes sociais, a atos de violência contra jornalistas e intimidação contra a mídia.

A UNESCO considera que o trabalho, a coragem e a perseverança dos jornalistas na cobertura destas questões são cruciais porque trabalham na linha da frente da luta coletiva pela saúde do planeta. “Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, reconheçamos e celebremos o seu trabalho para nos ajudar a construir um futuro melhor”, afirma.

Comentários

Continue lendo

Acre

Semulher realiza palestra sobre combate à violência doméstica a estudantes de Rio Branco

Publicado

em

Por

Alunos do curso de Psicologia da Unimeta assistiram, na manhã desta sexta-feira, 3, na sede do estabelecimento em Rio Branco, a uma palestra sobre a importância do combate à violência doméstica contra as mulheres. Profissionais da equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) explicaram aos universitários a atuação da pasta na rede de proteção à mulher no Acre, divulgando os canais de denúncia.

“Precisamos da união de toda a população”, reiterou Dandara Viana, psicóloga da Semulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Ainda durante a ação, as técnicas explicaram como as possíveis vítimas de violência podem buscar ajuda, além de detalhar como são realizadas as campanhas e os serviços oferecidos pela secretaria às meninas e mulheres do estado.

A psicóloga da Semulher, Dandara Viana, frisou que a tarefa é feita aos poucos e com consistência. “É um trabalho de formiguinha. Precisamos da união de toda a população, para que juntas consigamos garantir que a política de promoção alcance aquelas que mais precisam”, reiterou.

“Nosso trabalho é conscientizar a mulher de que ela não tem culpa. Temos que trabalhar isso cada vez mais, para que ela denuncie. Temos a lei do nosso lado”, diz Ellen Souza, assistente social da Semulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Já a assistente social da Semulher, Ellen Souza, falou sobre o ciclo de violência, observando que o rompimento desse ciclo não é feito de um dia para o outro, por envolver, além de medo, crenças infundadas. “Nosso trabalho é conscientizar a mulher de que ela não tem culpa. Temos que trabalhar isso cada vez mais, para que ela denuncie. Temos a lei do nosso lado. É um direito nosso”, reitera.

Acadêmica Camila Albuquerque (à direita): “Saímos daqui mais esclarecidas”. Foto: Franklin Lima/Semulher

A universitária Camila Albuquerque entende que o tema é de suma importância para a disseminação das informações. “Agradeço pelo trabalho da Semulher e tenho certeza de que saímos daqui mais esclarecidas e conscientes de que não somos culpadas”, afirmou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Saneacre amplia rede de abastecimento de água do Bujari contemplando mais de 140 famílias

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), em parceria com a Prefeitura do Bujari, empreende um projeto essencial para a comunidade local. Mais de 140 famílias residentes no Loteamento Maia e no bairro João Borges estão sendo beneficiadas com a implantação da rede de abastecimento de água.

A implatanção da rede de abastecimento é financiada com recursos próprios de arrecadação do Saneacre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre.
A implantação da rede de abastecimento é financiada com recursos próprios de arrecadação do Saneacre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Essa parceria estratégica permite ao Saneacre realizar a instalação das tubulações e ligações hidráulicas, enquanto a prefeitura se comprometeu com o asfaltamento das vias. “Essas ações garantem não apenas o acesso à água tratada, mas também a melhoria da infraestrutura urbana”, observa o presidente do Saneacre, José Bestene.

Com a implantação das ligações de água, os moradores contarão com melhor qualidade de vida, saúde e dignidade, além de agregar maior valor imobiliário às residências locais, movendo a economia e o desenvolvimento urbanístico.

Nesta sexta-feira, 3, a obra entrou em fase de conclusão. Ao todo, serão cerca de 1.054 metros de redes subterrâneas que levarão água potável aos residentes das localidades beneficiadas. A previsão é de que a obra seja concluída na próxima terça-feira, 7.

José dos Santos, morador há 10 anos na Rua São Rafael, é um dos beneficiados pela ação governamental. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

José dos Santos, morador há 10 anos na Rua São Rafael, destaca seu contentamento com a ação governamental: “É muito importante para nossa comunidade. Esperava tanto por essa hora e agora tá chegando; parabéns, água é vida e esperança”.

Financiado com recursos próprios de arrecadação do Saneacre, com a contrapartida do Município, que cedeu uma retroescavadeira, o empreendimento conjunto representa um marco significativo para os bujarienses, evidenciando o comprometimento do Saneacre e da prefeitura com o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo