Cotidiano
Preso monitorado por tornozeleira eletrônica é morto a tiros em Rio Branco
Dheyme Marques dos Santos, de 23 anos, passava de bicicleta na Rua Onorio Alves, no Bairro Quinze, quando foi baleado por criminosos em um carro. Vítima morreu no local do crime.

Dheyme Marques dos Santos caiu em frente de uma igreja evangélica do bairro Quinze e morreu. Foto: Reprodução
O preso monitorado por tornozeleira eletrônica Dheyme Marques dos Santos, de 23 anos, foi assassinado a tiros na noite dessa sexta-feira (15) na Rua Onorio Alves, no Bairro Quinze, em Rio Branco. A vítima estava em uma bicicleta quando foi baleado por suspeitos que estavam em um carro.
Após ser ferido, Dheyme dos Santos ainda correu e caiu em frente de uma igreja evangélica do bairro, onde morreu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e confirmou a morte da vítima.
De acordo com informações da polícia, Dheyme estava trafegando de bicicleta pela travessa quando foi surpreendido por membros de uma organização criminosa que se aproximaram em um veículo modelo Gol, de cor vermelha. Os criminosos desceram do carro armados e efetuaram vários disparos contra a vítima. Mesmo ferido, Dheyme conseguiu correr cerca de 100 metros, mas caiu em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular do Quinze, onde os agressores o alcançaram e efetuaram mais três tiros na cabeça. Após a execução, os autores fugiram do local.
Os criminosos fugiram após os disparos. A Polícia Militar isolou a área, coletou informações e fez buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso até a manhã deste sábado (16).
Comentários
Cotidiano
Secretaria de Agricultura promove curso de formação de barista para cafeicultores e técnicos acreanos
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza nos dias 10 e 11 um curso de formação de barista, profissional especializado no preparo e na extração do café. A iniciativa é voltada a produtores rurais e técnicos da cadeia produtiva do café.
A capacitação é realizada em Rio Branco, no auditório da Seagri, e tem como objetivo fortalecer a qualidade e a valorização do grão produzido no estado, permitindo que produtores e técnicos aprofundem conhecimentos sobre extração, preparo e análise sensorial da bebida, além de técnicas utilizadas no preparo de cafés especiais.
Nesta primeira etapa, o curso é destinado a produtores atendidos pela Seagri e indicados pelo Sebrae, reunindo 12 cafeicultores de diferentes municípios acreanos, entre eles Acrelândia, Porto Acre, Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Os participantes atuam na produção de cafés especiais.
Para o produtor Lucas Santos, de Brasileia, a capacitação representa uma importante iniciativa de qualificação para aprimorar conhecimentos e agregar valor ao produto.
“Isso é uma oportunidade muito grande para nós, produtores. Além de produzir o café, estamos tendo a chance de aprender mais sobre o trabalho no pós-colheita e entender melhor o grão que estamos entregando ao consumidor. Esse conhecimento ajuda a valorizar ainda mais o nosso café e melhorar as oportunidades de comercialização”, destacou.
A programação também incluirá um momento de capacitação voltado aos técnicos que acompanham a cadeia produtiva do café no estado, fortalecendo o suporte prestado aos produtores e contribuindo para o desenvolvimento do setor.
A formação é ministrada pela barista Helga Andrade, de Minas Gerais, reconhecida nacionalmente por sua atuação na área de cafés especiais.
“Ao aprender sobre o trabalho do barista, os produtores passam a conhecer melhor o próprio café e entender qual perfil de consumidor é atendido por cada produto. Isso contribui para agregar mais valor à produção, fortalecer o reconhecimento do café do Acre e estimular o sentimento de pertencimento dos produtores, permitindo que a cafeicultura do estado evolua e leve esse café para diferentes regiões do Brasil e do mundo”, afirmou.
A engenheira agrônoma Michelma Lima, responsável pelo Núcleo da Cafeicultura da Seagri, ressalta que a formação também contribui para aproximar os produtores do consumidor final.
“Esse curso é essencial, porque aproxima quem produz de quem consome. Os produtores aprendem métodos de extração e preparo que permitem apresentar o café da melhor forma, valorizando ainda mais o produto cultivado no estado”, explicou.
Segundo Michelma, os cafeicultores acreanos já vêm se destacando pela qualidade da produção. “Nossos produtores já estão obtendo cafés de qualidade superior. O curso vem justamente para fortalecer esse processo, ajudando a expressar na xícara os sabores e aromas diferenciados desses grãos e ampliando as oportunidades de valorização no mercado”, acrescentou.
A secretária de Estado de Agricultura, Temyllis Silva, observou que iniciativas como essa contribuem para fortalecer ainda mais a cafeicultura acreana e ampliar as oportunidades para os produtores.
“A ideia é fortalecer cada vez mais a cultura do café no estado. É uma atividade que vem crescendo muito e ganhando adesão dos produtores. Com iniciativas como o curso de qualidade do café, promovido pelo governo do Estado, conseguimos agregar valor à produção e impulsionar a cafeicultura acreana”, ressaltou.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
FADE atualiza calendário de eventos e próxima competição será o Open de Wrestling

Foto FADE: Open de Wrestling será a segunda competição da temporada
Depois da realização da Seletiva para o Campeonato Brasileiro de Vôlei Sub-18 nesse fim de semana, em Cruzeiro do Sul, a Federação Acreana do Desporto Escolar(FADE) atualizou o calendário de eventos para a atual temporada. A próxima competição será o Open de Wrestling no dia 21 deste mês nas categorias Sub-14 e 18.
“Temos um calendário com muitas competições e em todos os meses do ano a FADE vai promover atividades. Esse é um passo importante para o crescimento do esporte escolar do Estado”, afirmou o presidente da FADE, João Renato Jácome.
Inscrições até o dia 15
As inscrições para o Open de Wrestling poderão ser realizadas até o próximo dia 15.
“Vamos fazer a competição nos dois naipes e estamos trabalhando para termos um número de estudantes/atletas expressivo”, declarou João Renato Jácome.
Comentários
Cotidiano
Craques do Futuro enfrenta o América Mineiro fora de casa no Brasileiro Sub-20

Foto Sueli Rodrigues: Craques do Futuro tem mais um grande desafio no torneio nacional
A equipe das Craques do Futuro enfrenta o América Mineiro nesta quarta, 11, a partir das 13 horas(hora Acre), na Arena Frimisa, em Santa Luzia, Minas Gerais, pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20. Os dois times estrearam de maneira bem diferente no torneio e para as acreanas o confronto significa recuperação.
Craques com mudanças
A técnica Neila Rosas comandou um treinamento leve nesta terça, 10, no CT do América Mineiro, e vai realizar mudanças no time acreano. Contudo, a treinadora deixou para divulgar as titulares somente momentos antes da partida.
“Algumas peças não funcionaram na partida de estreia e vamos mudar. Teremos um time mais forte na marcação”, declarou Neila Rosas.
Trio mineiro
Francielly Fernanda Lima apita América Mineiro e Craques do Futuro. Erica Mara da Silva e Andressa Oliveira serão as auxiliares.





Você precisa fazer login para comentar.