fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Presidente e Servidores da Câmara de Brasileia participam de Seminário de Prevenção e Combate à Corrupção no MPAC

Publicado

em

Por Fernando Oliveira - ASCOM

Visando dar mais transparência às contratações públicas e zelo no trato dos recursos públicos,  o Vereador Presidente Rogério Pontes e os Servidores da Câmara de Vereadores de Brasileia, Chefe do Setor de Compras e Licitações Francisco Alves, Controladora Interna Vanicia Batista e a Chefe de Ata, Larissa Bandeira, participaram na quinta-feira,11, na sede do Ministério Público em Rio Branco do Seminário de Prevenção e Combate à Corrupção alusivo ao Dia Internacional de Enfrentamento a corrupção instituído em 09 de dezembro de 2003.

O evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social e Controle da Evasão Fiscal e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Corrupção(GAECC).

A programação contou com dois painéis temáticos, o primeiro “O papel dos controles internos na melhoria da gestão pública”, que teve como palestrante Superintendente da Controladoria Geral da União no Acre, Ciro Jônatas de Souza Oliveira. O debatedor foi o procurador de Contas do MP, João Izidro de Melo Neto e a mediação do painel foi feita pelo promotor de Justiça Fernando Régis Cembranel.

O segundo painel “Suscetibilidade a fraude e corrupção nas aquisições realizadas por meio de dispensa de licitação” que foi proferida pelo Superintendente da Controladoria Geral da União no Acre, Ciro Jônatas de Souza Oliveira e pelo Secretário do Tribunal de Contas da União no Estado, Jorge Luiz de Moraes Fonseca. O debatedor deste painel foi o juiz de Direito Fábio Alexandre Costa de Farias com a mediadora do debate da promotora de Justiça Patrícia Paula dos Santos.

A atividade teve como objetivo central orientar agentes públicos sobre questões relacionadas a possíveis ilegalidades na gestão de processos licitatórios e contratos, bem como abordar a importância do controle interno na administração pública.

A procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, participou da abertura. Em sua fala, reafirmou o compromisso do MPAC contra a corrupção.

“Hoje é um dia muito importante para o Ministério Público, para as instituições de estado e a sociedade, pois, em referência ao último dia 9, Dia Internacional de Enfrentamento à Corrupção, e já em referência ao dia 14, Dia Nacional do Ministério Público, o MPAC se une aos parceiros que compõem o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção (Focco), para promover esse seminário”, disse.

Kátia Rejane disse ainda que a corrupção é um mal que afeta a sociedade, pois prejudica a prestação dos serviços públicos, o desenvolvimento social e econômico, a dignidade dos cidadãos e o convívio social, comprometendo a vida das gerações atuais e futuras.

Para o Presidente da Câmara de Brasileia, Rogério Pontes, é importante para os gestores de recursos públicos, participar deste tipo de seminário do MPAC porque há atualizações e mudanças legislativas onde tem que se cumprir a Lei. Por isso se faz necessário ter conhecimentos para dar maior transparência na administração pública.

 “Considero importante para os representantes do nosso município participar deste tipo de formação e trocas de experiências com os membros do Ministério Público do Estado, adquirindo mais conhecimento na área de administração pública, porque sempre está havendo mudanças na Legislação e temos que cumprir a Lei. Como presidente da Câmara e toda a nossa equipe de Licitações e Controle Interno temos que estar atentos, porque a cada dia também a sociedade anseia por maior transparência e zelo no trato dos recursos públicos e essa é a nossa missão responsabilidade dar essa resposta aos órgãos competentes e a população em geral”, enfatizou o Vereador Presidente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem de 27 anos é morto a tiros em Assis Brasil; Polícia suspeita de acerto de contas

Publicado

em

João Antônio Oliveira de Lima, de 27 anos, foi assassinado na noite deste domingo, 13, no Bairro Bela Vista, em Assis Brasil, município localizado a 330 km de Rio Branco, capital do Acre. O crime ocorreu por volta das 21h, quando moradores relataram ter ouvido disparos e, ao verificar, encontraram o corpo de João caído na rua.

Equipes de socorro e da polícia foram acionadas, mas ao chegarem ao local, constataram que a vítima já estava sem vida. João foi alvejado nas costas, em um crime que, segundo os primeiros relatos, apresenta características de execução.

O Instituto Médico Legal de Brasiléia foi chamado para realizar a perícia e o transporte do corpo até Rio Branco, onde passará por exames forenses.

A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, mas as investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo homicídio e apurar a motivação exata do crime. Mais informações poderão ser divulgadas conforme o caso avança.

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão entre motocicletas mata mulher em Sena Madureira; vítima havia saído do trabalho

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito, ocorrido na madrugada deste domingo, 13, tirou a vida de Rosângela Oliveira, funcionária de uma tradicional hamburgueria de Sena Madureira, no interior do Acre.

De acordo com informações preliminares, Rosângela estava retornando para casa em uma motocicleta quando, no cruzamento das ruas Augusto Vasconcelos e Cunha Vasconcelos, foi atingida por outra moto. A colisão foi violenta e ela morreu no local devido aos ferimentos.

Os dois ocupantes da outra motocicleta também ficaram feridos, receberam atendimento médico e foram levados para a delegacia para prestarem esclarecimentos. As circunstâncias que levaram ao acidente estão sendo investigadas pelas autoridades locais.

Rosângela era conhecida na comunidade e estava voltando do trabalho no momento da tragédia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae selecionou 50 negócios inovadores para programa de aceleração Acre for Startups

Publicado

em

Selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado

Nesta quinta-feira (10), o Sebrae no Acre realizou a abertura do programa Acre For Startup com a apresentação dos 50 negócios e iniciativas de grande potencial selecionados para participar do programa intensivo de pré-aceleração.  Os selecionados participarão de capacitações e mentorias focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado.

De acordo com o gestor de Inovação do Sebrae no Acre, Jorge Freitas, 176 empresas se inscreveram para participar do programa, número maior que as expectativas, e de seis cidades do estado. Essa é a primeira fase do processo com previsão de duração de dois meses. “Os 20 melhores modelos de negócios serão classificados para a segunda etapa, onde serão acelerados e receberão uma Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6.500 mensais, cada, durante seis meses”, afirmou.

Com essa iniciativa, o Sebrae busca promover a competitividade e o amadurecimento de negócios inovadores e tecnológicos, bem como dar o suporte para esses empreendedores possam tirar as ideias de negócios do papel e começar a fazer uma prática de mercado.

Uma das empresas selecionadas foi o Chamaí App, um aplicativo multisserviços que visa facilitar o processo de contratação entre o prestador de serviço e quem deseja contratá-lo. “Minhas expectativas são as melhores. O Acre For Startup será um grande portal que vai oportunizar conhecimentos essenciais para estruturar o negócio, de forma segura para que eu possa evoluir de forma escalonada”, afirmou a CEO da empresa, Tais Oliveira.

O diretor municipal de Tecnologia da Prefeitura de Rio Branco, Manoel de Jesus Lima Ferreira, participou do evento é destacou a importância do programa para apresentar ideias e soluções que vão contribuir com a comunidade. “É muito gratificante saber que as ideias que estão vindo daí, elas serão aproveitadas pela cidade”, frisou.

Os projetos selecionados apresentam soluções para os segmentos da saúde, agricultura, alimentação, educação e impacto social. A lista com as statups selecionadas estão disponíveis no site https://bit.ly/m/acreforstartups2024

Comentários

Continue lendo