Conecte-se conosco

Acre

Presidente do TJAC fala sobre a importância da conciliação em aula inaugural da formação “Conciliar Aprendiz”

Publicado

em

Formação é feita pela Escola do Poder Judiciário e destinada a acadêmicos de graduação em Direito das faculdades Uninorte e Unama

Levando em consideração que órgãos públicos desempenham um papel fundamental na promoção de cursos para acadêmicos contribuindo para a formação e aprimoramento profissional dos estudantes, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), abriu, nesta quarta-feira, 10, a formação “Conciliador Aprendiz”.

Com parcerias firmadas com a Faculdade da Amazônia de Rio Branco (UNAMA) e União Educacional do Norte (Uninorte), o Poder Judiciário do Acre destinou a atividade, exclusivamente, para acadêmicos da área do Direito para oferecer oportunidades de aprendizado prático, networking com profissionais da área e acesso a recursos que nem sempre estão disponíveis nas salas de aula tradicionais.

A iniciativa foi idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Resolução n.°125/2010, com objetivo de ampliar a capacitação na área da pacificação social, voltada as pessoas que atuam no sistema de justiça, incluindo estagiárias e estagiários. Nesse caso, com o “Conciliador Aprendiz”, os participantes ficarão habilitados a atuar, no período correspondente ao curso de Direito, em quaisquer juizados, vinculados ou não a Núcleo de Prática Jurídica ajudando a suprir demandas por profissionais qualificados em setores específicos, estimulando o desenvolvimento econômico e social.

Abertura

Ao abrir o evento, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, falou da importância da conciliação destacando que o foco do Poder Judiciário é a paz entre as partes. Ela também citou o ODS 16, que tem por objetivo promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

“Estamos muito felizes com essa formação, fruto de Termo de Cooperação com a ESJUD. A conciliação é um meio eficiente de solução de conflitos. E vocês, acadêmicos, irão trazer dentro das técnicas, que vocês vão aprender, negociação como uma forma de trazer a solução. A contribuição de cada um é fundamental para o sucesso desta iniciativa e para o avanço das questões que serão abordadas durante essa formação”, disse.

Representando o diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes, o juiz de Direito Cloves Ferreira, que é coordenador de Ensino da Escola do Poder Judiciário, enfatizou que a parceria reveste em uma situação de ganhos múltiplos para ambas partes.

“O TJAC vai contar com a jovialidade, com voluntarismo dos acadêmicos. A instituição de ensino vai aumentar a sua atuação em extensão e também vai diversificar as fontes de saber para a sua comunidade jurídica conquistando um amplo benefício para a nossa sociedade que vai ganhar tanto na formação de acadêmicos, com experiências, quanto no Poder Judiciário, com o aumento da capacitação de atuação na solução dos problemas”, ressaltou.

A representante da Unama, a professora GabrielaSchley agradeceu a parceria. “Agradecemos a parceria tão importante com o TJAC e a ESJUD. Temos a certeza que será uma experiência ímpar para todos os acadêmicos”, disse.

Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira ressaltou aos acadêmicos que agora inicia uma jornada de aprendizado e de crescimento profissional.

“É um momento especial. Tem início agora uma jornada de aprendizado e de crescimento profissional que marcará a vida de vocês. Vão ajudar com habilidades, conhecimentos. Vão permitir ajudar as pessoas de forma imparcial e com confidencialidade a resolver seus conflitos de forma pacífica, construtiva e colaborativa”, falou.

Formação

A formação ‘Conciliador Aprendiz’ será organizada em dois módulos, com 44 horas-aula, entre atividades teóricas e práticas. A gerente de Avaliação da Esjud, facilitadora Graiciane Bonfim, fez a apresentação da ação educacional. A servidora é graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre, possui MBA em Gestão do Poder Judiciário pelo Centro Universitário OPET, Formação de Formadores pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, e formação na área de Tutoria e Mediação Judicial.

O acadêmico João Victor Pereira falou da expectativa. Para ele, a formação será algo que realmente fará diferença no dia a dia dele e de outras pessoas.

“Será algo que vem para agregar. É um passo importante tanto para nós, acadêmicos, quanto para os usuários da Justiça. Iremos nos dedicar para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos”, enfatizou.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística

Publicado

em

Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada 

O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.

A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.

As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.

Segundo dia

Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.

  • Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.

  • Horário de Abertura: 11h (Horário local).

  • Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).

  • Início dos Exames: 13h.

A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Tarauacá volta a subir levemente, mas permanece abaixo da cota de transbordamento

Publicado

em

O rio Tarauacá registrou uma nova e ligeira elevação ao meio-dia deste sábado (17), mas segue dentro do leito e abaixo da cota de transbordamento. Conforme boletim divulgado pela Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a medição das 12h apontou 8,86 metros, um acréscimo de 1 centímetro em relação aos 8,85 metros registrados às 9h.

Apesar da pequena subida, o nível do manancial permanece abaixo da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros. No entanto, segue acima da cota de alerta, que é de 8,50 metros, mantendo o município em estado de atenção.

A oscilação indica que, após a queda mais acentuada registrada na sexta-feira, quando o rio deixou a cota de transbordamento, o Tarauacá atravessa um período de estabilidade relativa, com variações pontuais em um patamar considerado mais seguro do que o observado nos dias mais críticos da cheia.

O cenário recente ajuda a dimensionar o alívio parcial da população e das equipes de emergência. Há poucos dias, a enchente atingiu milhares de moradores e centenas de residências, exigindo a distribuição de alimentos, água potável e atendimentos médicos em larga escala. Balanço oficial divulgado no dia 15 apontou mais de 5,2 mil residências afetadas e cerca de 12 mil pessoas impactadas, além de desalojados e desabrigados, o que mobilizou bombeiros, policiais e servidores municipais em uma operação emergencial.

Comentários

Continue lendo

Acre

Transbordamento do Rio Acre leva 11 pessoas ao Parque de Exposições Wildy Viana

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 17, por meio do primeiro boletim sobre famílias afetadas pela cheia do Rio Acre, que quatro famílias, totalizando 11 pessoas, estão alojadas provisoriamente no Parque de Exposições Wildy Viana, na capital acreana.

O local passou a ser utilizado como ponto de acolhimento emergencial para atender famílias atingidas pela elevação do nível do rio. No espaço, os afetados recebem suporte básico, como alimentação, abrigo temporário e acompanhamento das equipes da assistência social.

De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre apresentou elevação contínua ao longo do dia. Às 5h17, o manancial registrou 14,22 metros. Às 9h, subiu para 14,26 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,31 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,40 milímetros. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, o monitoramento do rio segue de forma permanente, com equipes em prontidão para possíveis remoções preventivas em áreas de risco.

Comentários

Continue lendo