Geral
Presidente do Sintect-AC e membros de comitê contra a privatização dos Correios retomam diálogos com senadores
Como parte do intenso trabalho desenvolvido desde que o projeto chegou ao Congresso Nacional, em agosto de 2021, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, e os demais membros do Comitê Nacional da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) Contra a Privatização dos Correios retomaram o diálogo com os senadores em Brasília para demonstrar os graves prejuízos que o projeto do Governo Federal trará à população, principalmente as que vivem em locais distantes.
O diálogo com os representantes das bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal foi realizado com a entrega de uma carta de convite para um debate profundo. Devido a intensa atuação junto aos parlamentares, que divergem sobre o tema, a matéria está paralisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Além disso, os sindicalistas também aproveitaram a ocasião para acompanhar de perto três julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados ao mesmo tema.
“Muitos parlamentares entendem que essa é uma ideia que castigará de forma severa pessoas que necessitam do serviço, principalmente em localidades como os municípios isolados do Acre ou com número de habitantes inferior a 15 mil pessoas. São lugares que perderão completamente porque as empresas não investirão nesses pontos considerados de baixo fluxo. Esperamos que esse primeiro contato sirva para que nós consigamos convencer nossos representantes a barrar esse retrocesso”, fala Suzy.
Desde a chegada do Projeto de Lei (PL) 591/2021, os senadores divergem sobre o tema e não há consenso sobre a tese defendida pelo Planalto. As primeiras barreiras foram o levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que registrou evolução no Índice de Governança e Gestão das Empresas Públicas Federais (IGG) dos Correios, saindo de 67% para 73,9%, o recorde de encomendas durante a Black Friday, 15 milhões, e o aumento do lucro, com volume total de receitas de R$ 20,6 bilhões.
A presidente do Sintect-AC comenta ainda que o Governo Federal estipula o valor de venda dos Correios para a iniciativa privada bem abaixo do que realmente a empresa pública vale atualmente. “Alguns ministros encarregados por Bolsonaro vêm constantemente ao Senado para fazer lobby para que a CAE aprove o texto do senador Márcio Bittar e ele siga para votação em plenário. Vamos continuar trabalhando com muito esforço e dedicação para que a proposta não siga em frente”, finaliza.
Comentários
Geral
Polícia Militar inicia Operação Trânsito Seguro em Rio Branco
O Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Acre (PMAC) deu início a primeira fase da Operação Trânsito Seguro, em Rio Branco, na tarde desta sexta-feira, 11. A ação tem como objetivo intensificar o policiamento viário e prevenir acidentes.
Ao todo, 38 policiais militares estão sendo empregado na operação, que será composta por policiamento ostensivo, preventivo e estático, por meio de blitz policial. A atuação também conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Foto: cedida.
Os militares atuarão em todas as regionais de Rio Branco. Além disso, a operação tem como finalidade iniciar uma campanha de prevenção nas semanas que antecedem a Expoacre 2025. O evento, que ocorre todos anos, atrai um grande número de pessoas, o que torna o trânsito mais suscetível a acidentes.

Foto: cedida.
O patrulhamento preventivo também como objetivo retirar de circulação condutores irregulares e coibir crimes de trânsito, a fim de garantir a paz e a ordem pública no trânsito da capital. A primeira fase da operação se estende até o dia 20 de julho.
Comentários
Geral
Traficante é preso em ação integrada das polícias Civil e Militar em Marechal Thaumaturgo

Polícia prende homem por tráfico de drogas no interior do Acre. Foto: cedida.
Uma operação integrada das polícias Civil e Militardo Acre resultou na prisão de um traficante de drogas em Marechal Thaumaturgo, na tarde de sexta-feira, 11. A prisão ocorreu quando as equipes passavam em frente à casa do suspeito e perceberam que ele arremessou um objeto pela janela.
Diante da atitude suspeita, os policiais cercaram o imóvel e constataram que se tratava de cocaína. Durante a busca na residência, foram apreendidas mais porções da droga, além de dinheiro em espécie, uma balança de precisão, cigarros contrabandeados, um veículo e um motor de barco.
Segundo o delegado Marcílio Laurentino, que coordena a operação, a Polícia Civil já monitorava o suspeito, que vinha sendo investigado por atuar no tráfico de drogas no centro da cidade, utilizando uma banca de ambulante como fachada. Com a chegada das forças policiais a Marechal Thaumaturgo, o investigado abandonou o ponto e passou a permanecer em sua residência.

Drogas, dinheiro, balança de precisão e outros itens apreendidos na casa do suspeito. Fotos cedidas
“O homem já responde a três processos na comarca de Cruzeiro do Sul, incluindo um por homicídio. Durante o interrogatório, ele confessou que vinha comercializando drogas há aproximadamente dois meses para quitar dívidas, e revelou ainda que pagava R$ 150,00 por semana a uma facção criminosa para obter autorização para vender entorpecentes na cidade”, informou o delegado.
O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será submetido à audiência de custódia. A ação reforça o comprometimento das forças de segurança em combater o tráfico e o crime organizado, mesmo nas áreas de difícil acesso do estado.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Governador Gladson Camelí visita Hospital Regional do Alto Acre e reafirma compromisso com pacientes da região
O governador Gladson Camelí visitou, na tarde desta sexta-feira, 11, as instalações do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, onde cumprimentou pacientes e servidores e reafirmou o compromisso do Estado em cuidar das pessoas.

Governador reafirmou o compromisso com a saúde da população do Alto Acre. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que o processo de regionalização do hospital estará concluído até o início de agosto, garantindo que serviços que atualmente só são oferecidos na capital também sejam disponibilizados na região. “Isso está sendo feito para que muitos não precisem mais se deslocar daqui para ir para a capital para fazer exames ou outros tipos de necessidade, caso venham a ter. Esse é o meu compromisso, cuidar das pessoas”.

Serviços que atualmente só são oferecidos na capital também serão disponibilizados na região. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Ele também destacou que a visita se faz necessária para compreender o funcionamento da unidade e ouvir as demandas de perto. “Eu fiz questão de fazer uma visita surpresa hoje, porque eu, como governador, não sei de tudo, tenho que vir para acompanhar de perto”, disse.
A unidade conta com laboratório próprio e hemonúcleo, mas o grande diferencial, de acordo com a gerente administrativa, Maria Antonia Gadelha, é a disponibilidade de uma ala específica para pacientes do programa Opera Acre. “Isso foi um grande avanço aqui para o Alto Acre, onde mais de mil pessoas já foram operadas no decorrer desses últimos anos e tem avançado cada vez mais. Tudo isso, graças ao empenho do nosso governador Gladson Camelí, nosso secretário Pedro Pascoal e toda a equipe”, disse.
Você precisa fazer login para comentar.