fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Presidente do Sintect-AC e membros de comitê contra a privatização dos Correios retomam diálogos com senadores

Publicado

em

Como parte do intenso trabalho desenvolvido desde que o projeto chegou ao Congresso Nacional, em agosto de 2021, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, e os demais membros do Comitê Nacional da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) Contra a Privatização dos Correios retomaram o diálogo com os senadores em Brasília para demonstrar os graves prejuízos que o projeto do Governo Federal trará à população, principalmente as que vivem em locais distantes.

O diálogo com os representantes das bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal foi realizado com a entrega de uma carta de convite para um debate profundo. Devido a intensa atuação junto aos parlamentares, que divergem sobre o tema, a matéria está paralisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Além disso, os sindicalistas também aproveitaram a ocasião para acompanhar de perto três julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados ao mesmo tema.

“Muitos parlamentares entendem que essa é uma ideia que castigará de forma severa pessoas que necessitam do serviço, principalmente em localidades como os municípios isolados do Acre ou com número de habitantes inferior a 15 mil pessoas. São lugares que perderão completamente porque as empresas não investirão nesses pontos considerados de baixo fluxo. Esperamos que esse primeiro contato sirva para que nós consigamos convencer nossos representantes a barrar esse retrocesso”, fala Suzy.

Desde a chegada do Projeto de Lei (PL) 591/2021, os senadores divergem sobre o tema e não há consenso sobre a tese defendida pelo Planalto. As primeiras barreiras foram o levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que registrou evolução no Índice de Governança e Gestão das Empresas Públicas Federais (IGG) dos Correios, saindo de 67% para 73,9%, o recorde de encomendas durante a Black Friday, 15 milhões, e o aumento do lucro, com volume total de receitas de R$ 20,6 bilhões.

A presidente do Sintect-AC comenta ainda que o Governo Federal estipula o valor de venda dos Correios para a iniciativa privada bem abaixo do que realmente a empresa pública vale atualmente. “Alguns ministros encarregados por Bolsonaro vêm constantemente ao Senado para fazer lobby para que a CAE aprove o texto do senador Márcio Bittar e ele siga para votação em plenário. Vamos continuar trabalhando com muito esforço e dedicação para que a proposta não siga em frente”, finaliza.

Comentários

Continue lendo

Geral

João Marcos Luz propõe a concessão das paradas de ônibus às empresas

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz apresentou, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei que propõe a parceria entre o setor público e o privado para a concessão dos pontos de ônibus às empresas. A ideia central é garantir a conservação dos “abrigos”, como são popularmente conhecidos, oferecendo em contrapartida a possibilidade de exploração publicitária do espaço.

O projeto define que a concessionária terá a responsabilidade de realizar a devida limpeza e manutenção, assegurando a funcionalidade. A seleção dos interessados em explorar o serviço será feita por meio de licitação.

De acordo com o vereador, tanto a população quanto as empresas serão beneficiadas, pois haverá novos espaços para a divulgação de informações e propagandas, proporcionando maior conforto para a população, que poderá exigir maior eficiência do equipamento utilizado para proteger as pessoas da chuva e do sol.

“Tudo o que for benéfico para a população na parceria público-privada, vamos buscar. Este projeto é uma oportunidade comercial que contribui para a otimização dos recursos públicos utilizados na manutenção e no combate ao vandalismo”, concluiu João Marcos Luz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assis Brasil prepara programação para comemorar 48 anos de fundação

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, anunciou na manhã desta quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos para comemorar o aniversário de 48 anos de fundação.

A programação prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha para Jesus, com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnavAssis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Em reunião no seu gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos para apresentar a estrutura do evento e tratar sobre a segurança durante os festejos.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica.

No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha para Jesus, com o show nacional do cantor Juliano Son.

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento. Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o Carnavassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e nacionais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo