Acre
Presidente da Câmara de Brasileia promove encontro das comunidades Rubicon, Filipinas e Povir para debater limites territoriais e melhorias de ramais

Presidente da Câmara de Brasiléia, Mário Jorge (em pé), juntamente com demais autoridades durante encontro na zona rural – Foto: Assessoria
Assessoria CMB
Na manhã deste domingo (6), os vereadores Naldo Rufino (PRP), Marivaldo Oliveira (PMDB), Joelson Pontes (PP) e Raimundão, presidente da câmara de Epitaciolândia, acompanharam Mario Jorge (PSB), Presidente da Câmara de vereadores de Brasileia e o Prefeito de Brasileia Everaldo Gomes (PMDB), onde participaram de uma atividade na comunidade da Filipinas, localizada no ramal do km 5, da BR 317, Estrada do Pacífico.
Um assunto que já vem sendo pouco de grandes debates na câmara de vereadores, além dos parlamentares que participaram da reunião e do Prefeito Everaldo Gomes. O convite foi estendido para os prefeitos de Epitaciolândia André Hassem e prefeito de Xapuri Marcinho Miranda que não compareceram à reunião.
O encontro com comunidade teve por objetivo discutir juntamente com as autoridades melhorias de ramais e os limites territoriais.
Senhor Silva morador da comunidade lembrou das dificuldade que aquela população vem enfrentando “foi criado todo esse impasse devido que os gestores anteriores passaram as áreas de Brasileia à Epitaciolândia sem ao menos fazer uma consulta a comunidade.
Everaldo disse que estará disposto a ajudar aquela comunidade, porém devido a existência de burocracia relacionado as áreas em questão que estar prejudicando esses moradores, a receber qualquer benefício argumentou o prefeito.
Mario Jorge comentou que em várias sessões da casa legislativa tem cobrado agilidade no caso, “infelizmente sou obrigado a concordar com as palavras do senhor Silva, quando disse que faltou planejamento por parte dos políticos”. Estarei disposto a colaborar no que for possível na qualidade de presidente da câmara cobrando agilidade aos prefeitos” enfatizou.
“É preocupante porque o período invernoso está chegando e os moradores dessas localidades, inclusive os alunos ficarão isolados, principalmente os moradores das reservas como: Povir, Rubicon e Filipinas”, acrescentou Mário Jorge.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale






Você precisa fazer login para comentar.