Conecte-se conosco

Acre

Presidente da ACEBRA consegue audiência para doação de terreno e criação de shop popular em Brasiléia

Publicado

em

O governador Tião Viana recebeu Joaquim Lira de Carvalho, presidente da Associação Comercial de Brasileia. Joaquim veio convidar pessoalmente o governador para uma reunião com a Associação Comercial e o Sindicato do Comércio de Brasileia. O governador confirmou presença e irá tratar de assuntos como a doação de um terreno para construção de um shopping popular - Foto: Assessoria

O governador Tião Viana recebeu Joaquim Lira de Carvalho, presidente da Associação Comercial de Brasileia. Joaquim veio convidar pessoalmente o governador para uma reunião com a Associação Comercial e o Sindicato do Comércio de Brasileia. O governador confirmou presença e irá tratar de assuntos como a doação de um terreno para construção de um shopping popular – Foto: Assessoria

Alexandre Lima, da redação

O atual presidente da Associação comercial de Brasiléia e Epitaciolândia –ACEBRA, Joaquim Lira, esteve novamente no gabinete do governador do Acre, Tião Viana para discutir sobre a doação de um terreno da antiga Eletroacre, localizado numa área nobre da cidade, no Bairro Três Botequins.

Esta seria uma antiga reivindicação dos comerciantes da cidade e que foram atingidos pela enchente de 2012. A notícia está vindo em boa hora, tendo em vista que hoje completa dois anos da maior tragédia vivenciada pelo Município.

A Associação comercial, juntamente com a o Sindicato com o Comércio de Brasiléia – SINCOBRAS, fizeram uma grande parceria por Brasiléia, aja visto que essas duas instituições vinham caminhando em rumo diferentes, mas agora,  estão na mesma direção em prol dos comerciantes.

Nestes três primeiros meses a frente da Associação, o atual presidente vem desempenhando um trabalho voltado aos comerciantes, aja visto que esta é a terceira vez que foi recebido pelo governador para discutir a problemática do comércio na fronteira.

“Estamos trabalhando para procurar uma melhor solução para os comerciantes de Brasiléia e Epitaciolândia. Com essa doação por parte do Governo, estaremos dando novos rumos aos empresários que perderam tudo na enchente de 2012”, disse Joaquim Lira.

Segundo a assessoria, publicado na página oficial do Governo, o governador estará visitando Brasiléia na próxima semana para tratar pessoalmente da doação do terreno para a construção do shopping popular. A data não foi divulgada oficialmente.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta

Publicado

em

Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

O Rio Acre atingiu a cota de transbordamento na manhã deste sábado, 27, em Rio Branco. De acordo com boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, marca considerada crítica e que representa risco de alagamentos em diversas regiões da capital. A informação foi divulgada pelo portal ac24horas Play.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, ficando a apenas 27 centímetros do limite de transbordo. A elevação rápida do nível manteve os órgãos de monitoramento em estado de atenção ao longo de toda a manhã.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, o volume elevado do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nos dias anteriores, principalmente nas cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, ultrapassada desde a madrugada. O boletim é assinado pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil.

Durante a apuração da reportagem, a equipe esteve na Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde uma residência ocupada por indígenas da etnia Kaxinawá já foi parcialmente invadida pela água, evidenciando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos moradores da região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo