Presas vão produzir mil máscaras por semana para proteção contra o coronavírus no Acre

Seis presas vão trabalhar na produção seguindo os critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Máscaras vão ser distribuídas para o Sistema de Segurança Pública.

Presas estão produzindo máscaras para proteção contra o coronavírus no Acre — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco começaram a confeccionar máscaras para serem usadas na proteção contra o coronavírus. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a produção estimada vai ser de mil máscaras por semana.

O trabalho vai ser realizado por seis presas que já iniciaram os testes, com uma produção de apenas 30 máscaras por dia para uso de policiais penais que atuam na unidade prisional de Rio Branco e também para presos que precisam se deslocar dentro do presídio.

Um termo de cooperação que deve ser assinado ainda nesta sexta-feira (27) entre o Iapen e a Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Acre (Sejusp) que vai possibilitar o aumento da produção para 200 peças por dia.

O material é produzido em TNT de gramatura entre 70 e 80, que tem as mesmas especificações das máscaras produzidas de forma industrial. A produção segue os critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

“Com essa cooperação, nós vamos entrar com a mão de obra, temos as máquinas, e a Sejusp vai entrar com os insumos. A ideia é produzi 200 máscaras por dia para atender tanto os servidores penitenciários, como também os operadores de segurança pública fora. Essas seis presas vão receber ¾ do salário mínimo, elas já são capacitadas e estamos trabalhando dentro dos padrões e orientações da Vigilância Sanitária, com relação ao material e higienização do local”, afirmou o diretor do Iapen, Arlenilson Cunha.

As máscaras estão em falta no mercado. “Por conta da grande procura, a gente tem tido dificuldade de fazer compras emergenciais. Então, nós temos a mão de obra, conseguimos os insumos, e agora vamos produzir esse material que é considerado Equipamento de Proteção Individual”, disse Cunha.

Visitas suspensas

Mesmo sem caso confirmado do novo coronavírus em presídios do estado, o Iapen-AC aumentou a suspensão das visitas para 30 dias nas unidades prisionais. A nova portaria foi publicada na edição dessa quinta (26) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o diretor do instituto, essa é uma maneira de conter o contágio dos presos e a proliferação da doença dentro do complexo prisional.

Conforme a nova portaria, estão suspensas por um mês as visitas sociais, no caso as familiares e íntimas, além do atendimento de advogados, “salvo comprovada necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos”.

As escoltas e saídas externas que estavam agendadas também seguem suspensas por 30 dias, mas com “exceção de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que por sua natureza, precisam ser realizadas”, determina a portaria.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre