Acre
Prefeitura recebe recurso de emenda parlamentar para melhoria da Casa Rosa Mulher

O prefeito de Rio Brano participou, na manhã desta terça-feira (26), da assinatura do termo de convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), para melhorar os equipamentos da Casa Rosa Mulher, em Rio Branco, no valor de 100 mil reais. Os recursos são frutos de emenda parlamentar da então deputada federal Jéssica Sales.
“Nós estamos muito felizes em hoje assinar esse convênio com a prefeitura para tratar da equipagem da Casa Rosa Mulher e que o município conte com a gente, com o governo do Estado, com o governador, que a gente trabalha nessas parcerias para fortalecer as políticas públicas para as mulheres”, disse a secretária da Mulher, Mardhia El Shawwa.

Mardhia:”Que o município conte com a gente para fortalecer as políticas públicas para as mulheres” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
De acordo com o prefeito de Rio Branco desde que esteve pela primeira vez na Casa Rosa Mulher ele viu um déficit de equipamentos no local para as mulheres poderem trabalhar, costurar, fazer as biojóias e ganhar uma renda extra.
“Graças a Deus, que esse convênio vem em bom momento, numa parceria com o governo federal, através da Secretaria de Estado da Mulher, que é uma emenda federal da deputada Jéssica Salles. Agora a prefeitura pode melhorar o atendimento na Casa Rosa Mulher”, enfatizou o gestor.
A Casa Rosa Mulher é um ponto de referência em atendimentos às mulheres que sofreram violência. A gestão municipal integra a rede de proteção às mulheres vítimas de violência, composta por diversas instituições presentes no judiciário, nos sistemas de saúde e segurança pública.

“A prefeitura agora pode melhorar o atendimento na Casa Rosa Mulher” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
“Nós realizamos atendimentos psicológicos, acompanhamento social, orientação jurídica. Também realizamos cursos profissionalizantes com diversos parceiros, como também com a nossa equipe dentro da Casa Rosa Mulher. Trabalhamos com grupos terapêuticos, com as mulheres que lá estão, com todas as mulheres que são vítimas de violência no nosso estado, que a rede nos encaminha”, explicou a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.
A doméstica Charlene é uma das mulheres assistidas pela casa.
“Muito bom porque vai trazer mais equipamentos, mais condições de fazermos os cursos, de trabalharmos. Nós precisamos fazer um curso de computação, um curso de corte e costura. Não tem todas as máquinas. Com essa emenda, esses recursos vão trazer melhorias para a Casa Rosa”, concluiu.
- “A prefeitura agora pode melhorar o atendimento na Casa Rosa Mulher” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
- Mardhia:”Que o município conte com a gente para fortalecer as políticas públicas para as mulheres” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





















Você precisa fazer login para comentar.