fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura realiza atendimento básico de saúde e atualização da caderneta de vacina na zona rural de Brasiléia

Foram realizados 248 testes rápidos e mais de 95 doses de vacinas utilizadas. Os atendimentos são realizados todas as quintas e sextas-feiras, e tem como público alvo crianças menores de cinco anos.

Publicado

em

Eldson Júnior/SECOM

A Prefeitura de Brasiléia através da equipe do Núcleo de Educação e Saúde realizou no domingo, 22, atendimentos básicos de saúde e atualização da caderneta de vacina no Km 84, comunidade Tojal na zona rural do município.

Com uma equipe de nove profissionais, foram realizados testes rápidos de prevenção de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de oferecer à vacina contra o sarampo. A atividade visa levar qualidade no serviço de saúde municipal e orientar a comunidade rural sobre as doenças e as formas de prevenção.

Foram realizados 248 testes rápidos e mais de 95 doses de vacinas utilizadas. Os atendimentos são realizados todas as quintas e sextas-feiras, e tem como público alvo crianças menores de cinco anos.

A coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde, Vânia Carolina, fala sobre a atividade desempenhada.

“A equipe da saúde foi até o km 84, com intuito de levar um atendimento humanizado a população. Nos estivemos lá, e realizamos vários tipos de serviços, em um total de 343 atendimentos. Isso mostra a importância dessa atividade na zona rural do município”. Disse a coordenadora.

A vacinação tem alusão ao julho amarelo, que é o mês de prevenção e combate as Hepatites Virais. A população pode adquirir em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza

Publicado

em

Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot

Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.

O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.

Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.

VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Publicado

em

Foto: Arquivo

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).

O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.

A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.

As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.

O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.

A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.

 

Confira:

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco

Publicado

em

Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.

A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.

De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.

Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.

Comentários

Continue lendo