Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura realiza ações de prevenção e combate à sífilis em alusão ao Outubro Verde

Publicado

em

Ação informou população sobre a doença (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Em alusão ao Outubro Verde, mês dedicado à Campanha Nacional de Mobilização para o Combate à Sífilis, a Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta quarta-feira (04) uma ação intensificada de Saúde e Vigilância Epidemiológica na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova.

Com o objetivo de informar a população sobre a doença, orientar sobre as formas de prevenção e conscientizar a respeito dos riscos e necessidades quanto aos cuidados, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esteve durante todo o dia no local com diversos serviços.

Por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), uma das principais formas de se evitar o contágio é o uso de preservativos. Durante a ação foram distribuídos gratuitamente tanto os masculinos, quanto os femininos. Também foram realizados testes rápidos para detecção da sífilis, do vírus HIV e das Hepatites B e C e distribuídos os autotestes de HIV.

A estimativa é de que os casos de sífilis tenham aumentado em 70% somente no último ano aqui no município de Rio Branco. Por esse motivo, a rede municipal de Saúde tem intensificado as ações de prevenção e combate à doença. A Prefeitura de Rio Branco oferece, por meio das unidades de saúde, os meios de prevenção, os exames diagnósticos e também o tratamento necessário.

“Chegando na unidade não precisa de fila, é livre demanda principalmente a gestante que tem que fazer no primeiro e no terceiro trimestre o teste rápido para detecção da sífilis e, se for detectada, o tratamento é feito na própria unidade, na hora, não tem burocracia nenhuma”, explica Francisca Ribeiro, coordenadora da área de ISTs da Semsa.

Segundo Francisca, aos primeiros sinais, é preciso procurar o atendimento. “Quando a pessoa encontra aqueles carocinhos na região genital, ele não coça, não dói. Se vê alguma diferença, algum raladozinho, qualquer coisa diferente, já procure a unidade de saúde, já faça o teste da sífilis que pode ser, sim”.

São três os tipos de sífilis existentes e, de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em Rio Branco, no ano de 2022, foram notificados 882 casos de sífilis adquirida, 322 casos de sífilis em gestantes e 35 casos de sífilis congênita, que é a transmitida para o bebê ainda no útero.

Para se ter uma ideia do aumento do número de casos, os dados contabilizados até o final do mês de agosto, portanto bem antes do final do ano, já mostravam 532 casos de sífilis adquirida, 135 casos de sífilis em gestantes e 17 casos de sífilis congênita.

Na tentativa de conter a doença, para que não se alastre ainda mais, as ações de mobilização da campanha ocorrerão durante todo mês de outubro em pontos estratégicos da cidade.

“Essa ação tem início hoje e vai se estender até o final do mês quando a gente vai estar no Terminal, no Shopping Aquiry, com palestras nas escolas, levando as informações de como se proteger dessa doença”, conclui a coordenadora.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo