Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura prepara Parque de Exposições para abrigar famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco tem realizado uma força tarefa para conseguir se antecipar frente ao nível do Rio Acre que está subindo em decorrência das fortes chuvas que assolam a capital acreanae interior. Por isso, todas as secretarias estão mobilizadas para, o quanto antes, reativarem o abrigo do Parque de Exposições.

Na manhã deste sábado (24), as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), já estavam no local realizando a limpeza do parque e colocando a iluminação no espaço que vai receber as famílias atingidas pela enchente.

Joabe: São mais de 300 pessoas fazendo a limpeza (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“O prefeito Tião Bocalom determinou prioridade total no atendimento às vítimas da enchente. Nós estamos com uma força tarefa aqui no Parque de Exposições desde ontem fazendo a limpeza geral, são mais de 300 pessoas aqui dentro. Tudo que for preciso vai ser disponibilizado para a população que tem sofrido com esse alagamento nas suas casas”, destacou o secretário da SMCCI, Joabe Lira.

De acordo com o chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), José Maria, os boxes deste ano seguirão o mesmo padrão do ano passando, com dois compartimentos, sendo sala e quarto, medindo 4,40 m x 3,30 m.

José: “Serão 66 boxes” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós iniciamos as construções dos boxes hoje, espero até amanhã estar com 40 boxes já prontos para trazer as famílias que estão desabrigadas. E até, no máximo, segunda-feira concluir os 66 que cabem nesse galpão aqui. Se houver necessidade de mais construção, nós faremos em outros galpões que existem à disposição”.

O secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, destacou que na próxima semana o prefeito deve estar assinando o decreto de emergência para que seja possível usar os recursos necessários em prol do cuidado com as pessoas que estão sendo atingidas pela cheia do rio.

“É importante frisar que o município já vai empenhar recursos próprios, não vai esperar nenhum recurso do Governo Federal, haja vista que tudo foi deixado em orçamento e com previsão caso viesse a alagação em 2024, isso já foi planejado e pensado em 2023. Então, o município vai estar prestando esse socorro as pessoas desde as mudanças e também aqui quando chegarem no abrigo com o acolhimento necessário”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo