Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura poderá cancelar contrato com empreiteira que deveria duplicar avenida em Brasiléia

Publicado

em

Avenida era pra estar com trabalhos a todo vapor, mas empresa empresa responsável não apareceu - Foto: Ilustrativa

Avenida era pra estar com trabalhos a todo vapor, mas empresa empresa responsável não apareceu – Foto: Ilustrativa

Da Redação

No dia 7 do mês em curso, o prefeito do município de Brasiléia, Senhor Everaldo Gomes, emitiu através de seu gabinete, um Ofício à empresa Silty Engenharia Ltda., responsável pela obra de duplicação e asfaltamento da Avenida Manoel Marinho Montes, que vem sendo alvos de incontáveis reclamações e transtornos de moradores e empresários ali estabelecido.

Segundo o Ofício, o prefeito determinou que a empresa reiniciasse os trabalhos desde esta quinta-feira, dia 9. Fato esse não ocasionado e nem sinal de início, o que gera um grande mistério de não aparecer qualquer máquina e funcionários da ganhadora da licitação.

Ofício encaminhado à empresa Silty Engenharia Ltda, para reinicio dos trabalhos

Ofício encaminhado à empresa Silty Engenharia Ltda, para reinicio dos trabalhos

Os trabalho de retirada e afastamento dos postes por parte da Eletrobrás que solicitou três meses para concluir, foi realizado em cerca de uma semana. No entanto, os trabalhos de asfaltamento, já deveriam ter sido iniciado e cerca de 50% concluídos.

Munido do contrato, o gestor de Brasiléia, partirá para uma nova medida na área judicial, pois acredita que algo esteja impedindo a vinda da Empresa que também presta serviços na área estadual. Aja visto que não quer acreditar que o lado político oposicionista esteja atrapalhando algo que irá beneficiar milhares de moradores e empresários.

O não cumprimento do contrato vigente por parte da Empresa Silty Engenharia Ltda., poderá ser aplicado penalidades previstas nas cláusulas existente no contrato, além de cancelamento imediato para que seja contratada outra em caráter de urgência, uma vez que a obra deveria estar com parte das áreas licitadas, recebendo asfalto e concreto.

Segundo foi levantado, estaria sendo programado um protesto que poderá resultar no bloqueio da ponte José Augusto, que liga Brasiléia à Epitaciolândia, por parte das associações e sindicatos ligados aos comerciantes dos dois municípios, numa tentativa de chamar atenção das autoridades para o caso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre entrega revitalização da Biblioteca Pública estadual em Epitaciolândia

Publicado

em

Por Victor Hugo dos Santos da Costa

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), entregou na manhã desta sexta-feira, 6, as obras de revitalização da Biblioteca Pública Estadual Eliomar de Souza Braga, em Epitaciolândia. A iniciativa tem como finalidade assegurar à população um espaço adequado, confortável e funcional para o estímulo à leitura, à formação intelectual e ao acesso à cultura.

Durante a solenidade, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou a relevância do equipamento público para o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade. Segundo ele, o prédio passou por ampla revitalização, contemplando intervenções estruturais e melhorias destinadas a qualificar o atendimento ao público.

Biblioteca Pública de Epitaciolância atende à necessidade da população, em ambiente climatizado e acolhedor Foto: Luan Moura

Entre as principais ações realizadas estão a climatização integral do ambiente, a disponibilização de acesso à internet, a ampliação do acervo bibliográfico e a realização de melhorias estruturais no espaço.

“Para estudar e aprender é fundamental que existam condições adequadas. A biblioteca passa agora a oferecer um ambiente preparado para acolher crianças, jovens e adultos, pois a arte, a cultura e a educação são valores indispensáveis em todas as fases da vida”, afirmou o presidente da Fundação.

Coordenadora da Biblioteca, Ana Karina Meira, falou sobre a importância da revitalização do espaço para a comunidade. Foto: Luan Moura/FEM

A coordenadora da biblioteca, Ana Karina Meira, também ressaltou a importância da revitalização para a comunidade local. Em sua manifestação, agradeceu o apoio de parceiros e colaboradores que contribuíram para a manutenção e fortalecimento do espaço.

“Essa revitalização representa um avanço importante para o município e para os estudantes. Somos gratos a todos os parceiros e às pessoas que se uniram para tornar esse momento possível”, declarou.

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca empenho do governo em revitalizar os espaços de cultura do estado. Foto: Luan Moura

A programação de entrega prosseguiu em clima festivo, com apresentações de fantoches e sessões de contação de histórias destinadas ao público infantil. Participaram das atividades alunos da Escola Municipal Sebastião Brandão e da Escola Cívico-Militar Joana Ribeiro Amed.

A cerimônia contou ainda com a presença de antigos frequentadores da biblioteca. Entre eles, a médica Bárbara Trovão, que no passado utilizou o espaço como local de estudo e preparação acadêmica. Ela participou do descerramento da nova placa da biblioteca, ocasião em que sua trajetória foi lembrada como exemplo da importância das bibliotecas públicas na formação educacional e cidadã.















The post Governo do Acre entrega revitalização da Biblioteca Pública estadual em Epitaciolândia appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre entrega novas casas da Cidade do Povo durante evento voltado ao público feminino neste sábado

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), entrega 15 unidades habitacionais do Programa Pró-Moradia, do bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. A solenidade será realizada neste sábado às 15h no Palácio Rio Branco. A solenidade faz parte do evento Marçoo Delas: Acre pelas Mulheres, uma ação de cidadania voltada exclusivamente ao público feminino em alusão ao Mês da Mulher.

Governo tem focado na construção de casas populares para reduzir o déficit habitacional do estado. Foto: Neto Lucena/Secom

As novas unidades habitacionais foram concluídas para garantir moradia digna a famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Nesta etapa, o Estado priorizou mulheres que são as principais mantenedoras de seus lares, reforçando o papel da habitação como ferramenta de proteção social e autonomia feminina.

O governador Gladson Camelí destacou que a entrega das chaves é o símbolo do compromisso da gestão com as famílias acreanas. “Não estamos entregando apenas paredes e telhado, estamos entregando segurança e um futuro novo para essas mães e seus filhos. No Março Delas, reafirmamos que o nosso governo cuida das pessoas. Ver a alegria dessas mulheres, ao receberem a chave da casa própria, fortalece nossa missão de trabalhar por um Acre cada vez melhor”, afirmou o governador.

Camelí destaca empenho da gestão em promover um Acre cada vez melhor. Foto: José Caminha/Secom

As casas do Programa Pró-Moradia contam com infraestrutura completa, incluindo rede de água, esgoto e iluminação pública. A entrega estratégica dentro de um evento de cidadania permite que as novas moradoras já tenham acesso imediato a outros serviços do Estado, como atendimentos de saúde e assistência jurídica.

Para o secretário de Habitação, Egleuson Santiago, a conclusão dessas unidades no Cidade do Povo é um passo importante para consolidar o bairro como um espaço de acolhimento. “A ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher é um momento muito importante para reforçar o compromisso do governo do Acre com as mulheres do nosso estado. Durante o evento, a Sehurb realizará a entrega de 15 unidades habitacionais destinadas a mulheres, garantindo mais segurança, dignidade e a oportunidade de recomeçar com um lar próprio. Nosso objetivo é fortalecer políticas públicas que valorizem e apoiem as mulheres acreanas, especialmente aquelas que mais precisam”, pontuou.

Durante o evento serão entregues títulos de regularização, além de um mutirão especial de inscrições para unidades habitacionais, com atendimento temático voltado a mães solo, mulheres chefes de família, mulheres em situação de vulnerabilidade social e mulheres acompanhadas pela rede de assistência social.

A OCA Móvel estará presente com serviços habilitados, enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levará atendimento institucional, equipe técnica, teatro infantil e materiais educativos.

Com apoio logístico da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o evento contará com atrações culturais e com espaço infantil Cidade em Lápis. O Programa Acre Pela Vida promoverá atividades recreativas, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participará com equipe técnica e oferta de serviços.

A Defensoria Pública do Estado (DPE) ofertará atendimentos e orientações jurídicas. Já a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo realizará o cadastramento de novas artesãs.

 

The post Governo do Acre entrega novas casas da Cidade do Povo durante evento voltado ao público feminino neste sábado appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista fica ferida após colidir com cachorro em avenida de Epitaciolândia

Publicado

em

Fotos de Wesley Cardoso

Mulher seguia para o trabalho quando foi surpreendida pelo animal atravessando a avenida.

Uma mulher identificada como Jéssica Lívia ficou ferida após sofrer um acidente de motocicleta na manhã desta sexta-feira (6), na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre.

Segundo informações preliminares, a motociclista seguia para o trabalho na escola Brasil-Bolívia quando foi surpreendida por um cachorro que atravessou repentinamente a avenida nas proximidades da delegacia do município. Sem tempo para desviar, ela acabou colidindo com o animal e caiu no asfalto.

Com a queda, Jéssica sofreu escoriações e apresentava suspeita de fratura em uma das pernas. Populares e policiais que estavam na delegacia ajudaram a interromper o trânsito até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, onde passou por avaliação médica. Até o momento, não há confirmação sobre a necessidade de transferência para Rio Branco. O estado de saúde dela é considerado estável.

 

 

Comentários

Continue lendo