fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura leva serviços do Saerb para a ação social Gazin no seu Bairro

Publicado

em

Ação ocorreu na Escola Estadual Edilson Façanha no Calafate (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) esteve nesse domingo (17), na Escola Estadual Edilson Façanha, no bairro Calafate, onde estava acontecendo uma edição da ação social Gazin no seu Bairro.

A iniciativa visa levar vários serviços voltados para a área da saúde, educação, atendimento jurídico e outros. Para somar na ação uma equipe do Saerb esteve presente no evento atendendo os moradores, das 8h às 17h.

Após o processo de reversão do Saneacre para o Saerb, o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto de Rio Branco foi passado para a gestão municipal e com isso, desde janeiro de 2022 é papel do Saerb cuidar de todo o sistema de captação, tratamento, distribuição, faturamento, emissão e cobrança dos débitos referentes a água e esgoto de Rio Branco.

A partir disso, a gestão lançou em julho de 2023 o Programa de Refinanciamento de débitos – Refis, que abrange débitos vencidos do período de janeiro/2022 a março/2023, com até 95% de descontos sobre os juros e multas. A adesão ao Refis poderá ser realizada até o dia 19 de novembro para utilização do benefício de descontos.

Segundo Ana Terra, uma das atendentes do Saerb, o objetivo da autarquia estar presente em ações como essa é para levar ao conhecimento da população uma alternativa para a quitação de suas dívidas, junto ao Serviço de Água e Esgoto da capital.

“Estamos com o programa Refis que é o nosso serviço de parcelamento de contas com ótimos descontos, além da emissão de segunda via da conta e solicitação de ordem de serviço. Tudo na área de atendimento que oferecemos no Saerb, trouxemos para a ação social.”

Eliane Cândido da Silva, mora no bairro Portal da Amazônia e ao tomar ciência da ação social no bairro vizinho decidiu ir com sua família. Ela aproveitou a presença do estande do Saerb para tirar suas dúvidas.

“A importância é que, através desse atendimento aqui na escola, podemos consultar nossa conta e verificar se estamos com algum débito. Além disso, também é bom porque podemos tirar dúvidas com os funcionários. Eu achei os descontos do Refis bem vantajosos para quem está em busca de ficar em dia com o Saerb.”

De acordo com o gerente comercial do Saerb Jamerson Valle, além dos canais de atendimento na OCA e na sede do Saerb, a fim de aumentar as possibilidades de atendimento para os clientes, a gestão em parceria com a rede de Supermercados Araújo criaram canais de atendimento em cinco lojas para melhor atendê-los sobre o Refis, dúvidas e solicitações de serviços em geral. Os pontos de atendimento estão ficados nas lojas da Sobral, Floresta, Tangará, Isaura Parente e Wanderley Dantas.

“Pedimos a colaboração de toda a população que nos ajude a manter o serviço de qualidade, pois estamos passando por muitas dificuldades operacionais (insumos e equipamentos), e financeiras para manter todo o funcionamento e ampliação do sistema que cresce a cada dia”, enfatizou.

O Saerb já iniciou os procedimentos de cobrança e pedi à população que os clientes em débito compareçam para negociar. A autarquia avisa ainda que quem recebeu algum comunicado e não procurou para negociar, a partir desta semana já irão iniciar  o corte do fornecimento de água.

Para impulsionar ainda mais os descontos oferecidos pelo programa, a prefeitura realizou o piloto de um mutirão do Refis, no Conjunto Universitário. Nesse sentido, a gestão segue com a programação de ampliação desse tipo de atendimento em vários bairros da cidade, com programação em andamento para todos os bairros da Baixada da Sobral, em uma ação conjunta com todas as Associações de Presidentes de Bairro da regional.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC obtém prisão preventiva de policial aposentado acusado de agredir esposa em Sena Madureira

Publicado

em

Segundo o inquérito policial, o acusado, sob efeito de álcool, agrediu fisicamente a vítima, lhe causando múltiplos ferimentos

Policial aposentado que espancou a esposa em distribuidora no Acre é preso. Foto: cedida

Com Cris Menezes/Yaco Menezes

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) anunciou nesta sexta-feira (31) que obteve a prisão preventiva do  policial aposentador Sebastião Bregense, acusado de agredir sua esposa no dia 27 de dezembro, em uma distribuidora no bairro Cidade Nova, em Sena Madureira. Além da prisão, o MPAC solicitou a suspensão da posse de arma de fogo do acusado por no mínimo dois anos ou enquanto durar o processo criminal.

O inquérito policial revela que o acusado, sob efeito de álcool, agrediu fisicamente a vítima, causando-lhe múltiplos ferimentos. “Ele possui histórico de agressões contra a mulher, conforme registrado em Termo Circunstanciado de Ocorrência de outro episódio de violência doméstica, ocorrido no mesmo local em outubro do ano passado”, informou o MPAC.

De acordo com a vítima, as agressões começaram com ofensas verbais, que rapidamente evoluíram para agressões físicas. Ela também relatou que o agressor estava armado. O episódio de violência ocorreu quando a vítima se levantou de sua cadeira, ao lado do homem, para conversar com uma amiga. Ela contou que o agressor apontou a arma para seu rosto e a agrediu com chutes, tapas e socos por todo o corpo. Testemunhas que estavam no local presenciaram a cena, mas não puderam intervir devido à presença da arma.

O caso segue em investigação, e as autoridades trabalham para garantir a segurança da vítima e responsabilizar o agressor.

O episódio de violência aconteceu por ela ter se levantado de sua cadeira, ao lado do homem, e ter ido conversar com uma amiga. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo