Extra
Prefeitura, Governo do Acre e ICMBio abrem a Semana do Meio Ambiente em Brasileia
O dia do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho e para celebrar esta data, a Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã desta segunda-feira (30), a abertura da semana do Meio Ambiente com o tema “Uma Só Terra Vida Sustentável em harmonia com a Natureza”.
A atividade aconteceu no Centro Cultural Sebastião Dantas e contou com a presença da Prefeita Fernanda Hassem, representante da Secretaria de Governo, Joelso Pontes, vereador Jurandir Queiroz, do Secretário de Meio Ambiente Zico Rocha, representante do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Carlos Vinicius, do ICMBio, Robson Oliveira e do representante do Instituto de Defesa Agroflorestal, Raimunda Bezerra e secretários municipais.
Na oportunidade foram realizadas palestras educativas relacionadas à preservação ambiental por representante das empresas: Reciclar e Acre Papel.
Veja o que disseram a Prefeita Fernanda Hassem e o representante do governo do estado no Alto Acre Joelso Pontes.
Comentários
Extra
Policial civil que atirou e agrediu colono em Assis Brasil será julgado por júri popular
Jaelson dos Santos, de 40 anos, responde por tentativa de homicídio, ameaça e disparo de arma de fogo após perseguir e espancar vítima em março de 2023. Decisão foi reformada pelo Tribunal de Justiça do Acre.
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre reformou a decisão que impronunciava o policial civil Jaelson dos Santos Silva, de 40 anos, e determinou que ele seja submetido a júri popular. O agente responderá por tentativa de homicídio, ameaça e disparo de arma de fogo em via pública, crimes ocorridos em 25 de março de 2023, em Assis Brasil.
O caso teve início após um acidente entre o carro de Jaelson e uma motocicleta conduzida por Willes Santos da Silva, por volta das 6h30, na Rua Juvenal Duarte. Após o ocorrido, Willes deixou o local, mas foi perseguido pelo policial, que pegou uma motocicleta emprestada de um morador. Durante a perseguição, Jaelson efetuou pelo menos dois disparos de uma pistola calibre .40 contra a vítima, um deles em frente ao quartel do Exército Brasileiro, na BR-317.
Ao chegar ao Ramal Icuriã, Willes perdeu o controle da moto e caiu. Mesmo desacordado e indefeso, ele foi espancado com chutes pelo policial. Francisco Américo Santos, irmão da vítima, tentou intervir, mas foi ameaçado por Jaelson, que ainda disparou em direção aos pés de Francisco.
O caso ganhou repercussão após o Ministério Público do Acre (MP-AC) recorrer da decisão de impronúncia do juiz da Comarca de Assis Brasil, que havia entendido que faltavam indícios suficientes de autoria para o crime de tentativa de homicídio. O relator do recurso, desembargador Elcio Mendes, destacou que “os elementos probatórios não deixam dúvidas de que o réu praticara o crime”, e seu voto foi acompanhado pelos outros dois desembargadores.
Jaelson dos Santos já havia sido afastado das funções por 90 dias em outubro de 2023, a pedido do MP-AC, e teve sua arma recolhida. Ele também foi condenado, com trânsito em julgado, por importunação sexual praticada no interior da delegacia de Assis Brasil.
Nas eleições de 2022, Jaelson tentou se candidatar pelo MDB com o nome de “Negão da Churrascaria”, mas teve o registro cassado. Atualmente, ele está lotado no setor de depósito de veículos da Polícia Civil, na Vila Acre, em Rio Branco.
O julgamento por júri popular marcará o próximo capítulo deste caso, que chocou a região e levantou debates sobre abuso de autoridade e violência policial.
MATÉRIA RELACIONADA:
Denunciado por tentativa de homicídio e importunação sexual policial civil é afastado do cargo
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.