fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura fortalece o setor produtivo na capital com incentivo ao homem do campo

Publicado

em

Seu Antônio Carlos Pereira é produtor rural na região do Polo Benfica. Ele tem uma área de 25 hectares e produz milho para silagem em apenas 3 hectares para alimentar 25 vacas leiteiras. O produtor é assistido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio de assistência técnica e fomento. Hoje a área de terra dele impressiona pela qualidade no plantio e frutos de uma boa assistência técnica.

Pedro: “Nossa média era 50 litros de leite. Pretendemos chegar a 500 litros” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A prefeitura nos deu um incentivo porque nossa terra antigamente ela não produzia. Ela estava muito degradada até o pasto. O capim era maior e o pasto era morto. Depois desse projeto do nosso prefeito, desse calcário, aí já vimos que a terra já começou a responder. A nossa média era 50 litros de leite. E se Deus quiser, pretendemos daqui um ano chegar nos 500 litros”

O plantio será utilizado na alimentação de vacas leiteiras. A colheita é triturada e armazenada em sacas ou em trincheiras cobertas por lona para alimentar o gado no verão onde o pasto está baixo. Nesse período o seu Antônio mistura a tritura com farelo de milho e alimenta os animais. Para dar mais sabor ao alimento do gado no cocho o seu Antônio coloca o milho moído com farinha de soja. A soja é comprada, mas o milho é da própria produção.

“Antes nós alimentávamos as vacas com pasto e agora com essa silagem, com esse farelo e o rendimento de leite aumentou. graças a Deus. É um valor gratificante porque antes nossas vacas passavam fome porque no período seco o capim secava e agora, não. Já vi uma grande melhora.”

Matias: O gado sente pelo faro os nutrientes e se alimenta com vontade” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para que a silagem alcance a qualidade nutricional necessária para o rebanho leiteiro, é necessário um preparo ideal do solo e adubo adequado à planta. De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Matias, o manejo nutricional do rebanho bovino requer uma forragem de qualidade.

“Para isso, o solo, no início do preparo da produção da silagem, tem que estar bem adubado e com a acidez do solo corrigida. O gado, ele se alimenta com vontade. Significa que ele sente, pelo faro, todos os nutrientes disponíveis para que ele desenvolva uma boa produção. Então, esse milho deve estar aproximadamente com dois meses, 70 dias é o ponto ideal para se produzir a silagem com bom teor de umidade, bom teor nutricional. A planta do milho é triturada por inteiro para garantir um certo teor de energia que são os carboidratos e proteínas para desenvolver bem a produção leiteira.”

Gleisson: “A partir de maio vão nascer as primeiras bezerras” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A prefeitura, por meio da Seagro, também está desenvolvendo o Programa Municipal de Pecuária Leiteira para pequeno produtor. Boa parte da vacas foram fecundadas com o sistema de inseminação artificial em tempo fixo. As novas genéticas terão potencial produtivo até 15 litros por vaca, é o que informa o zootecnista Gleisson Lopes.

“A gente trabalha na pastagem, na sanidade, na alimentação e finaliza com a genética. A partir de maio vão nascer as primeiras bezerras. Nós fizemos um trabalho de inseminação de 20 vacas com IATF, inseminação em tempo fixo”, explicou.

Seja na pastagem, seja na silagem ou no melhoramento genético, a Prefeitura de Rio Branco fortalece a produção no campo.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com tempo instável, última noite do Carnaval da Família anima Rio Branco

Publicado

em

Foliões marcam presença na Praça da Revolução com fantasias e adereços; blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico encerram a festa.

A última noite do Carnaval da Família, realizada nesta terça-feira (4) na Praça da Revolução, em Rio Branco (AC), foi marcada pela animação e resistência dos foliões, que não se deixaram abalar pelo tempo instável. Mesmo sob ameaça de chuva forte, o público compareceu em peso, vestindo fantasias, adereços e garantindo a energia do evento.

Os desfiles começaram por volta das 17 horas, com os blocos carnavalescos levando cores e ritmos contagiantes para a avenida. A programação contou com apresentações musicais e os desfiles dos blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico, cada um com 40 minutos de show.

O Carnaval da Família, que já se tornou tradição na capital acreana, reuniu pessoas de todas as idades, promovendo um ambiente de alegria e integração. Apesar das condições climáticas, a festa seguiu até o fim, encerrando a temporada de carnaval com chave de ouro.

A organização do evento destacou a participação ativa do público e a dedicação dos blocos, que mantiveram a animação em alto nível até o último minuto. A Praça da Revolução foi palco de mais um carnaval memorável, reforçando a cultura e a tradição da festa no Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de curso de Adaptação à Fronteira no Mato Grosso

Publicado

em

Acre participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron) no Mato Grosso. Foto: Ascom/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre (Gefron), participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron), no último domingo, 2, em Mato Grosso.

Participaram da capacitação, dois operadores recém integrados ao Gefron/Ac, que ainda não tinham a capacitação específica para atuação em operações de fronteiras.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. “A capacitação contínua destes profissionais aliada à expertise de outros estados, como o Mato Grosso, garante que nossos operadores estejam preparados para enfrentar os desafios das nossas fronteiras, que tem particularidades que outras regiões do país não têm”, afirmou.

Reconhecimento Nacional

O C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Durante o treinamento, os operadores aprimoraram habilidades essenciais para atuar em regiões de divisa, onde ocorrem crimes como tráfico de drogas e contrabando. A qualificação contínua dos agentes é fundamental para reforçar a segurança na fronteira do Acre, que é uma área estratégica para o país.

C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Foto: Ascom/Sejusp

O Gefron de Mato Grosso é referência no Brasil e internacionalmente em operações de fronteira, servindo de modelo para outras forças de segurança. A participação dos agentes acreanos nessa capacitação demonstra o compromisso do Estado em fortalecer sua atuação na defesa das divisas e no combate à criminalidade.

Coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos explica que a formação garante uma atualização dos operadores nas mais novas técnicas e meios disponíveis na atuação contra os crimes transfronteiriços. Ele também ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. “Os desafios enfrentados pelos operadores foram a intensidade dos treinamentos e a grande oportunidade de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados e organizações que trabalham com as questões relacionadas às fronteiras do Brasil”, destacou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem de 21 anos é preso por receptação após ser encontrado com objetos roubados em Rio Branco

Publicado

em

Cleilton de Souza Cabral alegou ter comprado itens furtados a preços abaixo do mercado; polícia recuperou TVs, celular e outros objetos.

Cleilton de Souza Cabral, de 21 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (4) acusado de receptação. A detenção ocorreu após a polícia identificar que ele estava de posse de objetos roubados durante um furto na residência de um homem no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

A ação foi realizada por policiais do Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 1º Batalhão, que atenderam a uma ocorrência de furto na Rua São Raimundo, nº 131. A vítima relatou que foi assaltada na madrugada de segunda-feira (3) e que sua vizinha viu indivíduos carregando objetos de sua casa e seu carro, que foi recuperado pela polícia em uma rua próxima.

Com base nas informações, as equipes se deslocaram até a Travessa São Francisco, nº 277, onde mora a mãe de Cleilton. Ela informou que os objetos furtados estavam em um apartamento nos fundos, pertencente ao seu filho. Ao chegarem ao local, os policiais avistaram uma televisão Samsung de 75 polegadas pela janela. A moradora confirmou que o sobrinho, Cleilton, havia deixado a TV no local na madrugada do dia 3.

Durante a abordagem, Cleilton alegou ter comprado as duas televisões (uma de 75 e outra de 32 polegadas) de um dependente químico conhecido como “Neguin”, por valores abaixo do mercado. Além das TVs, a polícia encontrou outros itens, como um celular Samsung rosa com tela danificada, uma TV Buster de 32 polegadas, um cordão dourado, um aparelho Google Chromecast, uma mochila com ferramentas e outros objetos, todos reconhecidos pela vítima.

A investigação também apontou que o veículo da vítima foi rastreado até o final da Rua Marte, local identificado como ponto de venda e consumo de drogas, usado por faccionados. Cleilton foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde os objetos apreendidos foram entregues para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo