Acre
Prefeitura divulga programação para o “Brasiléia Folia 2016”
Da assessoria
O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional.
Brasiléia é a primeira cidade do estado do Acre a realizar o carnaval fora do mês de fevereiro, e se tornou desde o ano de 1996 na administração do então Prefeito “Aldemir Lopes”, a sede do carnaval fora de época no estado do Acre;
O evento trazido para o Acre por Aldemir Lopes, se consolidou não só no Alto Acre, mas como em boa parte da região norte, como o melhor e maior fora de época. Este ano (2016) o Brasiléia Folia (originalmente denominado “CARNAVALÉIA”) chega a sua 16º edição e Brasiléia se prepara para a realização de sua maior festa popular.

Cantor e compositor Tatau, ex-Araketu, estará animando o segundo dia de fila na fronteira – Foto: Divulgação
A festa terá nesse ano, a participação de várias bandas locais e estaduais e contará com a presença também do cantor baiano TATAU que foi durante décadas, vocalista da banda ARAKETU sendo reconhecido no Brasil e no mundo como um dos melhores cantores brasileiros no gênero ao qual adotou.
O prefeito Everaldo Gomes, disse na coletiva de imprensa acontecida no final do mês passado, que o “BRASILÉIA FOLIA” é uma forma do povo de Brasiléia mostrar para o Acre e o Brasil a força de uma população que mesmo tendo sido arrasada por uma alagação recorde em sua história, prova que o brasileense tem, garra, força e acima de tudo fé em Deus, pois sai das adversidades, mais forte das adversidades.
Neste ano, o calendário da programação do “BRASILÉIA FOLIA” traz dentre outras atividades, a inauguração da segunda escola modelo para as comunidades rurais, entrega de veículos novos para a cidade, recuperação de ruas e uma série de eventos que vão sem dúvida alguma, marcar época.
VAMOS AO CALENDÁRIO OFICIAL:
- SEGUNDA – FEIRA (27/06/2016)
09 HORAS -Abertura oficial da programação alusiva aos 106º anos de Brasiléia.
Hasteamento das bandeiras e Execução de hinos do Brasil é Brasiléia.
Local: Escola Valdomiro Ferreira Barroso Br317, km 19.
- TERÇA – FEIRA (28/06/2016)
10 HORAS – Hasteamento na escola Elson Dias Dantas
Local: Bairro Samauma.
- QUARTA – FEIRA (29/06/2016)
18 HORAS – Sessão Solene da Câmara de Vereadores
Local: Centro Cultural “Sebastião Dantas”
- QUINTA – FEIRA (30/06/2016)
09 HORAS – Abertura Feira de Negócios “QUEIMA TUDO ALTO ACRE”
Local: Travessa Xapuri – Centro de Brasiléia.
18 HORAS – Desfile Cívico
– Comemoração 106º anos de Brasiléia.
21 HORAS – Esquenta do Carnaval – BRASILÉIA FOLIA 2016.
– Show Banda Perfil até as 02 horas.
- SEXTA – FEIRA (01/07/2016)
09 HORAS – Inauguração da Escola Municipal “Francisco Germano da Silva”
Local: BR 317, km 68.
09 HORAS – Feira de Negócios “QUEIMA TUDO ALTO ACRE”
Local: Travessa Xapuri – Centro de Brasiléia.
22 HORAS – Abertura Oficial “BRASILÉIA FOLIA 2016. ”
Show Pirotécnico
03 HORAS – Encerramento.
- SÁBADO (02/07/2016)
17 HORAS – Encerramento Feira de Negócios “QUEIMA TUDO ALTO ACRE”
22 HORAS – Segunda noite “BRASLÉIA FOLIA 2016. ”
Local: Praça Ugo Poli
Show com o cantor TATAU.
04 HORAS – Encerramento.
- DOMINGO (03/07/2016)
06 HORAS – Salva de tiros e Alvorada.
22 HORAS – Terceira noite “BRASILÉIA FOLIA 2016. ”
03 HORAS –Encerramento.
Local: Avenida Rui Lino.
A segurança realizada no evento ficam por conta das policias Militar, Civil e Rodoviária com acompanhamento do corpo de bombeiros para proporcionar uma grande festa movida por muita alegria e segurança.
A prefeitura de Brasiléia na pessoa do Prefeito Everaldo Gomes, convida a todos os acreanos assim como os amigos de estados vizinhos e do Brasil a participarem desta festa que promete ser marcada por muitas alegrias, segurança e acima de tudo, organização.
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.

















Você precisa fazer login para comentar.