Acre
Prefeitura de Xapuri fará entrega de títulos definitivos
Uma nova entrega de títulos será realizada pela Prefeitura de Xapuri nas próximas semanas. Cerca de 50 moradores receberão seu documento definitivo de propriedade e terão a disposição as instituições bancárias para aqueles que queiram construir ou reformar buscar um financiamento.
Nos últimos anos Xapuri vem passando por uma carência habitacional impulsionada pelo crescimento da população apontada no ultimo senso do IBGE e a vinda de profissionais de fora para trabalhar município.
Com a cheia do Rio Acre essa carência aumentou mais ainda com as famílias que perderam suas casas e as que não voltaram mais por se encontrarem em área de risco, para o Secretário Municipal de Administração Jonas Augusto a demanda pela retirada do título definitivo não aumentou mesmo com todas essas situações, a secretaria tem uma demanda grande, o secretário disse está preparando uma grande entrega que acontecerá nas próximas semanas com a entrega de mais de 50 títulos prontos, “temos uma demanda grande de pessoas que nos procuram para dá entrada no título, pessoas que querem vender terreno, construir ou reformar dentro dá área contemplada pelo título, temos uma equipe que realiza um trabalho muito criterioso para elaboração do documento e esse trabalho é demorado tem que bater tudo certo com o que consta no processo da justiça e as vezes as pessoas reclamam da demora porque existem divergências nas documentações e precisamos buscar junto ao cartório informações que sejam verdadeiras e não prejudiquem nem a pessoa nem a municipalidade” ressaltou o Secretário.
Para o prefeito Marcinho a entrega dos títulos é a concretização de um sonho para cada morador, “é poder ser dono de verdade do que já era seu, é poder sonhar em fazer uma nova casa ou mesmo reformar e ampliar sua casa, isso é importante, injeta dinheiro na cidade, aquece a venda nas lojas de construção e mantem a geração de emprego e renda para as famílias da nossa cidade”.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.